Amiga, você já ouviu falar de gravidez ectópica ou gravidez tubária? Ambas se tratam da mesma coisa, pois quando um óvulo é liberado e ele é fecundado por um espermatozoide, eles se encontram na trompa e logo depois a fecundação ele desce até o útero.
Se você passou por isso, sabe como lidar com essa perda pode ser desafiador. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a tentantes. Conheça o serviço de psicologia da Famivita e conte com primeira sessão de avaliação gratuita. Clique aqui e saiba mais!
Como Acontece uma Gravidez Ectópica
A dúvida de o que é gravidez ectópica é o grande ponto de interrogação para os papais que recebem o diagnóstico. No caso de gravidez ectópica, o zigoto não desce até o útero se fixando ali mesmo na trompa. Porém, a trompa não é um órgão elástico como o útero e não foi preparado para receber um feto em crescimento1.
Sinais de Gravidez Ectópica
Quando a gravidez na trompa ocorre, inicialmente os sinais são os mesmos de uma gestação normal, mas com o tempo se não for feito um pré natal adequado a mãe passa a sentir dores fortes (cada vez mais fortes com o passar do tempo) em apenas um dos lados do abdômen2, e pode inclusive vir a menstruar, já que o feto não está no útero e sim na trompa.
Outro sintoma da gravidez ectópica é o aparecimento de inchaço muito forte e rápido demais na barriga em um dos lados, mas isso não quer dizer que se você despontou uma barriguinha precoce em uma gravidez normal, sua gravidez seja ectópica pois a gravidez tubária acontece em média 1,5% das gestações, um número bem pequeno então não se preocupe. Converse com seu médico e faça uma ultrassom em caso de dúvida para ficar despreocupada.
Como Diagnosticar a Gravidez Ectópica
O diagnóstico da gravidez ectópica pode ser realizado através de exames de sangue, exames pélvicos e exames de ultrassonografia. Os exames serão solicitados após verificação de diversos sintomas que apontam a ocorrência de gravidez ectópica, como fortes dores abdominais, sangramentos, aumento e inchaço rápido abdominal.
Em alguns casos pode ser indicado uma laparoscopia para encontrar a gravidez ectópica, porém é muito raro esse procedimento cirúrgico para essa finalidade. Já que os exames de sangue e de ultrassonografia conseguem diagnosticar com bastante precisão.
Quem Corre Risco de Ter uma Gravidez Ectópica?
Na verdade a gravidez ectópica pode acontecer com qualquer mulher e em qualquer faixa etária, mas alguns fatores3 podem aumentar as possibilidades, como:
- Mulheres com endometriose tubária;
- Após passar por qualquer tipo de cirurgia no abdômen como: cesárea, retirada de apêndice e até mesmo reversão de laqueadura;
- Gravidez gerada através de FIV;
- Mulheres que já tenham tido clamídia ou gonorreia;
- Engravidar usando DIU.
Tratamento da Gravidez Ectópica
Infelizmente a gravidez tubária não é uma gravidez viável, pois a trompa não aguentaria a gestação toda e, como já disse, ela não foi preparada para crescer e esticar como o útero. Para tratar a gravidez ectópica é necessária uma cirurgia para retirada da trompa e do saco gestacional (salpingectomia), ou apenas a retirada do saco gestacional (salpingoplastia).
A trompa deve ser retirada para evitar que haja um rompimento ou uma hemorragia interna. Gente, esse é um assunto que pode assustar muitas mulheres, pois é muito sério. Mas saibam que, se identificada precocemente, há como preservar a trompa de falópio sem nenhum risco.
Espero ter ajudado! Até a próxima.
Foto: Ed Uthman
Fiz uma laparotomia devido a uma gravidez ectopica. Estou bem. Mais o meu lado esquerdo da cicatriz tem uma bola .o que pode ser . Faz 17 dias que fiz a cirurgia
Olá pelo que relatou, sugiro que faça uma avaliação clínica através da história clínica, suas queixas, seu exame físico e exame se forem necessários são importantes para o correto diagnóstico e tratamento. Converse com o seu médico, siga as orientações.
