A placenta é um o único órgão provisório do corpo humano que fica alojado no corpo feminino por um período único e exclusivo como a gravidez. Além desse fato curioso, ele é de extrema importância, não para a mamãe, mas sim para o bebê que cresce dentro do útero materno.
Aparência da Placenta
Com aspecto semelhante ao fígado, a placenta que é cheia de veias e vasos que são irrigados pelo sangue da mamãe. Ela é a responsável por levar os nutrientes necessários para a formação e também a oxigenação do feto1.
O bebê não respira dentro do ventre, todo oxigênio que o bebê consome é fornecido pela placenta através do cordão umbilical, oxigênio fornecido pelo organismo da mãe. Mas um órgão tão importante pode trazer algumas duvidas para as mamães quando examinado pelo médico durante o pré natal.
Vamos neste post explicar algumas definições que são citadas nos laudos ultrassonográficos e que podem ou não significar um sinal de alerta. Com vocês: placenta anterior, placenta posterior e placenta baixa. Para entender melhor, devemos lembrar que a gestação é acomodada no útero que é, depois da pele, o segundo órgão humano que mais tem capacidade de expansão. Ele é capaz de crescer cerca de 100 vezes o seu tamanho. Nele durante a gestação, é acomodado o bebê e a placenta que através do cordão umbilical, leva ao bebê tudo que é preciso para o seu desenvolvimento.
Placenta anterior
A placenta anterior é a localização na parede da frente do útero. Por isso, é denominada anterior, que é anterior ao útero e próxima da barriga da gestante. A placenta anterior pode ser localizada na direita ou esquerda no útero, mas sempre na parte da frente.
Placenta posterior
A placenta posterior, assim como a anterior é denominada pela localização da posição de fixação da placenta no útero. Ao contrário da placenta anterior, a posterior é fixada na parede próxima às costas da gestante. Também é possível que a placenta esteja fixada à direita ou esquerda do útero.
Placenta Fúndica
A placenta fúndica é localizada no topo do útero da mãe. Ela se localiza no alto mais próximo às trompas e de longe, é o melhor local para a fixação da placenta.
Placenta baixa
A placenta baixa2 é um problema grave que pode acontecer durante a gestação e durante o parto. Quando a placenta se fixa de forma mais baixa, podem haver vários tipos de sangramentos e até a necessidade de um parto antes do tempo, além da possibilidade de a mulher sangrar muito e entrar em choque.
Como ela se localiza fixada próximo, se não em cima do colo do útero, pode impedir que o bebê pudesse nascer por via de parto normal. Mesmo que a mulher tenha dilatação, se a placenta baixa for completa, impede a passagem do bebê pelo colo do útero.
A placenta baixa pode ter localização anterior ou posterior dentro do útero, porém sempre abaixo do que deveria, no topo do útero em crescimento. Você pode saber mais sobre a placenta baixa neste post do site.
Aspectos da Placenta Anterior, Placenta Posterior e Fúndica
É importante lembrar, que a localização da placenta é determinada pelo local onde o zigoto (embrião) se fixa após a fecundação. O melhor local para a fixação do bebê, é a parte alta e mais macia do endométrio.
Posições da placenta intra útero
A fixação determinará se a placenta será baixa, posterior ou anterior. Também é possível determinar graus da placenta, quanto menor, melhor estará e mais saudável também é3. Se a sua placenta estiver em grau zero ou 1, significa que ela ainda é bastante jovem à partir do grau 2 está amadurecendo e o grau 3 significa que está envelhecida, mas ainda é capaz de manter a gravidez saudável. Portanto de a gravidez vai bem e o pré natal é bem acompanhado não há com o que se preocupar.
É possível que o útero acomode mais de uma placenta ao mesmo tempo, neste caso a gravidez será gemelar e nem todas as placentas terão a mesma acomodação dentro do útero. Se forem mais de 2 bebês, então, é possível que tenham todas as posições citadas aqui neste texto, simultaneamente.
Falando nisso, mulheres que já passaram por uma cesária, que já fizeram curetagem, ou que já tiveram placenta baixa em uma gestação anterior devem ficar atentas, pois esses são fatores de risco que podem sim provocar uma nova placenta baixa.
Veja também: Cordão Umbilical e Umbigo do Bebê – Sua Função Dentro do Útero
Fotos: Magnus Manske
Descobri hoje que estou grávida de 19 semanas, é a segunda gestação. A primeira foi parto normal. Tenho 38 anos, têm risco esta gravidez? Já posso ter assistência médica no SUS?
