A dor é um assunto muito relativo, o que para mim é algo insuportável para a outra pode não ser, pois cada um suporta certas situações de formas diferentes e por fatores diferentes. Fora que é normal escutarmos casos de mamães que tiveram seus filhos de forma natural sem nenhuma dor, em minutos.
Que o parto normal dói muito e é um procedimento relativamente doloroso todos sabemos. Mas sabemos também que a quantidade de mulheres que passaram pela experiência e suportaram muito bem, e, desejam ter os próximos filhos da mesma forma.
Para as que não lidam tão bem com a dor, existe a opção (algumas maternidades não dão opção, simplesmente aplicam) de tomar analgesia peridural que reduzirá as dores. Essa por sua vez, faz com que a mamãe recomponha suas forças perdidas durante as contrações e ajuda a volta do fôlego para a hora da expulsão1.
Algo essencial para que a mulher passe por essa experiência sem sair traumatizada dizendo que o parto normal dói muito, é conhecer bem seu corpo. Estar preparada e principalmente, não ficar sozinha durante o parto, a presença do seu companheiro ou de algum familiar é fundamental para passar segurança à futura mamãe. Sem mencionar que o papai pode auxilia-la com massagens de relaxamento ou no simples toque de segurar as suas mãos durante esse momento tão importante. Veja alguns vídeos de parto normal na internet que servirão de inspiração.
Hoje em dia existem várias opções para se ter um parto normal mais “confortável”. Algumas maternidades fornecem salas de partos humanizados, com banheiras, som ambiente e permitem a presença dos familiares.
Outras opções são as casas de parto e também o parto em casa que tem crescido consideravelmente ano a ano, tendo o acompanhamento de doulas especializadas. Obviamente o acompanhamento também deve ser feito mas sempre junto de médicos especializados e preparados para fazer esse tipo de parto. Banhos de imersão, caminhada, massagens relaxantes são ótimas sugestões para o momento do trabalho de parto e para trazer tranquilidade para a mamãe. Alguns recorrem até a acupuntura2, que também é comprovado que traz um grande beneficio e diminui consideravelmente as dores e os desconfortos durante esse período.
Vantagens do Parto Normal Para Mamãe e Bebê
Já sabemos que o parto normal é dolorido, mas suportável, e, quanto às vantagens e benefícios que ele trará para a mamãe e o bebê? O parto normal oferece muitos benefícios para ambos, pois a recuperação é quase que imediata após o parto3. Para a mamãe, a vantagem é de ficar menos tempo internada, correr menos risco de infecção e a produção de leite ocorre de forma imediata após o nascimento do bebê. Além disso, o útero voltar ao normal mais rápido do que na cesárea.
Para o bebê, os benefícios são ainda maiores. Por exemplo a benefícios para a respiração respiração, pois, ao passar pelo canal vaginal tem seus pulmões comprimidos fazendo o líquido que se encontrava dentro dele ser expelido naturalmente, fazendo que o bebê respire com maior facilidade. No parto normal o bebê nascerá sem data marcada, no dia que estiver pronto e quando quiser sair. Dessa forma tudo ocorre naturalmente, com toda tranquilidade e calma que esse momento realmente deve ter por isso pensar se o parto normal dói muito ou não, realmente nesse momento não é o ideal. Melhor seria pensar nos benefícios que mesmo com alguma dor, o parto normal trás. O bebê pode e deve ser colocado após o nascimento sobre a mãe, com o contato direto pele a pele até mesmo com o cordão umbilical sem ser cortado, o bebê ficará mais tranquilo e a mamãe poderá nesse momento amamentar pela primeira vez.
Qualquer Mulher Pode Ter Seu Filho de Parto Normal?
Durante o pré-natal a mulher deve fazer o acompanhamento correto mês a mês, realizar todos os exames solicitados e caso descartado algum problema de saúde tanto da mamãe quanto do bebê que possa trazer perigo, infecção que possa ser transmitida durante o parto nada impedirá do parto normal ocorrer.
Alguns médicos infelizmente indicam o parto cesárea por motivos que não trariam problema algum e não atrapalhariam em nada no parto normal. Por isso, é essencial que tenhamos total confiança no obstetra que acompanha seu pré-natal e na dúvida ou insegurança, troque.
Peça indicações para quem acabou de ganhar bebê, dessa forma é mais fácil de você não encontrar cesaristas e ter o parto do jeito que sonhou e esperava e claro sem indicações de cesárea desnecessárias. Parto normal dói muito para algumas mulheres, mas para outras pode não doer tanto, vale saber se você tem uma propensão maior à dor do que outras mulheres.
Veja também: Tudo Sobre Parto Normal – O Cordão Interfere?
