Passada toda a euforia do nascimento do bebê, todas as descobertas de mãe e filho que preenchem cada dia dos primeiros mesesda nova rotina, é chegada a hora de pensar sobre o batizado do bebê, isso obviamente se for a tradição e crenças da família.
Algumas dúvidas chegam primeiro, como: fazer ou não a festa do batizado do bebê, quem convidar, qual a roupa ideal para batismo, qual lembrancinha escolher. Mas antes de mais nada, deve começar mesmo com a reflexão sobre o verdadeiro significado do batismo. Então, a partir daí convicta de seus propósitos, seguir com os próximos passos.
Significado do Batismo
O Batismo é uma cerimônia religiosa, presente em diversas crenças1. Na igreja católica representa o primeiro dos sacramentos, considerado um rito de passagem. A criança recebe a benção, simbolizada pela água sagrada que o padre derrama sob sua cabeça, marcando o início de sua vida perante o cristianismo.
Em outras religiões o batismo acontece em outras fases da vida, aguardando a idade da consciência para uma confissão de fé e desejo de seguir uma vida obediente a Deus. Seja qual for sua religião ou crença, o batismo é sempre um momento muito especial que merece uma preparação feita com muito amor e carinho.
Preparativos Para o Batismo
Primeiramente é necessário definir a data e o horário do batizado do bebê e qual a igreja a se realizar a cerimônia. Se fará uma festinha depois do batismo e então pensar nos convidados, lembrancinhas, na roupa que o bebê vai vestir e no principal, quem serão os padrinhos.
Devem ser escolhidos como padrinhos pessoas que tenham grande afinidade e envolvimento, afinal você dará a elas uma grande responsabilidade! Pense com carinho e faça o convite assim que decidir, assim eles também terão tempo de se preparar e participar de tudo.
Ah! Assim que escolher a igreja, se informe sobre a exigência de fazer um cursinho preparatório para pais e padrinhos, assim você não é pega de surpresa e consegue se organizar direitinho para seguir conforme o programado.
Quando realizar o batizado do Bebê
Geralmente o batizadona igreja católica é realizado antes do primeiro aninho, o quefacilita, já que o bebê novinho fica mais quietinho durante a cerimônia que dura cerca de 40 minutos. Mas há quem prefira esperar um pouquinho para fazer junto com o primeiro aniversário, assim aproveita para unir as duas comemorações em uma única festa.
Se você optar por isso, vale considerar algumas dicas importantes que destacamos neste artigo, que com certeza vão te ajudar a definir como planejar e cuidar de todos os preparativos do aniversário e do batizado do bebê, afinal é uma festa dupla!
Como em qualquer comemoração ou cerimônia, o importante mesmo é que seja priorizado o momento em família, o bem-estar do bebê e que independentemente de fazer uma festinha dupla ou não fazer uma festa, você registre cada detalhe que represente esta passagem tão especial.
Quem convidar no Batizado do Bebê
O batizado do bebê é uma cerimônia realizada na igreja e normalmente convida-se apenas os padrinhos, familiares e amigos mais próximos. Depois do batizado do bebê, os pais costumam preparar uma festinha para comemorar entre os mais próximos.
Como Organizar Uma Festa de Batizado do Bebê
É comum o batizado do bebê acontecer no período da manhã, o que favorece pensar em umbelo café da manhã, um brunch mais intimista ou um almoço. Mas se você é festeira e não perde uma oportunidade de dar uma festa de arromba, não se preocupe, existem muitas ideias para arrasar na festa de batizado do bebê e comemorar em grande estilo, sem perder a essência delicada deste momento religioso.
Se o batizado do bebê for realizado logo nos primeiros meses, como o esperado, antes de definir se fará a festa de batizado vale lembrar que logo mais já terá que planejar o aniversário de 1 aninho. Deixar para batizar próximo desta data, não tem problema, assim aproveita e faz uma festa só.
