Ter um filho significa que você vai precisar ter muitos cuidados. E por mais que você pense e cuide de cada aspecto de sua vida, é inevitável que algum problema aconteça de vez em quando.
Casos como gripes, pequenos acidentes e alergias são bastante comuns, apesar de causarem muita preocupação nas mães e nos pais. Mas uma coisa que pode gerar muito pânico em quem nunca presenciou é sangue nas fezes do bebê.
Esse fenômeno costuma deixar os pais realmente apavorados e com medo do que isso pode ser. Mas antes de se apavorar, é sempre importante saber o que pode ser, quais são as possíveis causas e o real nível de gravidade desse problema. E é por isso que o texto de hoje trata exatamente desse assunto: O que fazer quando você encontra sangue nas fezes do bebê?
É normal Aparecer Sangue nas Fezes do Bebê?
Não dá para dizer que isso é algo normal e saudável, pois não é. Mas ao mesmo tempo, também não é a coisa mais incomum de acontecer, já que sangue nas fezes do bebê pode ter diversas causas. Mas para que a sua mente fique tranquila e também para que a saúde do bebê esteja assegurada, a melhor saída é visitar um médico nessa situação.
Os problemas podem variar de diferentes formas, se o sangue apareceu apenas uma vez ou várias, qual é a quantidade de sangue, se o bebê reclama de alguma dor, entre diversas outras variáveis que podem apontar para muitas causas.
Possíveis Causas do Sangue nas Fezes do Bebê
Como acabamos de dizer, o sangue nas fezes do bebê pode ter muitas causas, sendo as principais delas:
Fissura no Ânus
Acontece normalmente quando o bebê começa a ser introduzido a uma alimentação mais sólida. Isso faz com que suas fezes fiquem mais duras e, consequentemente, também ficam mais difíceis de serem expelidas pelo organismo do bebê, fazendo com que os sangramentos aconteçam de vez em quando.
Nesses casos, você pode fazer com que o bebê se hidrate melhor para ajudar na evacuação. Em alguns dias o sangramento deve parar, mas caso isso não aconteça, você pode procurar um médico para verificar se não há nenhum outro problema.
Alergia Alimentar
Pode acontecer de o bebê ser alérgico a algum alimento, normalmente acontece com leite de vaca, mais especificamente à proteína do leite de vaca, a caseína. Muitos bebês são diagnosticados com essa alergia antes dos 6 meses de idade.
Quando isso ocorre, seu corpo pode produzir uma reação que faça com que haja sangue em suas fezes. Nesse caso, todo alimento que contenha o leite de vaca deve sumir de sua dieta e, se o bebê ainda mama, também deve sumir da dieta da mãe, já que essa proteína pode ser passada pelo leite materno. Dentro de alguns dias, as fezes do bebê devem voltar ao normal.
Vacina do Rotavírus
É necessário prestar atenção nos efeitos colaterais que esse tipo de vacina causa. O sangue nas fezes do bebê pode durar até 90 dias e é necessário ir a um médico se você perceber que o sangramento está muito intenso.
Assadura
Por incrível que pareça, o aparecimento de sangue nas fezes do bebê também pode ser algo tão simples quanto assaduras que podem acabar ficando mais fortes e fazendo com que pequenos sangramentos ocorram.
Nesse caso, você pode verificar e aplicar uma pomada durante alguns dias para que a assadura melhore. Esses costumam ser os casos mais simples e os mais fáceis de serem resolvidos.
ATENÇÃO: É importante lembrar que apenas um médico pode apontar a causa exata de isso acontecer com o seu bebê especificamente, então é sempre importante visitar um pediatra antes de dar qualquer medicamento para seu filho.
Devo me preocupar?
Apesar de muitas mães e pais ficarem extremamente preocupados quando encontram sangue nas fezes do bebê, a maioria dos casos não são uma emergência e podem ser tratados de forma simples e até mesmo com o tempo.
Ainda assim, é impossível que uma mãe não fique realmente preocupada com seu filho em uma situação desse tipo, ainda mais quando se trata de um sangramento. Por isso também é importante alertar sobre os perigos que o sangue nas fezes do bebê pode sinalizar.
