Você quer engravidar? Como planeja uma gravidez na sua vida? Você sabia que uma gravidez esperada pode ser mais tranquila? Pois é, casais que planejam a gravidez em vários aspectos tem maior tranquilidade quando ela finalmente acontece. Hoje em dia, as maiores dificuldades dos pais é realmente com a parte financeira. Um filho é uma bênção sem dúvidas, mas pode atrapalhar as finanças se o casal não estiver preparado para receber uma despesa desse tamanho. Vamos falar a verdade, filho gasta muito! E por isso que é importante que você saiba como planejar uma gravidez, para não ter imprevistos e também ter problemas futuramente tanto com a saúde como no bolso.

Dica 1: Saúde

As dicas de como planejar uma gravidez só poderiam começar com a mais preciosa de todas, a saúde! Estar com a saúde em dia é fundamental para iniciar essa jornada. Por isso o casal deve fazer todos os exames possíveis, como os de sangue, de urina, ultrassom para mulher e quem sabe até mesmo um espermograma para o homem. Os exames periódicos englobam os de tipagem sanguínea, de imunidade a doenças como a toxoplasmose, rubéola, HIV e sífilis. Se houver algum problema o ideal é tratar antes de iniciar as tentativas de engravidar.

Também é recomendado abandonar os vícios e medicamentos que poderiam por ventura prejudicar a gravidez. Encontrar o médico ideal também ainda nesta fase de preparação, será mais tranquilizante quando a gravidez finalmente acontecer. Cuidar da alimentação também faz parte de como planejar uma gravidez! Comer coisas saudáveis ajuda todo o corpo, inclusive os gametas. Então quem se alimenta adequadamente não teria problemas sérios com a infertilidade.

Pratique alguma atividade física, além de ajudar a perder peso, pode contribuir para maior circulação sanguínea e melhorar a qualidade do esperma e da vascularização do útero. Inicie pelo menos 3 meses antes a ingestão adequada de ácido fólico. O anticoncepcional é indicado pelo menos até 3 meses antes de realmente começar a tentar engravidar, porque ele protegerá seus óvulos até o momento certo para ter o bebê.

Dica 2: Finanças

Ter um pé de meia nos tempos de hoje é fundamental! Ainda mais para casais que pretendem aumentar a família. Saiba que bebê dá sim uma despesa grande, se for contar todo o enxoval e tudo o mais que se é necessário na gravidez, podemos contar pelo menos R$5 mil reais só para começar. Guarda roupas, roupas, banheira e também as fraldas! Se o seu plano é de ter filhos daqui há 4 anos então já comece a poupar agora! Quanto mais tiver melhor, você não vai se arrepender de ter uma quantia de dinheiro guardada quando a época certa de o bebê chegar, vai por mim. Mas não pense só enquanto ele é recém nascido. Também é recomendada uma poupança de previdência para despesas escolares, ao longo do tempo poderá economizar para investir no futuro do seu filho. Seja em escolas particulares ou até quem sabe uma faculdade. Guardar um pouco por mês não fará tanta diferença, basta se programar. Seria necessário apenas R$50,00 por mês para uma poupança gordinha quando o momento da escola chegar.

Dica 3: Espaço

Além de todo o amor que toma conta da casa, um bebê traz com ele a necessidade de um espaço para ele. Por isso se você tiver um quarto extra no apartamento ou casa para acomodar seu filho, certamente será muito melhor. Parece que quanto menores eles são, de mais coisas eles precisam! Um berço, um roupeiro, uma cômoda, e várias outras coisinhas que ele ganhará como fraldas e brinquedos, espaço para uma criança é fundamental, ainda mais quando se pretende ter mais de um filho. Uma boa dica para quem pretende ter mais filhos, é comprar elementos neutros, pelo menos os mais caros, o investimento pode se tornar menor futuramente. Carrinho, berço, bebê conforto, cômoda, armário e tudo que der para utilizar por mais tempo.

Mais Dicas de Como Planejar Uma Gravidez

Além das três dicas fundamentais, também existem algumas coisas que podemos por em prática como, ter um bom plano de saúde para acompanhar a gestação com um pré-natal de qualidade e também para ter o bebê em uma boa maternidade. Caso seja fora do orçamento e você queira ter um parto dos sonhos, guardar uma quantia de dinheiro para pagar o parto também deve entrar no planejamento financeiro.

Se for o segundo ou terceiro filho, ter idéia de como a criança irá lidar com a chegada de um irmão, ajudará bastante. O casal deve se preparar psicologicamente e mostrar aos poucos que a ideia de ter um irmão é bacana. Caso haja ciúme ou resistência isso é normal! Cabe aos pais aprenderem a lidar com essa condição.

Casais que trabalham fora, devem ter um plano de quem ficará com o bebê após o término da licença maternidade. Também se aconselha ter um plano B para qualquer imprevisto que possa vir a acontecer. Ter uma estrutura mesmo antes de engravidar torna tudo mais fácil! Por isso faça tudo que tiver vontade antes do bebê chegar, aproveite a balada, a vida a dois para aproveitar o momento da maternidade plenamente!

Veja também: A Chegada do Irmão Mais Novo – Vídeo Minhas Experiências

Foto: Yon Garin