O aumento da fome na gravidez é motivo de preocupação para muitas mulheres. Todavia, isso não é sinônimo de aumento de peso excessivo, desde que exista uma alimentação saudável e adequada à gestante.
Grávidas costumam sentir naturalmente mais fome. Isso é decorrente de diversas transformações metabólicas que ocorrem no corpo, tal como o aumento da produção dos peptídeos (substância que gera a sensação de insaciedade). A recomendação média de calorias para um adulto é de 2.000/dia. Para uma gestante, o ideal é que ela continue consumindo a mesma quantidade de calorias no primeiro trimestre e apenas a partir do segundo passe a consumir 300 calorias a mais. No caso de gêmeos, dobrar esse número para 600. O aumento do apetite preocupa as grávidas que se questionam maneiras de equilibrar a alimentação de forma saudável para a mãe e o bebê.
As recomendações costumam ser bem simples para uma gestação saudável, como evitar o consumo de alimentos gordurosos, excesso de sal e incluir mais frutas, legumes e hortaliças nas refeições1.
Como Controlar a Fome na Gravidez?
Nessa fase é de suma importância ter um acompanhamento de um profissional nutricionista. Não é recomendado nenhum tipo de restrição alimentar, exceto das substâncias prejudiciais, como o álcool, sal e excesso frituras ou gorduras saturadas2. Não existe dieta para as grávidas, mas sim dicas para ter um cardápio mais rico e nutritivo para a mãe e o bebê.
O aumento da saciedade pode ser alcançado na realização de pequenas refeições durante o dia. Ideal que a gestante realize refeições principais como café da manhã, almoço e jantar e pode aproveitar os intervalos para inserir lanches leves sempre que bater a fome. Queijo pasteurizado, castanhas oleaginosas, torrada com atum, vitaminas e frutas são liberados.
IMPORTANTE: o controle do peso na gravidez não é apenas uma questão estética. A obesidade na gestação traz dificuldades para saúde da mãe, como o aumento das chances de diabetes gestacional.
Preciso Realmente Comer por Dois?
É comum o velho conselho: “Agora que está grávida precisa comer por dois”, no entanto isso não é verdade. Comer o dobro não é sinônimo de alimentar-se melhor, portanto o que é preciso na gravidez é ter uma alimentação ainda mais saudável e nutritiva.
Muitas mulheres se queixam do excesso de apetite na gravidez, um fator bastante comum ocasionado pela ansiedade do período. A preocupação com tudo, desde os preparativos para o nascimento do bebê, saúde da criança, cuidados após o nascimento, pode também gerar pressão sob a gestante.
Resultado este em uma fome emocional e compulsão pelo consumo de determinados alimentos, infelizmente na maioria das vezes nada saudáveis.
Alimentação Ideal para Cada Período do Dia
É possível alimentar-se bem em todas as refeições, sem exagerar e ainda nutrir-se de forma adequada a fim de levar uma gestação saudável e gerar um bebê saudável. Basta seguir algumas recomendações alimentícias.
Café da Manhã
Para as gestantes o café da manhã também é uma refeição importante, portanto deve ser bastante nutritiva. Proteínas, lácteos, frutas e cereais devem ser inseridos na refeição pela manhã, como sugestões temos: pão integral, ovos mexidos, mingau de aveia, suco natural, torrada e iogurte.
Pequenos Lanches
É muito comum aquela vontade de comer alguma coisa após o almoço ou um pouco antes do jantar. Não há problema nenhum nisso, desde que sejam feitas boas escolhas. Evite cair em tentações de doces industrializados, bolachas recheadas, frituras, bolos recheados ou salgadinhos. Invista nas saladas de frutas, vitaminas, torrada com atum ou um pedaço de queijo branco.
Hidratação
A hidratação aumenta a saciedade, além de ser fundamental para as funções de todo o organismo. Líquidos devem fazer parte da rotina da gestante, inclua sucos naturais, água de coco, mas não exclua a água. A hidratação hídrica é muito importante, beba no mínimo 2 litros ao dia. Uma boa dica para evitar a desidratação do organismo é não abusar do consumo da cafeína, como o próprio café e chás com a substância.
Jantar?
Jantar mais cedo é um comportamento saudável na gestação, lembrando que todo o sistema digestório fica mais lento decorrente da gravidez. Antes da refeição faça os lanchinhos leves recomendados para evitar o consumo excessivo na refeição e indigestão à noite. Saladas verde-escuras, arroz integral, proteínas magras, como o peixe e frango podem ser intercalados no cardápio.
O que É Malácia?
