A catinga de mulata é uma planta que pode ser utilizado por adultos e crianças através de uso externo e em forma de chá. Seu uso é indicado como vermicida, mas também possui outras propriedades medicinais. Planta com sabor neutro que dever ser tomado sem adição de açúcar.
A Planta
Essa planta também conhecida por toda extensão do Brasil pelos nomes populares de erva de São Marcos, Tanaceto e Atanásia e algumas regiões como tasneira. A catinga de mulata é facilmente encontrada por todo Brasil é muito utilizada nos países asiáticos, europeus e América do Norte. A planta de nome científico tanacetum vulgare)1 é caracterizada por ser um arbusto de porte pequeno que atinge a 1 metro de altura.
Suas folhas são alternadas lembrando a folhagem de uma samambaia. Ela dá origem a flores amarelas com cheiro bem forte e agradavel, que costumam florescer principalmente no verão, por isso são utilizadas para a produção de loções. Existem variações na catinga de mulata e cada uma delas tem sua especialidade, portanto deve-se saber a procedência antes de utilizá-la.
Para Que Serve
As folhas da planta são fortes aliadas ao combate de dores musculares e é um forte cicatrizante2. Mas ela vem sendo utilizada cada vez mais em forma de chá, mesmo sendo indicada especificamente para uso externo e tendo melhores resultados. Já se notam resultados após a utilização do chá de catinga de mulata para combater piolhos e vermes, principalmente em crianças. Os usos englobam:
Vermes – A planta é um forte vermicida, pois tem poder tóxico que extermina vermes intestinais.
Reumatismo – Das folhas da catinga de mulata se extrai o azeite poderoso que auxilia o combate das dores reumáticas, devendo ser utilizado de forma externa sobre os locais afetados.
Piolhos – Devido a sua toxina eliminada, ela é um forte aliado no combate de insetos em geral, principalmente os piolhos.
Regularização do ciclo menstrual – O chá de catinga de mulata auxilia na regularização do ciclo menstrual da mulher, minimizando também os sintomas da tensão pré-menstrual.
Problema nos Rins – Forte aliado no combate de pedra nos rins devido ao seu forte poder antioxidante. .
Taquicardia e epilepsia – Seu chá atua no controle da epilepsia e auxilia na diminuição da taquicardia.
Furúnculos – É recomendada a utilização de forma externa para o combate de furúnculos e qualquer outra ferida. A planta tem forte poder cicatrizante e atua na melhora de feridas no geral.
Asma – A sua infusão é indicada para o controle de asma e bronquite, aliviando os sintomas respiratórios.
Como Tomar
A forma mais conhecida de utilização da catinga de mulata é de forma externa, mas ela também é muito utilizada através de suas infusões. Para combater as dores musculares, articulares, reumáticas é indicado o uso além de via oral, de forma externa utilizando do azeite extraído da folha para ser administrado no local inflamado.
Em casos de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos a utilização recomendada é de forma externa, sendo passado o azeite por toda região afetada, deixando agir por alguns minutos e sendo retirado com água em abundância. Já nos casos de bronquite, asma, dores articulares ou problemas renais deve ser tomado o chá de catinga de mulata de 2 a 3 xícaras por dia.
Como Fazer o Chá de Catinga de Mulata
Ferva 1 litro de água e adicione após fervura 2 colheres de sopa de erva em um recipiente. Tampe o recipiente e deixe abafar por 10 minutos, será o tempo suficiente para infusão estar pronta. Passe o chá em uma peneira de forma que fique somente o liquido para ingestão. A dosagem recomendada diária é de 2 a 3 xícaras no máximo.
Cuidados no Uso
Como toda erva existe recomendações e contra indicações, pois mesmo se tratando de algo natural pode trazer sérios danos à saúde. A catinga de mulata é uma planta que contém poucas substâncias tóxicas, mas uma quantidade já prejudicial para utilização em gestantes, podendo causar abortos espontâneos. Também não é recomendado para crianças até dois anos de idade e nem para mulheres que estão amamentando, por passar através do leite para o bebê e poder ocasionar uma intoxicação.
