A gravidez não só muda o corpo da gestante, mas também muda a maneira como ela anda. Quem nunca ouviu aquele velho ditado que diz que toda gestante tem que cair ao menos uma vez durante a gestação? A sabedoria popular pode ser que tenha alguma razão, já que o centro de gravidade de uma mulher grávida se modifica ao longo da gestação1, o que pode causar dificuldade em manter seu equilíbrio e o tombo na gestação se tornar um grande risco.
Sabendo disso, não é de se admirar que 25% das mulheres grávidas experimentam uma queda durante a gravidez e 10% dessas mulheres caem mais do que uma vez.
Corpo que Protege
Felizmente, o corpo feminino foi projetado para proteger o bebê contra lesões. Isso inclui amortecimento por conta do líquido amniótico2 e dos músculos fortes do útero.
A queda pode acontecer com qualquer pessoa, mas se acontecer a uma mulher que está grávida, é importante conhecer algumas informações, os riscos e o que fazer.
Quais os Riscos de um Tombo na Gestação?
O útero provavelmente não sofrerá nenhum dano permanente ou trauma de uma queda leve. Mas se o tombo for muito grande ou atinge um certo ângulo, é possível que a gestante possa sofrer algumas complicações.
Principais Complicações
Exemplos de possíveis complicações relacionadas a tombos na gestação incluem:
- Descolamento da placenta;
- Fraturas de algum osso da gestante;
- Confusão mental pós queda;
- Rompimento da bolsa.
Porque os Tombos na Gestação Acontecem?
Não há como afirmar que toda mulher sofrerá um tombo durante a gestação, mas é preciso saber que a gravidez pode torná-la mais vulnerável. E isto acontece por causa de alguns fatores:
- Alteração no centro de gravidade – o crescimento da barriga dificulta o equilíbrio do corpo à medida que o centro de gravidade vai mudando. Portanto, pode haver chances de queda, especialmente em superfícies irregulares.
- Hormônios da gravidez – o hormônio Relaxina que ajuda a relaxar as articulações e os ligamentos para o trabalho de parto, também afetam o movimento e a caminhada. As articulações um pouco mais soltas podem causar instabilidade nos pés, tornando-se vulnerável a cair.
- Hipoglicemia e queda de pressão arterial – estas duas condições, que são comuns durante a gravidez, também podem fazer com que as mulheres se sintam tontas e percam o equilíbrio ao caminhar.
Outros fatores que contribuem para o tombo na gestação:
- Excesso de exaustão
- Desconforto geral
- Cérebro de gravidez ou mente preocupado
- Cansaço ou sobrecarga
- Inchaço dos pés
Tombo na Gestação Pode Prejudicar o Bebê?
Se o tombo não for tão grave a ponto de a gestante ficar gravemente ferida, é provável que o bebê não experimente nenhuma lesão, pois ele estará bem protegido por:
- Bolsa amniótica e seu líquido, que dá um efeito de amortecimento;
- Musculatura uterina;
- Músculos e gorduras abdominais;
- Osso pélvico.
A combinação de todas essas estruturas minimiza o movimento do bebê dentro do útero e reduz os riscos em pequenos acidentes. Se a queda é maior e causa uma lesão grave na gestante, é provável que o bebê também seja afetado.
Quando Buscar Ajuda Médica?
Na maioria das vezes, uma pequena queda não é suficiente para causar um problema com a mãe e nem com o bebê. Mas existem alguns sintomas que indicam que ela deve procurar assistência médica. Esses incluem:
- Um tombo que resultou em um golpe direto no estômago;
- Perda de líquido amniótico;
- Sangramento vaginal;
- Dor intensa principalmente na pelve, estômago ou útero;
- Contrações próximas e doloridas;
- O bebê não está se movendo com tanta frequência.
Caso apresente estes ou outros sintomas após um tombo, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível.
No Consultório Médico
Ao sofrer uma queda, a primeira coisa que o médico fará é, verificar se há lesões que possam exigir tratamento. Isso pode incluir um osso quebrado ou torcido, ou qualquer lesão no tórax que possa afetar a respiração.
Depois disso, ele irá avaliar o bebê. Alguns exames que podem ser feitos incluem ouvir e medir os batimentos cardíacos do bebê usando o ultrassom com doppler.