Quase todo mundo já ouviu falar dos desejos incomuns que algumas gestantes têm por determinados alimentos3. Aí vai o marido correndo para achar o cardápio inesperado. Os alimentos desejados na gravidez são geralmente ricos em Hidratos de Carbono, como: sorvetes, bolos recheados, chocolate, entre outros.
As frutas e alimentos ácidos costumam também serem requisitados pelas grávidas que podem sentir maior vontade de inserir no cardápio o limão, abacaxi e laranja. Mas, nem sempre são tão simples as preferências, podendo levar ao consumo de substâncias um tanto estranhas e que não são alimentícias, como o giz, terra, tijolo, areia e vários outros que chegam a indignar.
Alimentação Nutritiva É Fundamental
São inúmeras as dúvidas que as gestantes possuem ao se tratar da alimentação na gravidez e o aumento adequado do peso. O pré-natal é de suma importância para esclarecer todas essas dúvidas, alertar sobre possíveis anomalias e doenças que possam existir e listar recomendações nutritivas para a nova fase.
Os alimentos atuam para suprir as necessidades nutricionais da mãe e do bebê e também possuem participação na prevenção dos enjoos e mal-estar.
Devo comer por duas? Não! É preciso comer melhor, de forma controlada, selecionar bem as opções e ter em mente que o controle de peso na gestação é saudável para a saúde da mãe e do bebê. Em casos de ansiedade excessiva que leva ao consumo de alimentos que não são nada saudáveis experimente eliminar essa tensão com o auxílio de alguma atividade física. Converse com o seu médico e veja a possibilidade da prática de exercícios como a hidroginástica, pilates, caminhada e outros.
Veja Também: Refrigerante faz Mal na Gravidez?
Gente, tive que vir aqui pesquisar porque já estava preocupada. Não tenho comido fora de hora, mas é incrível que quando dá a hora certinho dá uma fome de doer e ai se eu não comer logo! E a frutinha só dá uma segurada até o preparo, mas a refeição tem que ter proteína sim ou sim, senão é a mesma coisa de não ter comido nada. Bebo água como um camelo e repugnei todos os doces, o meu amado café e bebidas quentes, só consigo gelado. Nem um sorvetinho…vai pra fora na hora. Ufa…pelo menos não acordo de madrugada com fome, graças!
ResponderGostaria de saber se essa fome imensa é só no primeiro trimestre?
ResponderPor que se não vou engordar muito ? e vejo tantas pessoas que não engordam
Eu estou no segundo trimestre e a fome continua persistente viu!
ResponderEu estou no início da gestação tenho enjôo e muita vontade de comer acordo de madrugada com crise de ansiedade e fome.
ResponderEstou fugindo de produtos industrializados e gorduroso mais é normal sentir isso
Devo estar com 1 mês e meio de gestação. É muito interessante o modo como cada corpo reage diferente.
ResponderAntes de engravidar, eu comia duas pratadas cheias no almoço, como um pedreiro mesmo… rsrs
Hoje, com meio prato, já parece que comi um boi.
Aliado a isso, desenvolvi intolerância à lactose, o que me deixou bem triste, pq amo comer e não tem muitas opções de produtos no mercado. Quando tem, o valor é mais caro.
Uso o leite em pó, pq o leite de caixinha ou garrafa é muito doce, mas dá para usar em receitas ou vitaminas.
Nessa história, desci de 90kg para 86,5kg, o que não é de todo negativo, pq eu sou gordinha e não posso ganhar muito peso no final, para não ter complicações.
Mas eu tomava sorvete de massa uma vez por semana, no mínimo… Agora terei que fabricar meu próprio sorvete de massa, sem lactose… Kkkkkk
Eu também não sinto enjôos nossa achei que era a única kk
ResponderSinto uma fome de leão, estou comendo e ai mesmo tempo a sensação de que não tem nada no meu estômago.
ResponderOlá, tudo bem?
ResponderÉ normal não se preocupe!
Ai menina, pior que eu to assim também, já estou no segundo semestre, tenho vontade de comer todo o tempo e parece que não sacia… ou se sacia é pouco tempo! Eu sou gestante de sobrepeso, a médica já chamou minha atenção, mas tá dificil. Ainda a pouco comi uma banana, parece que passa reto no estomago!
ResponderEu tô passando muita fome tbm! Nada me sacia. Meu estômago fica doendo e a cabeça tbm. Dá vontade de chorar! Estou com 9 semanas e 1 dia.
ResponderOlá, boa noite tudo bem?
ResponderE só fase mamãe.
Jaja tudo isso passa.