ResponderOlá carla, parabéns ao casal pela gestação, recomendo que veja com seu obstetra a questão do parto, veja um posto de saúde onde possa ser matriculada para o pre natal assistido pelo SUS.
ResponderJá estou na minha segunda gestação , a primeira foi cesárea , estou de 18 semanas , tenho pressão alta , tireóide alterada , será que vou ter outro parto por cesárea ?
ResponderMinha ultra que fiz a poucos dias deu placenta com inserção tópica anterior , será que a placenta ainda pode ir mudando de lugar junto com o bebê ? E essa placenta pode evoluir pra uma placenta prévia ??
Nesse caso seria interessante se basear nas leituras feita pela sua obstetra, para uma melhor conclusão. Boa sorte!
ResponderEstou grávida de 17 semanas e minha placenta é anterior,será que é por isso que ainda não sinto meu bebê mexer?
ResponderOi, você conseguiu sentir seu bebê com quantas semanas? Também estou passando por isso, estou com 18 semanas, minha placenta é anterior e não consigo sentir meu bebê.
ResponderEstou com 19/20 semanas e AGR que comecei a sentir , a minha é placenta anterior tbm
ResponderBom dia,comecei a sentir minha bebê apartir de 20 semanas,agora estou com 34 e minha bebê não para de mexer.
ResponderComecei a sentir com 21 semanas… ??
ResponderFiz ontem a ultra, estou com 19 semanas, e minha e minha placenta está no grau 0. Fiquei feliz pq está normal. É minha primeira gestação, então é tudo novo.
ResponderEstou com 18 semanas de gestação e minha placenta está no grau 1 , porém ela já estava no grau 1 com 15 semanas. Devo me preocupar? É minha primeira gestação estou com.
ResponderOlá. A placenta pode mudar durante a gestação? Pq no primeiro e segundo trimestre ela era anterior e agora com 33 semanas na ultra diz que é fúngica e está no grau I .
ResponderOlá, tudo bem?
ResponderSim ela muda sim.
Abraços!
À medida que o útero cresce, a placenta vai se movendo junto com ele. Ou seja, o útero vai esticando e ela continua grudadinha lá, mas vai acompanhando o movimento. E o grau da placenta vai mudando com o evoluir da gestação também.
ResponderEm dois ultrassom que eu fiz um deu que a placenta era de inserção anterior grau 0 e no outro posterior grau 0. Minha dúvida é no final da minha gestação com 37 semanas e 5 dias entrei em trabalho de parto mais quando cheguei ao hospital meu bebê estava sem vida. A causa da morte foi indeterminada, levaram minha placenta pra análise e o resultado foi que minha placenta sofreu um pequeno infarto antigo e necrose fibrinoide de vilos como isso é possível se a placenta em todos os exames estava boa?
ResponderGostaria de saber se placenta posterior é a mesma coisa que placenta previa
ResponderNao e normal a previa e placenta baixa
ResponderA placenta baixa é a placenta prévia, que pode recobrir o colo do útero e ser indicativo de cesária. Já as placentas anterior, posterior ou fúndica são de localização normal.
ResponderFiz a ultrassom com 13 semanas deu placenta baixa nao poderei ter parto normal? Ou sera que ate o fim da gestaçao a placenta pode voltar pro lugar certo?
ResponderJoice , muita coisa pode mudar sim flor.
ResponderOlá gostaria de saber quando o BB está atrás da placenta pq está é minha quarta gravidez meus partos são normais gostaria de saber se tem alguma possibilidade desse ser Cesário ?
ResponderBoa tarde, tire suas dúvidas com o seu médico amiga. Ele irá te explicar melhor! Beijos
ResponderMulher o meu tbm bati o utrasom com 12 semas e tava posterior agora fui bater de novo eu tava com 21 ainda tava posterior o meu medico pediu outro com 33 semanas tomara q ja esteja no lugar certo.
ResponderBoa tarde gostaria de saber o que é lobo acessórios!!…
ResponderMeninas fiz minha ultrassom com 12 semanas e a placenta ta como posterior, ainda recobrindo OCI. A médica disse que a medida que o bebê vai crescendo, a placenta pode ir para o lugar certo,isso até o 5° mês, senão terei que ficar de repouso até o final da gestação. Alguém já passou por isso???
ResponderA MINHA É POSTERIOR TBM , MAIS NÃO TEM NADA DE ERRADO NISSO E NÃO PRECISA DE REPOUSO PRA POSTEIROR E A PLACENTA NAO VAI MUDAR DE LUGAR ELA TA FIXADA LA ATE O BEBE NASCER
ResponderTem condições de na ultrasson não consegui ver uma segunda criança?Fiz duas ultrasson uma deu placenta anterior, e na outra posterior é normal?
