Uma vez considerada mais valiosa do que o ouro na Europa medieval, a canela se tornou a favorita nas cerimônias religiosas. Por causa do seu sabor, mas também por sua ação como remédio para problemas ginecológicos em forma de chá. Algumas pessoas que entendem de ervas medicinais afirmam que o chá de canela pode ajudar a fazer com que a menstruação desça, assim como tratar sangramento menstrual excessivo.





No entanto, a necessidade de evidências científicas adicionais existe para fundamentar essas afirmações. Se você precisa, e quer utilizar o chá de canela para descer a menstruação, o indicado é consultar um médico primeiro.

O Chá de Canela Resolve Menstruação Atrasada?

Usado na Índia como um contraceptivo após o parto, o chá de canela foi tratamento padrão para sangramento uterino antes de 1900. A canela possui ligeiras propriedades emenagogas, que ativam o útero e provocam o sangramento menstrual.

Estudos indicam que certos tipos de canela podem inibir o tromboxano A, uma substância no sangue que faz com que as plaquetas sanguíneas se agrupem em coágulos.

Com menos coagulação e um fluxo sanguíneo mais normal, é possível concluir que a canela aumenta o sangramento menstrual. Contudo, o oposto também parece verdadeiro: a canela realmente diminui fluxos intensos e sangramento anormal.

Canela Para Infecções Vaginais

Pesquisas também mostram que a canela inibe muitos tipos de bactérias orais e pode ser útil no tratamento de infecções vaginais por fungos. Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias.

Como dito acima, o chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim, é uma opção bem conhecida para induzir a menstruação que está atrasada. Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias.

No entanto, o consumo do chá de canela é indicado apenas para fazer a menstruação descer caso esteja atrasada por 1 ou 2 dias ou, no máximo, um atraso inferior a um mês.

Por ter propriedades abortivas, deve ser evitado caso haja a suspeita de gravidez. Também não pode ser tomado durante a gestação pois é capaz de causar parto prematuro.

Quanto de Chá de Canela Posso Tomar?

Dosagem

Pode-se comprar a casca de canela seca ou em pau, como é conhecida, canela em pó ou óleo essencial. Para hemorragias menstruais excessivas, é recomendado tomar 15 a 30 gotas de óleo essencial de canela diluídas em 1/4 de xícara de água. Para adiantar ou fazer a menstruação descer o ideal é utilizar a casca da canela em infusão.

Considerações

A canela é considerada segura na forma de pó para cozinhar, assar e aromatizar, porém, o óleo essencial de canela tem uma concentração consideravelmente maior.

Quantidades excessivas de óleo de canela podem afetar o sistema nervoso central (diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas).

Devido à segurança, crianças, mulheres que amamentam, homens com problemas de próstata e pessoas com danos nos rins ou fígado devem evitar o óleo de canela.

Como Consumir o Chá de Canela Para Descer a Menstruação?

Sabendo que não existe possibilidade de gravidez, inicie o tratamento tomando chá de canela todos os dias antes do início do período para adiantar a menstruação. Para atrasos menstruais, o ideal é iniciar o tratamento no primeiro dia de atraso para obter melhores resultados.

Como Preparar o Chá de Canela?

Para preparar chá de canela, é preciso:

Ingredientes

  • 2 paus de canela (ou casca)
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque a canela em uma panela com água e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe repousar por um período de 10 a 15 minutos. Prefira tomar quente ou morno. Se desejar adoçar poderá fazê-lo. O ideal é tomar 3 vezes ao dia.

Outra maneira de consumir canela, aproveitando suas propriedades, é colocando um pau de canela em uma xícara de leite quente e adoçando com açúcar ou mel.

Pode-se adicionar canela em pó também em preparações doces como bolos, tortas ou mingau, por exemplo, tanto para fazer descer, quanto para regularizar a menstruação.

IMPORTANTE: pessoas que possuem hipertensão não devem fazer o uso do chá de canela para descer a menstruação.

Outras Medidas Para se Livrar do Atraso Menstrual:

Tomar o chá de canela para descer a menstruação é uma solução bastante eficaz, mas existem outras medidas que podem ajudar a evitar estas situações de ciclo menstrual desregulado, como:

  • Levar um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico, alimentação saudável e variada, rica em frutas, legumes e verduras
  • Tomar pílula anticoncepcional, pois ajuda a regular o ciclo menstrual e deixa a menstruação regulada
  • Praticar atividade física regularmente, mas sempre com moderação, evitando os excessos
  • Evitar dietas loucas e muito restritivas, pois além de fazerem mal para a saúde, acabam desregulando o ciclo menstrual
  • Seguir o tratamento indicado para controlar a Síndrome dos Ovários Policísticos ou distúrbios da tireoide
  • Manter o peso ideal

Se possuir ciclos dolorosos poderá passar por eles de forma menos desconfortável:

  • Mantendo uma rotina de exercícios regulares de pelo menos 20 minutos por dia para aliviar as cólicas menstruais. Se as cólicas são muito severas, experimente alongamentos leves ou yoga durante os primeiros dias do período
  • Usando uma almofada de água quente ou uma garrafa de água quente para trazer conforto e alívio durante a menstruação
  • Adicionando uma xícara de sais de Epsom ou uma mistura de bicarbonato de sódio e sal marinho para um banho quente de forma a relaxar e gerar um leve efeito de desintoxicação
  • Obtendo Vitamina B, vitamina E, magnésio, cálcio e zinco o suficiente para ajudar nas cólicas menstruais
  • Fazendo massagem. A massagem abdominal suave com óleos essenciais de rosa, lavanda, gerânio ou cipreste pode induzir uma sensação de bem-estar. A massagem também pode ser feita com óleo essencial de canela bem diluído. Adicionar 2 a 3 gotas de óleos essenciais a 3 colheres de sopa de óleo neutro

Lembre-se também de que menstruação atrasada ou ciclos dolorosos podem estar ligados ao estresse, cansaço, sensibilidade alimentar, à depressão e outros problemas emocionais.

Estas medidas ajudam a manter a menstruação regulada, porém é sempre importante consultar um médico para identificar a causa do ciclo desregulado.

Dica Importante: uma solução natural para quem está com ciclos irregulares é o inhame. O inhame contém quantidades de estrogênio que quando ingerido faz algumas pequenas alterações no organismo. Você pode conhecer mais sobre as cápsulas de inhame aqui.

Veja Também: Menstruação Atrasada é Certeza de Gravidez?
Fotos: George Hodan