É bem difícil encontrar alguma criança que não faça uso de chupetas (ou bico, como em alguns lugares é chamado). Os pais encontram nesse objeto uma forma de acalmar e acalentar a criança que, por vezes, requer esse estímulo por motivos variados: como um objeto de conforto, ou porque está na fase de morder tudo, etc.

Mas aí começam as dúvidas se esse acessório é realmente bom para a criança e se haverá algum impacto na sua dentição. Na verdade, esse é um hábito super comum. O hábito de sucção é uma necessidade para muitas crianças e, por isso, é tão comum ver crianças usando chupeta ou chupando o dedo.

Dentistas alertam que, até os 3 anos, esse é um hábito que não irá provocar tantas consequências. Mas após essa idade e com a permanência desse hábito por um longo tempo, as consequências bucais se tornam mais evidentes.

bebê usando chupeta

Como fazer meu filho parar de usar chupeta?

O uso de chupetas não é totalmente ruim. Esse hábito até mesmo reduz as chances de síndrome da morte súbita infantil. Aliás, muitos especialistas referem que o hábito de usar a chupeta é menos prejudicial que chupar dedo, pois este é um hábito ainda mais difícil de tirar e que causa mais danos ao desenvolvimento da boca. No entanto, a gente sabe que chega o momento em que deve fazer a retirada da chupeta e muitos pais ficam preocupados quando chega essa hora.

Existem várias formas de se pensar em como tirar a chupeta da criança. É possível realizar uma transição lenta, permitindo apenas o uso para dormir ou quando está doente, por exemplo, e também explicar para a criança que já está na hora dela parar de usar porque ela já é grandinha. Existem várias formas de fazer com que a criança abandone a chupeta de forma saudável e tranquila, e caso ela já seja maiorzinha, você pode usar a sua criatividade ou aproveitar momentos únicos para realizar a retirada.

Quais as consequências na dentição?

O uso a longo prazo da chupeta afetará o formato da boca, pois como o alinhamento dos dentes ainda está em desenvolvimento, os maxilares irão crescer em torno do que está sendo mantido dentro da boca constantemente.

Dentre as consequências que podemos citar, estão:

  • Dentes se inclinarem para frente.
  • Dentes tortos.
  • Mordida errada ou começar a mastigar apenas de um lado só.
  • Mudança na posição dos dentes.
  • Alterações no céu da boca.
  • Inibição da fala.
  • Alteração no padrão respiratório ( a criança passa a respirar pela boca).
  • Alteração no padrão de deglutição.
  • Estreitamento da arcada dental.
  • Desvio nos ossos nasais (desvio do septo).

Em muitos casos, para reversão dos problemas causados pelo uso da chupeta, é necessário que a criança use aparelho ortodôntico para realizar a correção. Você também pode ficar atento a alguns sinais, como a perda precoce dos dentes de leite devido à cáries, quando o queixo está muito pra frente, se a criança respira mais pela boca do que pelo nariz ou se ela dorme com a boca aberta.

No caso de dúvidas e para maiores informações, é essencial que se busque auxílio de um dentista para que faça o acompanhamento bucal da criança.