Gente,estou com sete semanas e sinto uma fome fora do normal, também tenho a sensação de ter um buraco no estômago, graças a Deus não sinto enjoos.Beijos meninas
ResponderOlá Ana e super normal nessa fase.
ResponderAbraços.
Eu to de 7 semanas 4 dias fome isaciavel. ate a noite se nao levantar e comer alguma coisa nao durmo.
ResponderOi meninas, estou com uma duvida mes passado minha M veio dia 8 com pouco sangue e eu sempre tivi um grande fluxo nos primeiros 3 dais, e sempre durou 7 dias minha M, no meio do mes tivi relaçao com meu marido todo dia, e saia sangue( só mancha calcinha) no outro dia, e eu sentia dores no bico do seio que agora parou, estou com medo de estar gravida por que agora nao posso, sinto fome que antes nao sentia e sede de noite tudo que eu como faz eu ficar arrotando. To com medo de ta gravida.. .ainda nao atrasou
ResponderOla, as vezes me da tanta fome que chego a fazer vômito. É estranho, mas quanto mais fome tenho mais vontade tenho de vomitar. Eu procuro comer direitinho, mas é incrivel, não da nem 1 hora que comi e meu estômago ja parece que tem um buraco, chega a doer. É normal isso? Sera que tem algum remédio que ajude a melhorar isso? Se eu for comer toda hora que der fome vou terminar a gravidez rolando.
ResponderClaudia, tô quase igual a você. Tô com 6 semanas e sentindo fome a cada 2 horas. Quando começo a sentir fome vem um enjoo junto, não cheguei a fazer vômito, mas a fome tá incomodando. Tô buscando comer em menos quantidade mas com poucos intervalos. A cada 3 horas preciso comer alguma coisa. Tmb sinto como se estivesse um buraco no estômago, é muito louco! kkkkk
ResponderEntendo bem, mais temos que tomar muito cuidado, pois e ai que ganhamos aquele peso ne? Tentem fazem lanchinhos rápidos nesses fomes, como castanhas, ameixa, boa sorte meninas.
ResponderOla minha mestruacao veio dia 22 de novembro normal ai em dezembro não veio só no dia 28 veio pequeno sangramento chamado nidação?
ResponderDia 20 de janeiro tava cm 7 semanas e dois dias.
Ola minha mestruacao veio dia 22 de novembro normal ai em dezembro não veio só no dia 28 veio pequeno sangramento chamado nidação?
ResponderOLÁ! MARILIA NAO AGUENTEI E FIZ UM QUALITATIVO HOJE, E NOVAMENTE DEU NEGATIVO. SE NÃO DESCER NA SEMANA QUE VEM, FAÇO UM QUANTITATIVO. OBRIGADA
ResponderOla! Me chamo lucineide e vou relatar o que esta acontecendo comigo. Bem, menstruei normalmente dia 03/04, 4 a 5 dias. Sempre tenho muitas colicas antes, durante e depois de mesntruar. No dia 29 como estava previsto para descer, desceu um sanguinho bem claro e depois mais 4 dias veio so marrom e parou. No dia seguinte começou umas colicas no pé da barriga, dor no seio e dor de cabeça. Achei estranho, pois nunca tinha ocorrido antes. E as dores continuaram. No sábado, fiz um teste de farmácia de deu negativo. Ai tirei de ideia. Mas as dores continuaram e na segunda feira fiz um beta qualitativo e também deu negativo… pensei… o que está acontecendo??? E as dores de cabeça continuam, colicas e no seio so aumentam e também estão um pouco inchados. No domingo a noite, dia 14/05 comi um sanduiche e depois fiquei um pouco enjoada, meu coração acelerou como se fosse vomitar, mas depois parou. Sinto também minha boca salivando muito, dor na barriga como se fosse gases. Será que tem possibilidades de eu estar gravida? Me ajuda. Obrigada
ResponderBom existe chances sim. Aconselho a fazer um teste viu.
ResponderObrigada! Qualquer novidade ou não posto ai. Bjinhos
Responderbeijoss!
ResponderBom dia Marília! Ontem a noite comprei o confirme. Não esperei a primeira urina do dia e fiz. Só que eu estava tão anciosa que fiz com pouquinho xixi e não inclinei o teste no momento de fazer. Demorou uns 10 minutos e apareceu só 1 listra. Pode ter dado errado na maneira como fiz ou será que deu negativo mesmo? Estou com medo de fazer de sangue e der negativo.
ResponderHá, só lembrando, no dia 06/05 fiz um de farmacia e deu negativo.
No dia 08/05 fiz um qualitativo e também deu negativo. To ficando louca!!! Bjinhos. Obrigada