Foto: george ruiz
Estou com sintomas de gravidez .pois ainda não fiz o teste estou esperando completar 1 mês pois já tenho até o teste comprado, pois tenho medo só na hora do parto uns dizem quem dói muito e outras dizem que não.
ResponderHoje em dia será que existe anestesia para aliviar a dor ?,
Olá, Se já tem o atraso menstrual faz sim o teste!
Hoje existem leis que autorizam você a escolher seu tipo de parto, mas para Cesária só pode agendar o parto para 39ª semanas ou mais, e em caso de parto normal você pode pedir analgesia.
ResponderEstou gestante de 3 meses primeira viagem ,, feliz mas nervosa sob parto, dor,sensação, ainda mais quando vagina se abre para sair bebê, hj em dia tem COMO amenizar a dor?
ResponderJulia, tudo bem ? Hoje tem anestesia para parto normal, ela alivia a dor.
ResponderInfelizmente meu parto normal não foi dos melhores foi a pior dor que eu senti na vida mas também a melhor alegria por estar dando à luz o meu sonho a minha menina foi um parto muito doído muito sofrido por causa que eu tive laceração de terceiro grau e as minhas parte íntimas estão muito rasgadas deixaram muito os pontos inflamaram eu sofri muito com esses pontos inflamado fiquei 15 dias sem fechar as pernas sofrendo quando desses pontos foi muito sofrido eu tenho até pesadelos tendo parto normal por causa que o pior do meu parto foi as larações horríveis quando eu tiver outro filho quero mujto que seja cesaria.
ResponderSe um dos peito sair líquido branco e pq tou gravida
ResponderEu estou gravida a minha barriga está enorme
ResponderOlá boa noite, tudo bem?
ResponderQue ótimo.
Que tenha uma ótima gestação.
Que caligrafia, pelo amor de Jesus
ResponderEstou cm 34 cemanas e sinto muita dor na barriga na virilha tipo da um nó quado min mecho doe muito tem explicacao pra esses sintomas?
ResponderTabem sou mamãe de primeira viagem tenho um pouco de medo axo que tabem e pressão psicológica pois ainda só muito nova mais quero muito que seja normal que venha com saúde e e Deus nois abençoe todas nois❤
ResponderParto normal e muito sofrido ou e suportavel
ResponderVou ser mamãe de primeira viagem,quero muito que meu parto seja normal.Ja ouvi pessoas falarem que o normal é horrível,Mas a todo caso to pedindo a Deus que seja normal❤
ResponderQuero meu parto normal.
Respondereu tambem tenho 15anos e vou ser mae de primeira viajem e tambem pesso muito a Deus que seja normal
ResponderBoa sorte, um bom parto.
Respondermeu parto foi normal …. as dores da contração é forte mas é uma dor maravilhosa assim que o nenê nasce a dor acaba em um passe de magica ……. se eu tivesse que ter outro filho escolheria mais uma vez em ter normal . gente tudo volta mais rapido ao seu devido lugar.. rsrs eu sempre falo que meu parto foi abençoado pois em duas tive meu bebê .. sou mamae de primeira viagem e amei a experiência do parto normal … abraços*
ResponderDói sim mais e uma dor boa e muito melhor normal duque uma cesárea tenho dois filhos o primeiro foi normal o segundo foi cesaria porque não consegui ter ele normal mas ocorreu tudo ótimo.
ResponderEu costumo falar que a sensação de dor do parto normal, e uma delicia não é??? eu morro de saudades.
ResponderE A DOR MAIS MARAVILHOSA Q JA SENTI
ResponderTenho medo do parto normal
ResponderNão tenha medo
Responderestou de viajem marcada pro dia 29 de julho de 2015 e estou com 37 semanas e 3 dias hj meu parto esta previsto pro dia 8 de agosto
Responderé um voo de 3 horas qual conselho vc mim daria tipo vc achar q devo viajar ou ficar aqui msm
Tem q perguntar pro seu medico mas q eu saiba depois de 35 semanas não pode andar de avião não. bjus
ResponderMe parece que parto é loteria. Não vai existir uma fórmula que sirva igualmente para todas. Vejo aqui mulheres que se deliciaram com a dor do oarto, o que, pelo que sei, é uma das piores dores físicas, eqto outras simplesmente fogem como o la ele foge da cruz. Ha muljeres q nao apresentam problema algum com a sesárea e outras que ficaram com sequelas. Acho que um,parto tranquilo depende de vários fatores, tanto físucos qto emocional. Fica a dica, então, para trabalhar o corpo e a mente antes de parir, além de uma boa comunicação com o médico e com pessoas experientes. Bom parto a todas????
ResponderCompartilho do seu pensamento.
Responder