ResponderMuie tbm estou em duvida na primeira ultrassom com 4 meses deu menino e placenta anterior,dai com 5 meses fiz outro ultrassom deu menina e placenta posterior,ai com 6 meses fiz outra e deu menino denovo com placenta anterior será que é gemeos e um ta escondido sao de placentas diferentes e sexos tbm tou com 7 meses e ate agora nao descobri…
ResponderFiz uma ultrassom dia 17/09 deu placenta previa (canto posterior ),Agora fiz outra dia 11/10 a placenta estar com inserção posterior com grau 1 Não estou entendendo poderia mim ajudar .
ResponderOla pessoal, estou com muitas duvidas, se algum em puder me ajudar. Na minha ultima ultrassom, dia 11/09/18 a planeta já estava no grau 02, estou com 40 semanas e 6 dias, não sinto dor incômodo, nada. To com medo de a placenta já está no grau 03, os médicos só me mandam esperar, pq só interna com 41 semanas e 2 dias, pra ver se induz ou faz cesárea. Oq vcs acham, sera que eu devo esperar até a bebê resolver sair, ou faço logo uma cesárea?
ResponderSe você tem vontade de ter parto normal e nao sente nenhum desconforto espere. Mas se está sentindo desconfortos e não liga de fazer um Cesária, Não vejo motivo para esperar.
ResponderOlá, a partir de quantas semanas de gestação a informação da placenta aparece no relatório da ultra???
ResponderEu fiz a morfológica do 1° trimestre e não estava escrito nada sobre a minha placenta, eu estou pra realizar a morfológica de 2° trimestre agora.
Sabendo-se que a plascenta termina a sua formação no final do primeiro trimestre, ela provavelmente aparece completa na ultrassom, por volta deste tempo. Beijos.
ResponderBom dia meninas sera que posso bater outra ultra pra ve a opiniao de outra medica sobre a placeta. No lugar errado e porque nao foi visto no ultrassom de 8 semanas
ResponderLena sempre é importante que a gente tenha uma relação de confiança com nosso médico, porém se bc está com duvidas, vale a pena vc ter a opinião de um segundo médico para que vc fique tranquila.
ResponderBom dia bati a ultra hoje com 13 semanas a medica falou que a placenta nao esta no lugar certo isso e perigoso?
ResponderOi Lena tudo bem?
ResponderPode sim , porém precisa ver o que exatamente está fora do lugar, mas ela pode ficar no lugar certo, conforme o bebe cresce.
Geralmente eles indicam repouso.
Converse direitinho com sua médica para ver a conduta que ela indica e fica tranquila que vai dartudo certo.
Fica com Deus bjs
A LOCALIZAÇÃO DA PLACENTA PODE MUDA AO LONGO DA GESTAÇÃO, POIS EU ESTOU COM 13 SEMANAS E A MINHA PLACENTA E POSTERIOR E BAIXA
ResponderDebora a placenta e denominada com esse nome devido a sua localizacao, a sua está fixada na parede proximo as costa, e a baixa fica em cima do colo do utero, entao aconselhoma conversar com seu G.O. e pedir uma explicacao mais completa.
ResponderOlá, fiz minha ultrassonografia hj com 36 semanas. Deu placenta posterior grau 2. Alguém me explica? Bjs.
ResponderOi Samara,
A placenta superior significa que sua placenta está fixada próxima as suas costas e o grau dela indica o amadurecimento da placenta. É normal ter grau 2 até as 36 ou 37 semanas de gestação. O grau vai de 0 a 3. E a 2 indica placenta madura. Bjs, e que você tenha um bom parto!
ResponderOla fiz uma ecografia e no resultado deu que minha placenta e topica e anterior marginal nao sei oque isso seginifica Me expliquem por favor?
Responderoi meninas estou com 19 semanas, minha placenta e fundica , oque eu gostava de saber e se tenho chances de parto mormal, o anterior foi cesariana.bjos
ResponderPlacenta inserção sem atingir o segmento do útero
ResponderBoa explicação
ResponderFiz uma eco e no diagnostico eta escrito: Identifica-se a presença de trave placentária! o que quer dizer???? por favor, estou preocupada!
ResponderOla minha menstruação foi dia 13 de maio 2016 fiz ultra trans estou com ovário esquerdo aumentado endométrio espessado porem beta qualitativo inferior a 1,20 o q quer dizer
Responder