O médico também poderá perguntar se a gestante notou qualquer alteração que poderia indicar preocupação para o bebê, como contrações, sangramento uterino ou dor abdominal.
O médico pode pedir o monitoramento contínuo do bebê realizando uma cardiotocografia, que monitora tanto as contrações como a frequência cardíaca do bebê3.
Com esta informação, ele pode determinar se ambos estão sofrendo qualquer complicação, como o descolamento da placenta ou uma frequência cardíaca lenta.
Exames de sangue como hemograma completo e fator Rh, também podem ser recomendados. Isso ocorre porque as mulheres que têm um tipo de sangue Rh negativo podem estar em risco de sangramento interno que pode afetar o bebê.
Como Evitar Futuras Quedas?
Nem sempre se consegue evitar as quedas, mas há alguns passos que podem ser tomados para que o tombo na gestação não ocorra:
- A gestante não deve evitar a atividade física por medo de cair. Em vez disso, experimentar atividades regulares em superfícies planas como uma esteira, podem servir para melhorar a agilidade durante a gravidez;
- Para evitar escorregar, ter cuidado com as superfícies com água ou outros líquidos.
- Usar sapatos com uma aderência ou superfície antiderrapante.
- Evitar o uso de saltos muito elevados ou calçados planos que sejam fáceis de tropeçar durante o uso.
- Usar medidas de segurança, como segurar no corrimão enquanto desce as escadas.
- Evitar transportar cargas pesadas que impedem de enxergar os pés.
- Andar em superfícies niveladas sempre que possível, e evitar andar em áreas gramadas.
- Fazer pequenas e várias refeições ao dia e sempre levar alguma coisa para comer na bolsa. Assim evitará as quedas de pressão e de açúcar.
Ao longo da gravidez, o médico continuará monitorando a posição do bebê, assim como a placenta. Realizar os cuidados pré-natal todos os meses e observar quaisquer condições que possam surgir ao longo da gravidez pode ajudar a gestante ter um bebê saudável. Se você chegou a esse texto porque acabou de sofrer um tombo na gestação e está preocupada com a sua saúde e a do seu bebê, ligue para o seu médico ou procure assistência médica o mais breve possível.
Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da pré-concepção feminina FamiPré e no caso dos homens, o FamiUp, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.
Veja Também: Gravidez de Risco – Quais os Casos Que São Considerados?
Fotos: DanielReche
Coloquei minha cadeira bem na quina da mesa, quando levantei bati forte o lado direto da barriga estou grávida de 7 semanas tem algum risco ? O q faço?
ResponderOlá, esta sentindo alguma coisa? para que fique sem duvidas sugiro que veja com seu medico uma avaliação para que seja orientada corretamente
ResponderOi boa noite estou com 4 meses e hoje fui lava o banheiro cai sentada mais não estou sentido dor e nem sagrando de me preocupar?
ResponderOlá lais, mesmo sem estar sentindo nada, sugiro que veja um atendimento medico para que seja avaliada corretamente
ResponderOlá!!!
Responderestou de 11 semanas e hoje estendendo roupas cai da escada e bati a barriga no degrau da escada, não estou sentindo dor nenhuma mas estou sangrando pode ter acontecido alguma coisa com o bebê?!
Olá, recomendo que passe por um atendimento medico para avaliar o sangramento e te orientar de forma correta
ResponderOlá estou de 29 semanas e escorreguei e cai de lado não sinto dores nem nada so o meu bebe q está mexendo muito devo procurar um médico?
ResponderOlá Juliana, tudo bem? Espero que sim! Mesmo sem estar sentindo nada recomendo que entre em contato com seu medico para orientação segura
Responderola boa noite, estou com 28 semanas, cai e bati um lado do quadril, minha barriga ficou dura, comecei a ter soltar gases, mas o bb nao para de mexer… devo me preocupar?
ResponderOlá, se esta bem, sem sintomas, não seria o caso de um atendimento, mais se tem duvidas e se estar sentindo algo, sugiro que sim que veja um atendimento para avaliação
ResponderFiz uma fiv em 3 /4/2023 e hoje escorreguei e bati de leve de lado com o quadril. Corro o risco de dar errado o procedimento? Estou desesperada.
ResponderEstou na 16 semana hoje estava sentada no banco esqueci achei que estava na cadeira e empurrei ele sentada como se empurra uma cadeira quase caí mas apoiei na cama e fui caindo devagar não estou sentindo nada. Graças a Deus tenho que me preocupar?
