A queda de cabelo não é um problema exclusivo de adultos, algumas crianças também podem ser acometidas por este mal. A queda de cabelo infantil costuma ser responsável por 3% a 8% das consultas pediátricas.
A criança com queda de cabelo, primeiramente deve ter o seu histórico analisado. Os pais precisam observar se houve algum caso de infecção recente, a administração de algum medicamento, se houve mudança nos hábitos da criança, principalmente alimentares, entre outros fatores1.
Há um problema conhecido como tinea capitis, trata-se de uma infecção por fungos dermatófitos e é uma das variações mais comuns da alopecia2. Já a alopecia areata é uma das causas mais comuns de queda capilar, que não gera cicatriz, pode ser recorrente, se localizar em alguma região da cabeça ou se estender por todo o couro cabeludo.
IMPORTANTE: Em caso de queda capilar recorrente na criança, o diagnóstico deve se dar por meio de exames em laboratório para a identificação do agente causador do problema e posterior indicação de tratamento adequado.
Curiosidades Sobre a Queda de Cabelo Infantil
De acordo com dados científicos, uma pessoa perde geralmente entre 100 e 150 fios de cabelo por dia, assim como a cada 24 horas cresce 0,35 mm. Essa queda capilar natural é como um ciclo programado geneticamente, a troca de todos os fios capilares ocorre entre os 3 e 5 anos da criança, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.
A queda de cabelo em crianças de 2 anos de idade pode estar relacionada a algum problema como alopecia ou a algum tipo de problema atípico que também pode acometer outras regiões como unha e dentes. Mas vale lembrar que a maioria dos especialistas aponta que a troca capilar pode se dar por até dois anos de idade.
Praticamente todos os recém-nascidos perdem alguns ou todos os fios capilares até os seis meses de vida e essa renovação capilar é natural. Depois dessa fase, a criança pode perder fios por atrito com o colchão no qual dorme, por alguma reação a algum produto de higiene como shampoos e sabonetes. A queda de cabelo na infância pode ter relação com reação medicamentosa e até mesmo com deficiência de nutrientes na dieta alimentar.
Já a queda de cabelo em crianças de 7 anos de idade pode ser reflexo de quadros mais complexos como: depressão, quadros infecciosos, algum distúrbio comportamental, crise de ansiedade e estresse. O ideal é que os pais sempre fiquem atentos e em sinal de anormalidades, levem a criança para consulta pediátrica a fim de uma devida investigação sobre o quadro de saúde.
Há casos em que após o diagnóstico, a criança deverá tomar algum tipo de vitamina ou utilizar algum tipo de loção para o tratamento da queda capilar. O importante é que os pais sempre fiquem atentos e em casos em que houver regiões calvas em determinados locais do couro cabelo, o recomendado é que um dermatologista seja procurado com urgência.
Tricotilomania
A tricotilomania é considerada um dos casos mais graves de queda capilar, trata-se do hábito de puxar os fios e esta é uma doença que pode levar à calvície, este é um problema que precisa ser medicado o mais rápido possível e a criança deverá ser submetida a tratamento psicológico adequado, já que em muitos casos, o desenvolvimento da doença também está relacionado a alguma alteração psicológica3.
Causas da Queda de Cabelo na Infância
Pode ter origem congênita – Quando fatores hereditários possuem ligação com a perda capilar da criança.
Origem traumática – Quando a queda de cabelo está relacionada com alguma lesão no couro cabeludo.
Origem Neurótica – Se enquadra nesta categoria a tricotilomania que é quando a própria criança arrança os fios capilares.
Relação com a seborreia – A dermatite seborreica pode estar relacionada com a queda capilar na infância, leva à descamação, eritema e coceira, mas ainda assim, não se trata de um problema que leva à queda capilar de maneira tão significativa.
Fatores secundários – É quando a queda dos fios pode ter relação com a administração de algum medicamento, doença ou com alguma anormalidade na saúde da criança.
Relação com o emocional – A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida de fios capilares e está intimamente ligada a fatores emocionais. Só depois da solução destes problemas, os fios voltam a nascer.
