É verdade que existem preocupações comuns à todas as mães de bebês, não importa o sexo ou as condições em que cada um deles se encontra. Mas também existem preocupações que são exclusivas das mães de meninos e uma dessas preocupações é quando o testículo não desceu depois de um ano de idade.
Esse é um problema que pode acontecer e é necessário estar atento a ele. Mas por que isso acontece? Quais são as complicações que isso pode trazer? Como resolver? Vamos falar sobre tudo isso, e entender mais a fundo sobre o assunto em geral.
Bebê Nasceu Sem Testículos
Não é incomum que um bebê menino nasça “sem os testículos”. Na verdade, não é que ele não possui esses órgãos, mas sim que eles ainda estão do lado de dentro do corpo, na cavidade abdominal, o que é ainda mais comum em bebês prematuros.
Os testículos migram para o escroto naturalmente com a estimulação hormonal e lá começam a se desenvolver. Quando após um determinado período de tempo um testículo não desceu ou até mesmo os dois, esse problema recebe o nome de criptoquidia, que acontece em cerca de 3% dos bebês e, nos prematuros, o número sobe para 20%1.
Por que Isso Acontece?
Não se sabe exatamente porque ocorrem esses problemas com os testículos, mas sabe-se que isso ocorre, dentro da barriga da mãe, por volta do sétimo mês, ou seja, no caso dos prematuros, há uma explicação do porquê isso ocorrer.
Mas também existem indícios de que outros fatores podem influenciar, como um problema hormonal da mulher durante a gestação, um problema no desenvolvimento de determinados músculos do bebê ou até mesmo a existência de alguma coisa em seu corpo que obstrua o caminho do testículo.
O Que é Testículo Retrátil?
Ao contrário da cripitoquidia, o testículo retrátil2 fica em seu lugar habitual quando o bebê está em repouso, mas acaba saindo do lugar ocasionalmente. Quando esse problema é identificado corretamente, ele não necessita de nenhum tipo de tratamento, pois o testículo vai ficando em seu lugar normal conforme o desenvolvimento da criança.
A maior preocupação que temos quanto a criptoquidia é por conta da possibilidade de o bebê cresce e se tornar um adulto infértil, entre outros problemas que também podem ser gerados.
O que acontece é que, se os testículos não estiverem no escroto, eles não amadurecem na maneira correta, o que podem ocasionar esses problemas. Além disso, se esse problema não for tratado de forma correta, há risco de atrofiamento dos testículos.
Cirurgia de Testículo Não Descido
Se um testículo não desceu até os 6 meses de idade, é pouco provável que ele volte ao normal sozinho, muitas vezes necessitando de uma cirurgia. Esse tipo de operação é feito até, no máximo, 2 anos de idade, ainda que muitos médicos recomendem fazê-la o mais rápido possível para conseguir corrigir o problema sem gerar nenhuma consequência grave para o menino3.
Procedimento Simples ou de Risco?
O processo cirúrgico é simples, com o bebê tomando uma anestesia geral e o médico levando o testículo até o lugar onde ele deve estar. Dependendo do nível do problema, é possível que a cirurgia seja feita em fases e que demore um pouco mais do que o esperado.
Existem casos onde, mesmo após a cirurgia, o testículo volta a sair do lugar e exatamente por isso, é necessário que haja um bom acompanhamento médico pós-operatório. Ainda que a ideia de uma cirurgia em um bebê possa apavorar mães e pais, é necessário manter a calma e saber que o processo é simples, além de não haver necessidade de internação.
É muito comum que os bebês recebam alta no mesmo dia que realizaram a cirurgia, sendo necessário voltar apenas para o acompanhamento já citado aqui. Perceber que um testículo não desceu é um sinal de alerta para que os pais levem seus filhos ao médico para verificar se realmente existe um problema e como devem agir dali para frente.
Mas é importante sempre manter a calma e só tomar algum tipo de atitude depois de saber exatamente do que se trata e de como os procedimentos médicos irão acontecer. Muitas vezes o corpo do bebê pode tratar do problema sozinho, necessitando apenas da observação constante de um médico para verificar se está tudo bem. Seguindo essas orientações, dificilmente isso será um grande problema para a vida do menino.