ResponderOlá Lida, sugiro que fique atenta, se sentir dor ou qualquer sintoma diferente , recomendo que veja seu medico para avaliação .
ResponderEstou de 38 semanas e levei um tombo de lado, na hora não senti nada mas depois de um tempo começa a doer embaixo do seio, o bb se mexe e não sinto dor na barriga, não notei perda de líquido ou sangue, minha dor ficou durante a noite toda e não passa
Responderolá Franciele, como esta com dor, recomendo que veja um atendimento medico para avaliar com segurança.
ResponderEscorreguei e cai de bunda no chão mais consegue fazer com que não tivesse muito impacto, acabei de entrar no 6 mês de gestação.
ResponderMais estou com medo, não tô sentindo nada no momento, mais estou com muito medo.
Olá, por questão de segurança , seria bom que visse seu medico para avaliar , mesmo não estando com dor ou sintomas , somente por segurança .
ResponderEstou grávida de 7meses e acabei de cair na escada não foi um tempo muito grande pois cair de lado batendo a perna e ralando o joelho não estou sentindo dor na barriga e o bebê está mechendo não estou com sangramento o que faço?
ResponderOlá, recomendo que mesmo sem nenhum sintomas , fale com seu medico e siga as orientações
ResponderBoa tarde estou com 33 semanas e 6 dias acabei de cair vindo do emprego…cai pra frente com tudo machuquei o joelho o cotovelo e bati a lateral da coxa…estou sentindo uma pressão na barriga e mal estar,o bebê já mecheu depois da queda…devo ir para o hospital,estou preocupada pois não sei o que fazer
ResponderOlá Bruna, como esta sentindo uma pressão na barriga, sim, recomendo que vá em uma emergência para uma avaliação segura
ResponderCai quando estava tentando passar por cima de um puf, estou grávida de 6 semanas, as coisas que estavam em cima de uma mesinha de apoio que impedem da minha cachorrinha sair caíram em cima de mim, bati com o quadril no chão, e fora meu pé que está um pouco dolorido.
ResponderDevo me preocupar em relação a isso?
Olá, se não estar sentindo dor , nem teve sangramento, sugiro que fique atenta a qualquer sinal e veja seu medico ou uma emergência para avaliação
ResponderBom dia. Estou gravida de 13 semanas e 2dias e ontem fis uma eco e esta tudo bem com o nene porem quando cheguei em casa tropiquei e cai mais levei as maos e o joelho para nao bater a barriga e nao bati a barriga devo me preocupar? Ou o bebe ta bem protegido? Nao sinto dores nenhuma .
ResponderOi estou com 8 semanas cai sentada estou sentindo uma leve do no lado da virilha
ResponderMuito preocupada
Olá, recomendo que veja seu medico e se a dor aumentar vá em uma emergência para avalição
ResponderEu cai no banheiro. E. Depois eu reparei que o bebe parou de mecher como ser mechia
Responderoii bom dia eu dei um pulo pra pula a poças de lama e minhas penas abril muito deu tipo um bate quando pulei estou sentindo um desconforto no pé da barriga 28 semanas
ResponderOlá, recomendo que veja seu obstetra para uma avaliação no desconforto, siga orientações passadas por ele.
ResponderBoa sorte!
Estou com 5 meses de grávida eu dei uma queda no banheiro ontem à noite pode ter acontecido alguma coisa com bebê
ResponderOlá, se o fluxo não esta normal, recomendo que faça um beta quantitativo , veja seu ginecologista para uma avaliação e acompanhamento .
ResponderBoa sorte!
Nossa eu caí tbm no trabalho bate as costas bem forte só não fui na hora pq não consegui mais fui só médico eles mediram os batimentos do bebê e como está normal não pediram outro exame mais como é melhor prevenir que remediar vou pagar um ultrassom pra ficar mais tranquila
ResponderVocê deve ir no médico pq as vezes pode ter afetado alguma coisa importante e demora sempre prejudica certos tratamentos
Estou grávida de 6 meses cai um degrau de escada bati com a bunda só é a mesma doi não sinto mas nd devo me preocupar?
ResponderOlá recomendo entrar em contato com sua obstetra.
ResponderBoa sorte!