Dicas para Organização da Festa
Agora se quer e pode oferecer uma festa para cada ocasião, será ótimo também. Aproveite algumas dicas que vão te ajudar a listar todos os pontos importantes para organizar uma linda festa.
- Se fizer a festa de batizado do bebê junto com o aniversário, tenha cuidado com a escolha da decoração. Opte por temas mais delicados.
- Use convites personalizados para esta ocasião. Se for reunir apenas os padrinhos e familiares, pode optar em fazer um convite informal.
- Se a cerimônia religiosa acontecer bem no início da manhã, um brunch é uma boa opção para a comemoração.
- Se o batizado acabar próximo do horário de almoço, servir uma refeição é bem adequado. Pode ser na casa dos pais, dos padrinhos ou dos avós. Escolher um bom restaurante também uma ótima opção.
- Uma festinha estilo coquetel caracteriza bem uma reunião mais íntima, com conversas agradáveis e um clima familiar.
A decoração da festa de batizado do bebê deve ser mais discreta, com temas delicados que remetem a cerimônia religiosa. Um enfeite delicado nas mesas dos convidados, arranjos florais e uma elegante mesa para o bolo e docinhos já completa uma bela festa de batizado.
As cores mais usadas na decoração destas festas são o branco e outros tons claros. Ofereça uma lembrancinha aos convidados. Simples ou bem elaborada, existem inúmeras opções para todos os gostos e bolsos.
Lembrancinhas de batizado
Essa é a hora de caprichar! Afinal, é a lembrancinha que vai selar o registro desta passagem tão importante da vida do batizando e é uma forma de agradecer aos padrinhos, amigos e familiares por ter feito parte deste momento. Mesmo que não ofereça uma festa, é delicado dar uma lembrancinha, que pode ser entregue no final da cerimônia religiosa.
Existem muitas opções de lembrancinhas tradicionais deste tipo de comemoração como osterçosguardados em caixinhas delicadas, garrafinhascom água benta, livrinhos de orações, sabonetinhos e os bolinhos bem-batizado. Apesar de comuns, são sim ótimas ideias e as mais escolhidas.
Mas não é proibido querer inovar e oferecer outro tipo de lembrancinha como bombons, velas personalizadas, sachês perfumados, enfim, você pode seguir para inúmeras ideias, dessas que costumamos usar para lembrancinhas de aniversário mesmo.
Se você é prendada e tem habilidades manuais, pode usar o EVA, feltro e outros materiais utilizados em artesanato que são baratos e é possível criar lembrancinhas de batizado de bebê incríveis. Pense sempre nos temas de anjinho, cruz, terço e opte por cores mais suaves.
Roupas de Batizado
Existem muitos modelos de roupas de batizado de bebê que são próprios para esta data. Os tradicionais mandriões, uma espécie de camisola de batismo, é ideal para crianças de até 1 ano de idade, vestem tanto meninas quanto meninos e geralmente já são da família e passam de geração para geração.
Se a criança já for maiorzinha, o ideal é optar por roupas sociais mesmo e de preferência na cor branca que simboliza a paz e pureza, super a ver com a simbologia desta celebração. Para as meninas pode escolher um vestido delicado branco, pode até ter alguns detalhes em outros tons clarinhos. Para os meninos, uma calça, camisa ou até um macacão bem alinhado, ficam super charmosos.
Muitas mamães tem o costume de guardar a roupa do batizado do bebê como recordação, se essa for sua vontade vale mesmo caprichar na escolha do modelinho. Ah! É tradicional os padrinhos oferecem a roupinha do bebê, portanto se essa for a vontade dos seus escolhidos, converse com eles sobre suas preferências e aceite com carinho o presente.
Com ou sem festinha, celebre com muito amor e harmonia o batizado do bebê com seus familiares e amigos. De fato, é um acontecimento muito bonito e merece a realização de bons momentos para serem recordados.
Veja Também: Como Escolher os Padrinhos de Batismo dos Nossos Filhos?
Fotos: Charmedstar07, MiguelRPerez, TattyOttani