Veja Também: O que é a Varicocele? Causas e Tratamentos
Foto: cabujak
Meu filho tem 1 ano e dois meses passei no pediatra hj ela me falo que a bolinhas do saquinho dele não desceu e acho que vai precisar de cirurgia estou no aguardo pra passar no neurologista mas estou muito preocupada e com medo tem algum risco nessa cirurgia???
ResponderOlá Daniela, segundo pesquisas é uma cirurgia rápida :O procedimento é chamado de orquidopexia e consiste em realizar uma pequena incisão próxima ao local onde está localizado o testículo e movê-lo até o saco escrotal. A cirurgia é rápida e pode ser realizada usando-se métodos minimamente invasivos. Em geral, a criança é liberada e volta para casa no mesmo dia.
ResponderBoa noite quero fazer uma pergunta meu filho tem quase três anos e só tem um ovinho , o pediatra desde que eu passava ele ate os dois anos não me avisou nada parei de passar ele por conta da pandemia não esta atendendo igual antes e agora vou tentar passar ele lá porque na sei oque fazer eu só vir um ovinho o outro não tem .!?
ResponderOlá Jessica, o recomendável é que leve ele ao pediatra e espere a avaliação , siga as orientações.
ResponderBoa noite! Estou passando pela mesma situação que vc, meu filho esse mês completa 2 anos. Fui em uma consulta hj com cirurgia pediátrica ela ñ conseguiu apalpar a bolinha dele, disse que provavelmente está dentro da barriga estou muito preocupada.
ResponderOlá. Meu bebê tá cm 10 meses e ainda não desceu o testículo dele do lado direito.. fiz a ultrassom não conseguimos achar é bem provável que ele esteja no abdômen o médico da ultrassom disse.. será que ele ainda desce? Ele tinha aparecido mais sumiu de novo.. A criança tem algum risco na operação.. estou tão preocupada..
ResponderOlá, seu comentário foi em abriu, meu bebê está com 27 dias e um dos testículos dele não desceu, como resolveu isso com seu bebê?
ResponderSe puder entrar em contato comigo via whatsapp me ajudaria muito, pois estou muito preocupada. 11987546992.. Grata
Meu netinho está com 9 meses e “nasceu” sem o testículo esquerdo, e o urologista disse que teria que fazer a cirurgia, mas dois dias antes da mesma, o testículo apareceu, e depois sumiu novamente. Será necessário mesmo a cirurgia?
ResponderE quando so o testículo não desceu e a criança já tem cinco anos o que acontece
ResponderOlá, nesse caso deve verificar com pediatra.
ResponderOlá! Os testículos do meu filho de 1 ano ainda não desceram e ele tbm tem fimose. Porém a pediatra dele disse para eu não me preocupar e que não opera fimose antes dos 4 anos. O que eu devo fazer?
ResponderUm dos testiculos do meu filho não desceu, ele vai dazer tres anos , a medica tinha mandado esperar ate os 3 anos, pra ver se teria que operar. Ainda da tempo?
ResponderBianca, se ele tem três anos e não desceu, vai precisar operar.
ResponderMeu filho ta com 2 anos e meios mandaram eu esperar até os 2 anos pra ver se o testículo descia .. até Agora não desceu me mandaram fazer a cirurgia do testículo esquerdo e a da fimose juntas .. meu filho corre algum risco de vida ? Estou muito preocupada
ResponderO meu filho nasceu sem os testiculo no saco escrotal, foi feito uma ultra e constou que está na virilha ,ele vai fazer 3 meses dia 22/08 E ainda não desceu os testículo devo me preocupa?
ResponderDarli, nesse caso o ideal seria fazer acompanhamento com pediatra.
ResponderMeu filho nasceu sem um dos testiculos e agora ele ta com 4 meses e começou aparecer uma bolinha bem um pouco abaixo do penis .pode ser o testiculo descendo tav um poico inchado
ResponderVanuza, nesse caso o ideal é leva-lo ao pediatra uma vez que está com inchaço.
ResponderOs testículos do meu filho de 7anos não estão na bolsa escrotal. Devo me preocupar?
ResponderLiandro, verifique com o pediatra dele.
ResponderFabiana Aparecida de souiza
Responder