Olha eu tive a gravidez ectópica, só descobrir pq menstruei mais do q devia, aí fiquei cismada e fui no médico, eu n tive dor só sagramento um pouco a mais no meu período menstrual e sentia como se tivesse um coisa solta entre minha vagina e meu anos.
Foi aí q me fizeram o teste de gravidez e deu positivo, gente fiquei doida , me mandaram pra uma maternidade chegando lá fiquei foi internada pra retirada da minha trompa esquerda e a médica n sabe como eu n sentia nada com a quantidade de sangue q eu já tinha no meu abdômen e hj com mais de 4 anos q fiz a cirurgia, tô sentindo incômodo no lugar q foi retirada Minha trompa
Pela DUM: 5+2
Beta hcg 350
Ultrassom sem identificação de saco gestacional ou embrião.
Pode ser gravidez ectrópica ? Não sinto dor, apenas inchaço.
Olá Gabriela, para ter a certeza somente com exames específicos, recomendo que veja seu ginecologista para que avalie seu exame e te oriente de forma correta.
Tenho 40anos fiz uma laqueadura tubária a cinco anos no parto de cessaria tenho abmiplastia com lipoaspiração a 11 meses tenho sintomas que estou grávida sinto todos os sitoma fiz exame de sangue eco transvaginal enfim.tudo negativo dizem que gases cocô.tenho uma vida saldavel nego que eles falaram continuo com gravidez na cabeça pois assim que me sinto.minha pergunta tenho medo que realmente possa ser como vai ser tenho 60 quilo e com tudo isso estou com68 enfim estou engordando do nada e sem explicação.queria orientação a tudo isso.
Olá valeria , como citou que os exames estão negativos apara gestação, mais continua com os sintomas, recomendo que veja uma consulta ginecológica onde vai ser avaliada e orientada de forma correta .
Gravidez mais trompas sai líquido do peito da muiher
Olá, cada organismo responde de uma forma, se esta com liquido nas mamas e já foi confirmado a gestação nas trompas , recomendo que veja uma avaliação com seu medico para que possa ser orientada de forma correta e segura
Sou laqueada, tenho 44 anos e há duas semanas estou com sintomas de gravidez ,inclusive saindo um líquido do peito parecido com colosso. É possível ser gravidez?
Olá, embora a laqueadura (ligação das trompas) seja uma forma eficaz de contracepção, ela não é 100% infalível. Existe uma pequena possibilidade de gravidez, especialmente se a laqueadura foi realizada há muitos anos.
Se você está experimentando sintomas de gravidez, como alterações nos seios, menstruação atrasada ou outros sintomas comuns, é importante fazer um teste de gravidez para descartar essa possibilidade. Se o teste de gravidez for negativo e os sintomas persistirem, ou se houver alguma preocupação, seria prudente procurar um médico. Ele poderá solicitar exames adicionais para identificar a causa dos sintomas e garantir que sua saúde esteja em ordem.
Tive uma gravidez ectopica em 2018 e. Hj descobri que estou grávida será que tem alguma chance de ser ectopica de novo
Olá, infelizmente não tem como prever pois é uma condição que acontece em alguma gestação. Não quer dizer que possa se repetir, como também não se pode garantir que não aconteça novamente!
Não existe como tornar essa gravidez viável? Tirar da tropa e implantar no útero?
Eu estou com muita dor no. Lado só da barriga a dor vem com umas pontadas nas costelas eu não consigo deitar do lado que dói e estar inchado
Olá, procure seu médico para avaliar!
Eu fazia uso do diu mirena, tirei 16/11/22. Estava fazendo acompanhamento com minhaG.O para que eu pudesse engravidar novamente (tenho uma filha de 4 anos). todos os exames em dia. Minha menstruação veio 5/12. No dia 06/01 tive um sangramento, achei que não estivesse grávida logo ele cessou.