Em casos graves, pode haver uma hemorragia interna em alguma parte do sistema digestório da criança, normalmente no intestino, o que pode causar certo sofrimento. Você pode desconfiar disso, se as fezes com sangue vierem acompanhadas de vômitos, inchaço na região abdominal e febre.
Para que se dê o diagnóstico definitivo, são necessários alguns exames como a radiografia do abdômen. Um médico determinará se o caso é grave ou não, podendo até mesmo indicar uma cirurgia para o bebê.
A preocupação e até mesmo o pânico são comuns quando algo fora do normal acontece com nossos filhos, ainda mais quando se trata de um bebê. Mas é necessário manter a calma tanto para transparecer tranquilidade para a criança quanto para entender melhor a situação e avaliar qual é a melhor atitude a ser tomada.
Apesar de existirem casos extremos como citamos aqui, a maioria das vezes em que uma mãe encontra sangue nas fezes do bebê é por causa de um problema leve e que pode ser resolvido em poucos dias. Por isso mantenha a calma e nunca deixe de querer saber sempre mais sobre a saúde dos bebês. Isso faz bem para você e, consequentemente, também para o seu filho.
Meu BB está com diarréia e encontrei um pouquinho de sangue nas feses dele o que pode ser
ResponderOlá Lucilene, recomendo que veja uma consulta para seu BB, para que ele seja avaliado e você orientada corretamente .
ResponderDesejo melhoras.
Boa noite, li no artigo que a vacina da rotavírus pode causar sangramento por até 90 dias. Meu bebê após a vacina esporadicamente tem apresentado raias de sangue nas fezes. Gostaria de saber qual o embasamento cientifico para essa confirmação dos 90 dias de sangramento para eu poder apresentar à pediatra do meu bebê, pois todos estão desconfiando de aplv e eu desconfio da vacina.
ResponderOlá Danielle, cada caso varia preciso investigar o sangue, a maior suspeita e sim aplv, se for aplv e ele mamar exclusivamente no peito, precisa cortar os lácteos, se ele mama formula precisa rever, colocar a especial no lugar.
ResponderRecomendo que siga as orientações da pediatra.
Minha filha tem sete meses e meio sente usamos fórmula para complementar e aos 4 só fórmula ela usava o Aptamil e aos 6 meses fomos pro nestogeno semana passada ela apresentou febre diarréia isso na quinta no domingo ainda com febre e diarréia percebi mucco e uns risquinho de sangue em 3 trocas dela o pediatra passou exame de coprocultura e sangue oculto o de sangue oculto deu positivo agora estou esperando o de coprocultura sangue só saiu no domingo mais continua fazendo cocô mole e várias vezes ao dia e com mucco o qu deve ser lembrando que teve febre
ResponderOii, o mesmo caso os mesmo meses da minha filha. Você pode por favor dizer qual foi o diagnóstico da sua ? Porque o pediatra dela só é na sexta e eu estou muito preocupada
ResponderMeu bebê tem 4 meses e 10dias,está com 4 dias com as fezes amarelas bem líquida, é hoje apresentou rajinhas de sangue,a temperatura dele as vezes chega a 36.3 graus estou muito preocupada, o que pode ser?
ResponderNesse caso seria interessante um acompanhamento com o pediatra. Boa sorte!
ResponderMeu bebê tem dois meses e começou a fazer coco verde com um pouco de sangue só que tá fasendo coco várias vezes ao dia e saindo sanque estou muito preocupada pq ele tá meio tristonho quando fãs vovó parece que dói a barriga dele me ajudem por favor não sei oque faser tô com muito medo de ser algo grave
ResponderOlá, leve ele o quanto antes ao pronto atendimento.
ResponderTalvez possa ser algo que o esteja incomodando, aconselho procurar um acompanhamento médico.
ResponderVocês são maravilhosas. Meu bebê tomou a vacina rotsvirus e teve febre. Passou e começou a ter diarreia. Meu outro bebê de 1a9m tb Esta. Ele deve ter tomado a mamadeira do irmão e acabou pegando o restinho da vacina. Que loucura gente. Vocês explicam mais que a clínica de vacinação. Beijo.
Responder