Vida de mulher não é nada fácil mesmo!! Já não basta a preocupação e cuidados com o pós-parto e o bebê recém-nascido, ainda tem que se preocupar com os cuidados da cicatriz de cesárea. O que é um ponto bem complicado para aquelas que precisam se virar e cuidar de tudo sem ajuda de um parente. Por esse e outros diversos motivos o parto normal é recomendado para as mulheres, já que os cuidados não são tão intensos como após uma
Com o passar dos anos até a cicatriz de cesárea vem se modernizando. Antes era realizado um corte mais grosso, que atravessava a barriga de forma vertical deixando uma cicatriz bem feia e nem um pouco atrativa para o corpo feminino. Após a realização da cesariana procurava se esconder embaixo de roupas cada vez mais cobertas, inclusive na moda praia fugindo de biquínis e optando por maios que não mostrasse aquela marca tão grotesca. Era como se fosse uma marca deixada para acabar com a feminilidade após a maternidade.
Nos dias atuais, os cuidados médicos durante o procedimento visam deixar a cicatriz de cesárea cada vez mais imperceptível e fazendo o corte o mínimo possível1, claro que tudo depende do tamanho do bebê. Os cortes são realizados em média de 15 a 20 centímetros e são necessários alguns cuidados posteriores para que não venha apresentar algum problema, inflamação ou até mesmo à tão temida queloide na cicatriz. A cesariana atualmente é uma das vias de parto mais solicitado no mundo e atinge 84% dos nascimentos no Brasil2. Porém se trata de uma intervenção cirúrgica, onde 7 camadas do corpo são cortadas até chegar ao bebê por isso não é um procedimento tão simples assim e merece cuidados posteriores como em qualquer pós-operatório, portanto não abuse!! Claro que temos nossas responsabilidades, compromissos e rotina da casa para cuidar, mas ser uma super mulher nem sempre é um bom negocio, principalmente nesta fase. Pise no freio, peça ajuda e faça somente o que for realmente necessário.
Como Cuidar da Cicatriz de Cesárea
Nem precisamos dizer que como todo pós-operatório você precisa repousar, repousar e repousar não é mesmo? Uma solicitação difícil para quem acaba de ganhar bebê e precisa cuidar dele e se tiver mais filhos ainda, mais complicado ainda!! Porém é algo que a mulher deve se esforçar para conseguir no pós-parto, afinal se não seguir a risca as recomendações terá mais problemas pra se preocupar. As duas primeiras semanas após a cesariana são as mais fundamentais para obter uma cicatrização adequada. Não é so o corte da cesárea, mas todo seu corpo estará voltando ao tamanho normal inclusive seu útero então se cuide. Deixe os cuidados da casa de lado e faça somente o básico, além dos cuidados com o bebê claro. Após a cicatrização todo o serviço estará te esperando e você terá todo o tempo do mundo para coloca-lo em dia.
O local do corte onde ficará a cicatriz de cesárea, deve ter cuidados e higiene especial. Não é recomendado o uso de nenhum produto de higiene especifico além de agua e sabão neutro. Cremes, hidratantes devem ser evitados na área já que o local deve ficar sempre seco e limpo. Após o banho, seque cuidadosamente a cicatriz e ao notar qualquer secreção ou algo diferente procure seu medico. Se já tiver problemas com queloides ou difícil cicatrização converse com seu obstetra que recomendará uma pomada ou alguns outros cuidados a mais para auxiliar a cicatrização dos pontos. A cicatriz de cesárea pode ficar de 3 formas: A atrófica que é a esperada, onde o corte fica fino e bem cicatrizado quase que imperceptível, a hipertrófica onde a cicatriz fica fibrosa e alta, mas apresenta diferença somente no local e a famosa queloide onde a cicatriz fica totalmente alta, evidente e atinge ao redor do local. Por isso durante o processo de cicatrização se notado qualquer diferença de coloração da região, secreção ou cheiro o medico deve ser procurado imediatamente para os devidos cuidados.
Para as que não conseguiram se cuidar da forma correta e ter sua cicatriz de cesárea da forma que esperava agora pode recorrer a alguns tratamentos estéticos que estão se modernizando para resolver os problemas femininos cada dia mais3. Com a ajuda de tratamento a base de laser é possível amenizar as marcas e cicatrizes mesmo que muito antigas. Outro método que tem sido muito utilizado atualmente é a de uma pomada que é vendida em todas as farmácias que promete clareamento do local e melhor cicatrização. Quem utilizou recomendou por sua ação benéfica, então vale a pena conferir!!
Veja também: Cuidados Pós-Parto – Relação Sexual Após ou Durante Resguardo
Foto: Andreia C. de Andrade
Dia cinco de maio 05/05 tomei uma pílula do dia seguinte… Ela adiantou minha menstruação fazendo ela descer dia nove de maio 09/05. E durou 6 dias como de costume… MINHA ÚLTIMA RELAÇÃO foi dia trinta de maio 30/05…
Não tenho ciclo regular e não uso anticoncepcional…
Em junho minha menstruação atrasou 7 dias. Fiz um teste deu negativo, dois dias depois desceu… Sendo assim em junho desceu dia vinte 20/06…
Em julho tava pra descer dia trinta (30/07)… Porém não desceu, já iniciou o mês de agosto e estou com 7 dias de atraso, mais hoje desceu pela manhã uma suposta menstruação… Porém está muito fraca, muito mesmo…
Eu sempre fico 6 dias menstruada…
ResponderEm maio(05) e em junho(06) eu fiquei 6 dias..
Bianca, provavelmente o uso da pílula desregulou seu ciclo menstrual.
ResponderOlá boa td,,,minha menstruação era pra vir dia 6 de maio ,,ela atrasou, no dia 8 a noite desceu um sangramento rosa claro ,no dia 9 a td desceu um sangue marrom e continuou dessa cor por 2 dias pouco sangue ,,e depois desceu só aos poucos sujando o fundo da calcinha ,,e agora estou tendo enjoos,,posso estar grávida ? Minha menstruação sempre veio sangue vivo e muito por 3 dias seguido,,e bastante cólica, e dessa vez não tive cólica
ResponderMinha menstruação veio dia 1 de março, e parou segunda feira não veio mais nada, o que será? Tenho a possibilidade de está grávida?
ResponderRuthe, se você tem relação desprotegida, faça um teste, caso não é apenas seu ciclo menstrual mesmo.
Responder