Dia 08/01 fiz um teste que deu positivo, nos dias seguinte comecei a sentir uma dor tipos cólica e mais prevalente do lado direito, sentido a virilha.
Dia 11/01 fui ao PS, por conta da dor e sangramento cor vermelho vivo. Fiz USG não foi visto gravidez ectopica, e nem a tópica( no começo da gestação pode ser que veja o saco gestacional), Beta positivo
Dia 14 tive uma dor muito intensa, achei que poderia ser aborto
Dia 17 fui na GO, ela pediu outro Beta e USG
Beta deu baixo, e no USG não viu gravidez tópica e nem ectopica, achamos que eu estava sofrendo um aborto mesmo
Nos dias seguintes comecei a ter muita dor, a ponto de cair no chão, sentir vontade náusea (achei que fosse o processo de expulsão)
Dia 27 nao aguentei e fui ao PS. Beta baixo e não foi visto nada no USG. Quando o médico fez palpalcao no meu abdomen sentir tanta dor do lado direto, fui pedido tomografia, onde viu que eu tinha líquido com sangue no abdomen
Fui pedido outro USG, demorou muito para o médico conseguir ver o feto na trompa, o feto já estava bem grande (12 semanas aproximadamente, semanas calculadas a partir da medida do feto)
Fui internada com urgência, e foi feito a retirada da trompa direita
Caso vocês sintam muita dor não faça como eu, vá a um PS e peça para ter uma investigação
Pelo que presenciei, nem sempre dá para ver uma gravidez ectopica pelo USG
Foram feito 3 USG (antes de ter sucesso), com médicos diferentes e nenhum conseguiu ver
Haa uns tres anos atras tive uma gravidez em uma das trompa ..como foi dado um diagnóstico errado (fui ao medico com muita dor e ela disse q seria uma infecção urinaria..passou uns antibióticos a dor melhorou mais começei a ter um sangramento intenso,procurei unm medico e pedi um utrason ,resolvi procurar outro medico q de imediato desfiou da gravidez depois q viu o ultrason e pediu um exame de sangue pra confirmar..essa gravida de semana..e logo ja me encaminhou pra maternidade..chegando la fiz outro utrason aonde o feto ja tinha rompido a tromba e nao tinha mais sinais ..tive q fazer a retirada da trompa..depois fe sete meses engravidei dr novo graças a Deus minha filha estava no ultero e nasceu perfeita..agora fepois de dois anos..tive alguns sintomas de gravidez e agora comecei a sentir dor na lateral..vou fazer um untrason ..como tive uma gravidez ectopica tenho maior chance de ter novamente ?
Olá, não temos como confirmar, recomendo que veja seu medico faça os exames e siga as orientações
Tive 2 gravidez ectópica sendo que perdi uma trompa agora estou grávida de 4 semanas tive um pequeno sangramento fui ao médico e ele me falou que o colo do útero está feichado no dia seguinte fiz uma ultrassonografia e o médico me falou que não existe gravidez é possível que essa gravidez seja ectópica ?e se for tinha como o médico ver na ultrassom se éctopica ou não
Olá tive gravidez ectopica e tive q tirar uma trompa e agora estou sentindo uma leve dor do outro o q pode ser ? E o q fazer?
Olá, o que recomendo que faça, veja seu medico para avaliar essa dor com segurança.
Fiz histerectomia, há 1 ano, sem retirada das trompas e dos ovários, mas atualmente estou apresentando um abdômen distendido (barriga grande), aparentando gravidez de 5 meses. Estou aguardando avaliação médica. É possível desenvolver uma gravidez ectópica??
Olá, A gravidez ectópica é caracterizada pela implantação e desenvolvimento do embrião fora do útero, podendo acontecer nas trompas, ovário, colo do útero, cavidade abdominal ou cérvix.
Iria sugerir que visse seu medico para um avaliação , mais como relatou já esta aguardando a avaliação medica.
Somente uma avaliação e exames específicos para ter a certeza .
