Como sempre digo, quando a ansiedade das tentativas para engravidar passa, aí vem a ansiedade para descobrir o sexo do bebê! Parece que nunca, em tempo algum, nós mamães estamos satisfeitas! Então, eis que aparecem técnicas para descobrir o sexo antes mesmo das 16 semanas de gestação. Quer conhecer algumas?

Sexagem Fetal

Uma delas é a sexagem fetal, que se dispõe a investigar a presença do cromossomo Y no corpo da mãe através do seu sangue. Caso haja, é provável que o bebê seja um rapazinho, se não houver, uma menininha está a caminho. Porém, outras técnicas têm ganhado destaque entre as gestantes, como a análise do tubérculo fetal e, mais recentemente, o método de ramzi.

Tubérculo Fetal

A verificação através do tubérculo fetal consiste na análise do sexo do bebê através da posição e formato do tubérculo genital, identificável no ultrassom de transluscência nucal ou à partir de 12ª semana de gestação. Já o método ramzi, consiste em analisar o saco gestacional e a localização do bebê e da vesícula vitelina dentro do útero.

Para que o método ramzi funcione (na teoria) perfeitamente, a mulher deve ter em mãos o primeiro ultrassom, feito cerca de 6 a 8 semanas de gestação no máximo. Nele, serão analisados os seguintes quesitos:

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso? Um pouco, mas acho que as imagens podem ajudar.

metodo ramzi

Como Analisar a Imagem de Ultrassom Segundo o Método Ramzi

Se você tem um ultrassom da 6ª semana, pode verificar onde seu bebê está localizado. Se à direita da imagem, em cima ou embaixo, não importa. Algumas leitoras fizeram comparações com imagens disponíveis na internet, e outras tiveram sucesso sozinhas na interpretação. Vale relembrar que o resultado é apenas uma hipótese.

Posição do Bebê

A teoria de ramzi, estudada em mais de 5mil gestantes que levaram à conclusão de que o método tem fundamento, não é 100% eficiente. Devemos encarar o método ramzi como uma brincadeira e esperar para fazer o enxoval apenas quando o sexo for confirmado via ultrassom da 20ª ou 22ª semana.

Durante a brincadeira, que acalma a ansiedade pela descoberta do sexo, aproveite para ver sugestões de nomes de bebê e fazer a sua listinha de preferidos, independente do sexo que for. Lembre-se da responsabilidade que é a escolha de um nome e não esqueça de verificar o seu significado, origem e até mesmo se pode ter algum sentido duplo. Boa sorte e boa viagem nessa aventura que é a maternidade!

Dica Importante: para grávidas que estão gestando o maior amor da vida, é importante o adequado consumo de vitaminas, sendo que uma em específico é fundamental: Metilfolato! Essa, que é forma ativa do ácido fólico, ajuda a prevenir possíveis problemas na formação e desenvolvimento do bebê. Você pode saber mais sobre o Metilfolato aqui.

Veja também: Tubérculo Genital Fetal – Desvendando o Sexo do Bebê

Fotos: acervo pessoal