É indicado o consumo de até três xícaras diárias. Sua super dosagem pode ocasionar vômitos, mal-estar, calafrios e ate mesmo convulsões. Lembrando mais uma vez, que a planta tem diversas variações, portanto deve-se tomar cuidado redobrado ao iniciar o tratamento com a erva e utilizar somente sob recomendação de um especialista sobre o assunto.
Meu esposo está tomando anti coagulante pois está com trombose na veia periférica se eu macetar as antas hortelã e caatinga de mulata com óleo de oliva e aplicar cataplasma a noite trasalgum prejuízo?
ResponderDeveriam evitar chamar o Tanaceto com esse nome tão depreciativo.
ResponderTive uma queimadura muito forte, há alguns anos atrás, me queimei com sopa fervente. Curei esta queimadura com catinga de mulata. Fiz um pó dela na chapa do fogão à lenha e coloquei em cima da ferida. Me curei. Tenho muita crença nesta erva abençoada.
ResponderHá mais de 30 anos uso no chimarrão para aliviar dores de cabeça . Muito eficaz mesmo .
ResponderGostaria de saber como se usa para cicatrização?
ResponderComo compressa ou banho de imersao
ResponderTenho psoríase no corpo todo além de passar o chá de catinga de mulata posso tomar também
Respondercomo faço pra conseguir essa erva moro no Mato Grosso
ResponderNAdia normalmente nos mercados municipais da cidade, em casa de chás, ervas ou produtos naturais.
ResponderSeus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns
ResponderMaciel ficamos felizes em saber que podemos contribuir com as pessoas que assim como vc buscam informações relevantes.
ResponderGoste muito das explicações ..MUITO GRATA
ResponderQue bom Maria que podemos lhe ajudar e esclarecer as dúvidas.
ResponderComo usar a erva pra reumatismo
ResponderQual dia do ciclo que deve começa a tomar o cha de inhame e qual dia termina de tomar o chá?
ResponderAdorei saber mais sobre a catinga de mulata e gostaria de saber sobre como colher e conservar ela obrigada
ResponderComo eu tomo o chá catinga da mulata antes das refeições ou depois me respondam
ResponderOlá, boa noite.
ResponderA dosagem correta é de duas a três xícaras do chá durante o dia.
evita la presencia de moscas la he cultivado y regalado con ese proposito y me dicen que ciertamente aleja las moscas.
ResponderMuito legal o exclarecimento. Moro em zona rural e aprecio a medicina caseira obrigada
ResponderGostei muito do seu post, possuo um website sobre esse mesmo assunto. Abraços.
https://images.google.com.ag/url?q=https://www.sympla.com.br/projeto-fit-60d–__282880
ResponderUso muito a catinga de mulata no chimarrão,em quantidade mínima só pra dar um gostinho.Agora que estou sabendo pra que serve.brigado pelo esclarecimento
ResponderQue bom que ajudou, beijos.
ResponderParei de tomar o anticoncepcional faz 5 dias mas não terminei a cartela e a menstruação ainda nao desceu….. Oque pode ter ocorrido? É normal.?
ResponderParei de tomar o anticoncepcional faz 5 dias mas não terminei a cartela e a mesntmenstruainda nao desceu….. Oque pode ter ocorrido? É normal.?
ResponderEsse chá emagrecer ?
ResponderNão temos relatos.
ResponderBoa tarde,gostei das explicações sobre a catinga de mulata e da erva de passarinho. Já faço uso da catinga externamente, também já fiz uso dela por via oral, realmente quando usada externamente o gosto dela da pra sentir na boca. Excelente erva. Gostei muito do site de vocês, é muito bom poder se informar com alguém. Gostaria de for possível receber mais informações,pois tenho artrite. Obg
ResponderFiz, retirada pedra no canal uretra muita dor
ResponderMelhor procurar seu medico para ser examinada.
ResponderFiz um retirada pedra canal uretra muita dor
ResponderTenho essa planta catinga de mulata. Gostaria de saber se eu não usar corretamente quais são os sintomas contra indicação!
Responder