Olá,estou me sentindo estranha pós faço teste dão negativo,no mês passado fui a uma infermeira e fiz a consulta prévia natal
Mas sempre tinho tido uma misturaçao meio leve e rosado,,e hoje fui ao infermeiro disse não consegue encontrar a gravidez
Mas a linha negra continua.que faço será que è gravidez ectopica?
Olá maria, recomendo que veja seu ginecologista para uma avaliação segura e se possível realizar exames orientada pelo seu medico
Apos 6 meses com diu descobri que estava com gravidez ectopica, precisei retirar uma trompa .
Olá Patrícia, um tempo atrás tive relação desprotegida e tomei pílula do dia seguinte, e tb tomei bastante chá de boldo pra ajudar a descer logo, eu senti umas duas semanas de cólica como se fosse menstruação, e logo depois comecei a ter aquele corrimento como borra de café, depois de uns dias senti uma dor horrível somente de um lado da barriga, isso durou dois dias, mas o sangue continuou, não muito mas saia, agora parei de sentir as dores e o sangue tb parou, pode ser uma gravidez ectopica ou só o resultado da pílula com boldo?
Olá , para uma melhor resposta sugiro que faça o beta quantitativo, se for negativo veja seu medico para avaliar seu ciclo
Então tive relação sem presevativo dia 20/11 /20 e encanei q estava gravida, em janeiro fiz teste d sangue deu negativo, continuei encanada fiz novamente o teate d sangue em março deu negativo novamente , continuei encanada fiz um ultravaginal em junho e não apareceu nada … mas sinto meu abdômen inchado e aa vezes fica duro …… e desceu p mim 2 dias ….. mesmo assim estou encanada …..estou pensando em fazer um ultrasom total
Olá, eu tenho uma filha e dps que ela nasceu eu comecei o uso do diu mirena ha 4 meses, e agora no quinto eu comeu a sentir cólica e minha mentruaçao veio só agora, só que veio mais pra corrimento rosa, as colicas ja estão 3 semana e agora tá muito forte, minha barriga inchou e senti uma dor muito forte no ombro direito q já passou eu posso ter uma gravidez ectopica? Eu já estou com preventivo marcado mas se o teste de farmácia der positivo eh melhor eu marca ginecologista?
Olá Julia, pode ser alteração hormonal pelo uso do DIU, para se sentir mais segura veja sua ginecologista para uma avaliação.
Eu tinha corrimento tomei fluconazol 2 comprimidos de 15 em 15 dias hoje era dia da minha menstruaçao vim ela nao veio tive relaçao desprotegida em janeiro o que pode ser
Olá se houve relação sem proteção tem risco sim, recomendo que faça o beta quantitativo .
Ola! O teste de gravidez de farmácia detecta gravidez ectopica de aprox 3 meses?
Olá, se ainda tiver hcg suficiente no organismo qualquer teste detecta.
Na duvida faça uma ultrassom e veja com seu medico para avaliar
Ola!
Eu realizei o ultrassom transvaginal e o laudo foi” pequena quantidade de liquido livre no fundo do saco posterior (inespecífico). O que quer dizer?
Eu vi que pode ser gestação ectopica, mas faz três meses que tive relação sexual desprotegida e venho fazendo testes de farmacia de gravidez e todos deram negativo.
Obrigada!
Olá, segundo pesquisas:
Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
Como fez exames e deram negativos, sugiro que leve o resultado para seu ginecologista para avaliar.
Olá meninas. No dia 29 de outubro eu tive um pequeno sagramento. Acho que estava com 4 pra 5 semanas. Bati uma ultra e não consegui ver nada. Daí passou duas semanas e bati outra ultra e não consegui ver nada.
Fiz um beta quantitativo que deu 4.995,00 (positivo)
Daí no dia 24 de novembro comecei a ter sangramentos de novo, estou 6 dias sangrando
Saí bem pouquinho. Mas estou preocupada ,pq bati outra ultra e não consegui ver nada
Para os médicos eu estou com 10S
Mas eu acho que estou com menos
Me ajudeeem !!! Vou fazer outro beta pra ver se aumento
Pode ser uma gravidez ectópica??