Fator bioquímico – Algumas alergias também podem levar à queda capilar como alergia ao glúten, trigo ou lactose, mas a causa de queda capilar não é o principal sintoma destes problemas.
Dicas para Reduzir a Queda de Cabelos
Dentre as dicas básicas para evitar queda capilar em crianças está: não pentear cabelos cacheados secos, isso pode causar a quebra dos fios e propiciar a queda; recomenda-se lavar a cabeça da criança dia sim e dia não; em caso de cabelos cacheados ou crespos, a utilização de cremes para pentear é recomendada; não deixe a criança dormir com os cabelos molhados; produtos de uso adulto não devem ser utilizados.
Em caso de perda de fios que se mostre anormal, é importante que os pais informem o ocorrido ao pediatra para que a criança seja encaminhada a um profissional dermatologista para o tratamento adequado.
Tenho um filho de 13 anos e tem o cabelo liso esta caindo muito o q posso deve sere o que posso fazer para volta ao normal
Olá, a queda de cabelo em um adolescente de 13 anos pode ser causada por várias razões, um acompanhamento médico é fundamental para garantir que a causa seja identificada e tratada corretamente, ajudando a restaurar a saúde do cabelo do seu filho.
Olá tudo bem tenho um
Filho de 7 anos e ele tem paraleliza celebral e o cabelo dele começou a cair tipo do nada passei a mão e quando vir que estava caindo fique assustada é normal?!pq isso nunca aconteceu
Olá, é importante consultar um pediatra ou um dermatologista para investigar a causa e obter o tratamento adequado. Eles poderão fazer uma avaliação completa e ajudar a identificar o motivo da queda de cabelo.
Meu neto de 10 anos está com alopecia…gamaglobulina de 418 glicemia de 99… é estressado ancioso…se preocupa mto com a mãe por favor qual caminho a seguir?
Olá, recomendo que veja um atendimento com pediatra e nutricionista para acompanhamento e orientação correta.
oi minha filha de 10 anos perde muito cabelo tudo bem que em maio ela teve piolho dei remedio pra tomar e pasei no cabelo
Meu filho tem 2 anos e 1 mês já tem 3 meses que os fios de cabelos dele cai muito que fica pela casa os fios e não são poucos e quando passo a mais sai muitos nos meus dedos e quando vou pentear estou tão preocupada
Olá, sugiro que leve seu filho ao pediatra para avaliação com segurança
Sou professora, estou com uma aluna de 4 anos. Fala comprometida diz ser ausência de furo nasal interno. Desenvolvimento físico e cognitivo também comprometidos. Mas destaca- se por ter seu couro da cabeça sem cabelos. O que me orienta para que com delicadeza e respeito oriente os pais?
Oi boa , mh filha tem 4 anos e ela tem uma queda de cabelo , e só cai dos lados
Olá, recomendo que leve sua filha na pediatra de acompanhamento para uma avaliação e se necessário encaminhar para outra especialidade
Olá bom dia. Meu filho tem quase 8 anos e tem uma queda de cabelo. Somente quando toma o seu banho ao limpar os cabelos os fios ficam na toalha mas somente noto sempre após o banho. Não tem uma queda constante, por causa da pandemia tenho receio em levar ao hospital. Há alguma sugestão sobre isso?!
Boa noite! Minha filha tem 11 anos esta6com queda de cabelo constante, já fiz exames hormônios e hemorragias. Levei a pediatra que passou um shampoo para caspa e depois levei a dermato que pediu todos exames hormonais, mais dentro dos valores de referência estão todos normais. Pois ainda não consigui marcar o retorno por conta da pandemia. Estou aflita pq não para de cair . Percebi estava com um pouco de caspa e comprei o shampoo novamente. SE PUDER AJUDAR AGRADEÇO
Olá, recomendo que siga as orientações passada pelas medicas, não use nada que não seja orientado ou indicado pelo medico.
Veja a possibilidade de marcar uma nutricionista para avaliar.
meu neto tem cinco anos e está caindo mechas do cabelo
muito grandes
Olá, sugiro que veja uma consulta medica para uma avaliação.
