Quando descobrimos a gestação já devemos estar preparadas para enfrentar as mudanças do corpo1, aumento de peso e sintomas bem recorrentes como náuseas, vontade de urinar diversas vezes ao dia e o inchaço na gravidez, que é tão comum principalmente nos últimos meses gestacionais.
Quando Ocorrem
O inchaço ou edema2 como é conhecido pelos médicos, normalmente ocorrem a partir do final do segundo trimestre causando a sensação de peso nas pernas, desconforto para causar sapatos e ate mesmo para utilizar alianças, anéis e pulseiras.
O edema ou inchaço na gravidez como é chamado popularmente ocorre devido à retenção de líquidos causados principalmente nos membros inferiores, que ao bebê evoluir crescendo acaba comprimindo os vasos sanguíneos localizados na região pélvica, o que impossibilita a circulação correta do sangue nas pernas que devem retornar ao coração. Devido essa resistência na circulação as paredes dos vasos sanguíneos extravasam causando um inchaço no local.
Não é um fato desesperador, já que 98% das mulheres sofrem com o inchaço na gravidez, porém podem-se reduzir as chances e diminuir os desconfortos para que a mulher consiga passar por essa fase tendo uma vida normal.
O que Causa
Outro fator que pode ajudar a aumentar o inchaço na gravidez é o calor excessivo. Mulheres que tem o seu ultimo trimestre gestacional em épocas muito quentes como no verão, acabam sofrendo ainda mais com os inchaços das pernas, pés e mãos.
Um inchaço na gravidez que merece atenção quando ocorre é na região do rosto e mãos. Quando ocorre de forma repentina ou muito acentuada deve ser informado ao obstetra para verificação, já que esse inchaço pode ser sinal de pré-eclâmpsia e necessitando de cuidados mais especiais para garantir que a gestação chegue até o fim de forma saudável para mãe e bebê.
Como Diminuir o Inchaço na Gravidez?
Alguns cuidados até mesmo antes de engravidar são recomendados para que o inchaço na gravidez não seja um agravante tão grande e que não venha impossibilitar a rotina normal da futura mamãe.
Cuidados com o corpo e a saúde durante a fase de treinamento tem extrema importância, pois mulheres acima do peso, fumantes e com alimentação inadequada tendem a sofrer ainda mais com inchaços durante essa fase, diminuindo muito a circulação sanguínea e muitas das vezes necessitando de cuidados especiais ao caso, além obviamente do desconforto sendo ainda maior do que o normal.
Redução do Sal na Comida
Já durante a gestação, o mais indicado pelos especialistas é que durante as refeições o sal seja diminuído ou retirado completamente das refeições. Afinal o sal é um dos responsáveis pela retenção de liquido no corpo, onde aumenta o inchaço das pernas e pés3.
A prática de exercícios físicos, obviamente devendo ser indicado e aconselhado pelo obstetra também são formas de evitar e diminuir os inchaços. A hidroginástica ou caminhadas leves são umas das principais opções para as gravidas manter a boa saúde, se preparar para a hora do parto e melhor ainda manter o ganho de peso durante a gravidez bem controlada.
Roupas e Sapatos Confortáveis
O uso de roupas e sapatos mais confortáveis também auxiliará no controle do desconforto, já que vestimentas apertadas podem aumentar ainda mais o inchaço por diminuir ainda mais o fluxo sanguíneo.
Pausas para o descanso são necessários principalmente no terceiro trimestre onde o peso da barriga já é muito grande. Fazer o repouso com as pernas elevadas ou ate mesmo com o apoio de almofadas ajuda a circulação funcionar melhor, diminuindo o inchaço.
A ingestão de muito líquido e a alimentação saudável proporcionará uma qualidade de vida melhor durante a gestação. Claro que inchaços são normais durante essa fase, mas é indicado que o obstetra seja informado sobre o ocorrido para que seja efetuada uma avaliação adequada, e caso seja necessário exames complementares sejam realizados. Aproveite as consultas de pré-natal, mostre as regiões mais afetadas pelo inchaço na gravidez e siga as recomendações medicas.
Veja também: Pressão Alta na Gravidez – Como Controlar?
Boa tarde.. estou com 36 semanas até agora meus pés ou tornozelos não estão inchados é normal? Estou achando estranho
ResponderEu ananda calife soares estou gravida sentindo dores das contrasoes a minha bolsa já estourou esta saindo liquido a miniotico rápido meu parto ja comesou
ResponderAnanda, que tenha um bom parto! ?
ResponderEstou de 37 semanas e estou com a mão muito inchada e um pouco de dor de barriga e sinal de alguma coisa
ResponderAndressa, o inchaço pode ser da reta final, mas por via das dúvidas relate ao seu obstetra.
Responderboa noite. estou com 29 semanas e normal incha os pés e as mãos ?
ResponderPor conta do calor, pode sim acontecer, mais precisa informar o seu médico.
ResponderBOM DIA E NORMAL SIM SE ESTIVER TUDO BEM COM SUA PRESSÃO ,POIS NO MEU CASO JA ESTOU INCHADA DESDE O 5 MÊS DE GESTAÇÃO PASSEI PELA MÉDICA ELA FALOU QUE É NORMAL POR CAUSA DO CALOR.
ResponderBoa noite,falta 8 semanas e alguns dias pra meu príncipe chega,e nesse período os desconfortos estamos aparecendo frequentes,meu pé desinchou e as dores e o peso estam frequentes,estou com insônia qualquer posição não consigo relaxa pode ser dia ou noite,ele mexe muito chega até doer um pouco do jeito que mexe,gostaria de saber se posso tomar chá de camomila ou cha da folha da laranja pra ver se consigo relaxa um pouco?,só alongamento e massagem não estam adiantando
ResponderPode sim, fará muito bem para você fazer um chá para ficar mais calma.
ResponderEstou com 34 semanas já tive contração, sinto forte dores de cabeça e estou com tornozelos inchados, é normal?
ResponderTo com 32 semanas e já to com sequências de concentração mais tendo dores juntas
ResponderLia as contrações de treinamento vão ficando mais intensas e dolororidinhas, conforme a gestação vai avançando, mais se perceber que estão ficando muito intensas converse com o seu obstetra.
ResponderEstou de 32 semanas e minha barriga ta toda dura e nao sinto minha filha como se estiverse dormente
ResponderCreio que seja contração de treinamento, normal acontecer, de qualquer forma comunique seu obstetra.
Responder