Olá, o ideal seria ir ao atendimento ser avaliada.
ResponderBoa noite!
ResponderEstou indo pra 14 semanas e sofri um impacto intenso com o carro em movimento. A queda fez com que eu me machucasse bastante.. estou com dor no cóccix e embaixo da nádega mas no momento do acidente não senti nenhuma dor na região pélvica, não tive sangramento. E até agora está tudo bem tirando a dor do corpo pelos machucados… Fiquei preocupada com o impacto da queda, será que devo ir ao médico? Sou nova e meu colo do útero está bem fechado e alto, como antes…
Nesse caso sim, aconselho um acompanhamento médico para melhor avaliar.
ResponderOi eu cair da rende de costa tou com 6 mês mais não senti dor o bebê tá mechendo cair ontem e hoje vim senti uma dor de barriga mais passo o bebê tá mechendo só tou mim cintido muito fraca devo mim preucupa pois foi forte a queda minha bunda tá rocha
ResponderBoa tarde estou com 23 semanas de gestação hoje pela manhã lavando o banheiro escorreguei e cair, porém a queda foi de lado, após a queda tomei um banho e fui descansar já sentir alguns movimentos do meu bebê porém preciso saber se tenho que mim preocupar e fazer uma utrason ?
ResponderNesse caso aconselho fazer um acompanhamento sim. Boa sorte!
ResponderHj com 30semanas e 2 dias levei um susto ,o chão da cozinha estava molhado e acabei escorregando e fui caindo de costas logo me preocupei com a barriga e me apoie com as mãos mais não foi um tombo forte ..fiquei desesperada minha barriga endureceu na hora mais não estou sentindo nenhum sintoma e o bebê está mechendo
ResponderEu bati a testa no toldo da loja de coxinhas assadas , foi na parte do ferro perdi os sentido e cai só não bati a barriga pois coloquei a mão no chão para não afetar o bebê, mais minha cabeça está doendo
ResponderCarol, se sente dor o ideal seria ir a maternidade.
ResponderHj eu caí estou bastante preocupada só q cai de lado e meu bebê mexe normal ..
ResponderMais deveria procura o médico ?
Oii
ResponderCai de joelhos na escada de casa, pois escorreguei, os joelhos ficaram roxos e não bati a barriga estou de 10 semanas devo ir ao médico?
Não tive sangramento e meus sintomas (enjoos) estão vindo na mesma frequência
Olá, mamãe.
ResponderCaso sinta algo deve ir sim.
Como dores ou sangramento.
Fora isso fique tranquila que seu bebê está bem guardadinho e protegido, tente ficar de repouso um pouco, e muito cuidado com escadas e pisos molhado.
Abraços.
Estou de 35 semanas,escorreguei e caí de joelho no chão.So ralei o joelho e virei o pé ,será que preciso me preocupar.bebe tá quietinho e a barriga durinha
ResponderDevo ir a maternidade ver como ésta o bebe?
Oi cai domingo quando estava com o meu filho de 2 anos no colo , escorreguei e caí de bumbum estou sentindo dores nas costas e pé da barriga devo me preocupar?
ResponderEstou de 10 semanas, são gêmeos cai de uma altura de 1.50 pois estava limpando meu terreno, mas foi em cima das folhas, devo me preocupar? Cai de ostras, como ainda e cedo para sentir os bebês que estão na mesma placenta, estamos preocupados.
ResponderMilena, seria válido ir ao pronto atendimento para verificar se está tudo bem.
ResponderOlá, hoje escorreguei e minhas pernas abriu bem até o chão, mas levantei rapidamente fiquei parada a barriga endureceu mas passou após uma hora senti pouco de cólica e dor nas costas devo ir na emergência?
ResponderPS. Ela mexeu depois do susto
Mayara, se sua bebê está mexendo normal, não precisa ir ao médico.
ResponderOi cai de bunda hoje estava sentada em cima de um saco de lixo com roupa dentro não e alto mas estou sentindo dor no bumbum será que devo me preocupar
ResponderLarissa, seria bom ser avaliada por um médico.
ResponderEstou com 28 semanas e escorreguei no banheiro.
ResponderApós a queda minha bebê estava bem agitada e agora pela manhã não sentir mais os movimentos. Acordei sentindo muita dor nas costas , entre minhas pernas e nos ferimentos onde machuquei. O que devo fazer ?