Em meio às mudanças sociais constantes, o comportamento das pessoas quando tratamos de formação familiar também se modifica. No Brasil e no mundo são cada vez mais comuns casais que optam pela união conjugal, mas decidem juntos qual a melhor opção para ambos: ter ou não ter filhos?

Dados fornecidos pela Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) junto à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, o número de casais sem filhos teve aumento de 13,5% para 18,8% num período de dez anos.

Ter ou não filhos já não é uma decisão que parte das pressões sociais, isso ocorre principalmente por conta das transformações no campo profissional feminino. Hoje as mulheres são tão responsáveis pelas finanças domésticas, quanto os homens e nem sempre sobra tempo para ambos investirem psicologicamente e emocionalmente no setor paterno.

Principais Motivos por Não Ter Filhos?

Aumento dos Gastos

Em meio ao cenário financeiro complicado que se encontra no Brasil, esse é um dos principais motivos apontados. Ter um filho requer bom preparo financeiro para atender as necessidades da criança, que não são poucas. Os gastos irão ocorrer a partir do momento em que recebe a notícia da gestação e pode acreditar isso será apenas o começo, muito investimento virá pela frente.

Medo do Parto e das Transformações Físicas

Só de pensar na dor do parto ou na possibilidade, muitas mulheres se arrepiam com o assunto. Não só as dores e contrações amedrontam, como as mudanças bruscas que ocorrem no corpo feminino. Aumento de peso, algumas estrias e flacidez são decorrentes da maternidade e isso espanta muitas mulheres.

Será que Serei uma Boa Mãe ou Pai?

O casal que opta por não ter filho se questiona diante da situação. Não só de preparo financeiro é feita a paternidade, mas principalmente à disposição emocional e psicológica. Com a demanda crescente de responsabilidade no campo profissional e luta diária contra o tempo para realização dos compromissos, muitos casais se questionam se terão tempo, disponibilidade emocional e física para atender as necessidades que são importantes para educar e formar uma criança.

Priorizar o Campo Profissional

Como dito, filhos requerem tempo e dedicação, existem casais que não acreditam que o ideal de uma família seja um bom emprego e finanças para pagar uma babá, boa escola e cursos ao filho. Por se considerarem ausentes e não terem tempo à disposição é bastante comum ambos decidirem que a melhor escolha é não ter um bebê. Na ausência da paternidade podem se dedicar por completo ao campo profissional, sem peso na consciência.

Fim da Vida Social e Sexual

Embora isso não seja uma regra, é uma justificativa apontada por alguns casais que optam por não terem filhos. Sobretudo após o nascimento a mãe se dedica totalmente aos cuidados com o bebê, que geralmente não possui uma rotina regrada e logo pode modificar totalmente a o dia a dia dos pais, incluindo a vida sexual.

A vida social é outra preocupação recorrente entre os casais, pois acreditam que um filho exige lugares específicos e não poderão levar uma criança para os ambientes que gostam e costumam ir. Quando se tem uma criança, o bem-estar dela é sempre prioridade para os pais e isso atrapalharia o anseio que possuem em viajar e ir a lugares inusitados.

Razões para Ter um Filho

Realização

Mesmo com as inúmeras transformações sociais e o desapego aos padrões, o sonho de ter uma família com a presença paternal ainda faz parte do desejo e afaga o sentimento de muitos casais. Motivados pelo sentimento intraduzível da paternidade e a chance de enxergar o reflexo do amor no filho faz com que a tradicional família ainda seja motivo de felicidade e realização.

Curtir as Crianças

Há quem adora crianças e quer ter os próprios filhos. Cuidar, brincar e educar são tarefas executadas espontaneamente pelo casal que possui esse sonho e não vê a hora da chegada de um bebê.

Medo do Arrependimento

Alguns casais possuem insegurança de postergar a maternidade ou simplesmente não terem filhos e depois se arrependerem. A velhice e a possibilidade da solidão na ausência dos filhos e netos faz com que ambos descartem a hipótese de não ter filhos, pois acreditam ser essencial para o presente e principalmente futuro.

Entrega e Amor Incondicional

O desejo de ver a barriga crescer e compreender que a pessoa gerada depende exclusivamente da mãe é uma sensação única para a mulher. Acompanhar o crescimento e de repente notar que o filho reproduz exatamente alguns dos seus costumes, traços e personalidade são momentos especiais para presenciar o quão perfeita é a natureza e a sua formação.

Ter um filho não é somente doar, mas também evoluir, crescer e ser uma pessoa melhor a partir de outra perspectiva.

Veja Também: Mudanças da Vida Com a Chegada do Bebê

Foto: Takmeomeo