Boa tarde gostaria de uma dica indicação n sei rsrs é seguinte minha filha te 2 anos o cabelinho é um liso com as pontas cacheados, começou a cair com 2 meses voltou a cair com 4 com 6, 10 meses com 1 ano e meio caiu novamente agora com 2 anos e 1 mês está caindo já tem pouquinho de tanto q caiu agora tá caindo novamente só em passar a mão no cabelo dela oq faço??
Como ficou o cabelinho da sua filha? Do meu está caindo muito
Como ficou a questao da queda de cabelo do seu filho? Do meu tá caindo demais 2 anos e 9 meses
Do meu filho é assim, você levou no dermatologista?
Olá, tenho uma grande dúvida, quando eu tinha por volta de 6 anos, meus pais aplicaram no meu cabelo um remédio contra piolho, que causou queda, desde então meus cabelos nunca mais foram os mesmos, são quebradiços e não passam de certo comprimento, sendo que meu cabelo era saudável e longo, o estranho é que já faz 20 anos, o que pode ter ocorrido de tão grave? Qual explicação pra isso?já tentei mil coisas e nenhuma deu certo.
Boa noite! Minha filha tem 9 anos, e tem um mês q o cabelo dela tá caindo achei q fosse normal pois o cabelo dela é muito cheio e cacheado, só q um tempo para cá começou a aparece uns buracos na cabeça dela q dar p vê o coro da cabeça, o que eu faço, pois não consigo marca um pediatra p ela, e nem marca exames de sangue p saber o que pode ser, por causa desse bendito Covid 19. O que eu faço?
Da minha filha também ta caindo pq ela tava com caspa e esta com muitas falhas
Minha filha também tem 9 anos,e minha dúvida é exatamente igual.
Não vejo problema aparente,caspa, seborreia,nada disso.
Ela teve covid em janeiro,será que poder ser isso?
Bom dia!
Por favor me ajude minha filha tem 5 anos o cabelo dela começou a cair estou desesperada. Aguardando uma resposta
Olá minha filha Tem 5 anos e cabelo dela não cresce as vezes cair minha filha fica chorando Pq cabelo dela não cresce ??
O meu filho pegou impinge no couro cabeludo já até melhorou mais agora começou a cair vário pontos da cabeça tem vários buracos mais não tô conseguindo marcar uma Consulta por causa dessa covid-19 o que posso passar pra amenizar essa queda queria resposta de um especialista muito obrigada
Boa noite, sou pai da Isadora (4 anos), aparentemente saudável, alegre, sem stress, alimentação sem restrição, há uns 60 dias vem apresentando uma queda acentuada de cabelos, a levei na pediatra e na dermatologista, as duas pediram um monte exames, estou aguardando os resultados. Como vi que aqui na página nenhum de nós encontrou resposta e vi que os relatos são muito idênticos, sugiro que assim o tiverem a resposta de seus médicos, postem aqui para assim ajudarmos uns aos outros. Pai preocupado.
Como resolveu o caso do seu filho ?
Meu filho tem 4 anos e está com queda de cabelo, não tem coceira na cabeça e nem caspa, cai quando lavo o cabelo dele, passo a mão e são antes estava saindo poucos fios mais hoje contei 53 fios… Devo me preocupar… ele tem uma má Alimentação, mais dificilmente adoece.
quais nutrientes , eu posso dar para ela, que ajuda para de cair pois minha filha também esta caindo muito?
Boa noite, somente o médico pode passar qualquer tipo de medicamento.
Boa noite, o ideal é relatar ao pediatra e verificar a melhor dieta para sua filha.
A filha tem um 1 ano 5 meses o cabelo dela do começou do nada cair , isso é normal?
Estou preocupada pq não tava caindo
Algo resolveu? Do meu filho ta caindo muito tbm
Qual especialista procurar? Minha filha nasceu careca e agora já está com 4 anos e o cabelo ainda e bem curto, como de homem. E de uns dias pra cá, está caído com frequência
Olá, você deve procurar o dermatologista.
Abraços!
Minha filha tem 5 anos e cabelo dela tá caindo quando lavo e na frente quando amarro o cabelinho dela fica umas falha ..devo me preocupar não tenho condições de pagar um pediatra nem exames pra ela na minha cidade médico do SUS e difícil marcar..o que fazer alguém pra me ajudar