A curcuma longa, também chamada de açafrão-da-terra ou da-índia, turmérico, raiz-de-sol, açafroa ou gengibre amarelo, é uma das chamadas plantas medicinais, pois é uma raiz que possui benefícios que podem ajudar no equilíbrio do corpo ou em doenças. A raiz, de formato parecido com o gengibre comum, é da família das Zingiberácea, e muito utilizada em pratos do Oriente, principalmente na Índia.

No Brasil, é utilizada em temperos de curry, e encontrada até em cosméticos, perfumes, óleos corporais e medicamentos. Em uma porção de 100g de curcuma, são encontradas boas quantidades de vitamina C, ferro, potássio, niacina e fósforo, totalizando 354 calorias.

Propriedades do Açafrão-da-terra

O uso das propriedades do açafrão-da-terra (cúrcuma longa) é milenar através da Medicina Ayurvédica, pois essa medicina surgiu muito antes da ciência ocidental e da fabricação de medicamentos por processos químicos. A cura através do Ayurveda é totalmente natural, a partir de princípios de alimentos como o açafrão-da-terra.

O principal componente do açafrão-da-terra é a curcumina, um alcalóide responsável pela coloração amarela da raiz. Seus benefícios para os humanos são inúmeros: age como anti-inflamatório, antioxidante, antiasmático, anti-infeccioso, desintoxicante e atua como prevenção ao câncer.

A Curcuma no Tratamento de Doenças

A ingestão da curcuma longa favorece o bom funcionamento do sistema digestivo alto, ou seja, o estômago e intestino delgado. Ela pode ajudar no combate a infecções nesses órgãos. No fígado, também estimula o fluxo de bílis e por isso pode ajudar na desintoxicação.

Em doenças crônicas, como artrite, doença de Crohn, colesterol alto, gastrite e Alzheimer, a curcumina pode servir de tratamento auxiliar, por ser antioxidante. As infecções bacterianas ou mesmo fúngicas, como a candidíase, também podem ser beneficiadas pelo uso do alimento, com suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Já por suas reconhecidas propriedades antioxidantes e que combatem o envelhecimento precoce, o açafrão-da-terra é utilizado em cosméticos ou remédios para a pele. Ele fortalece os fibroblastos, que são os componentes da pele que dão firmeza e manutenção celular.

Os estudos nesse sentido mostram que a curcumina aumenta a produção da enzima HO-1 e outras enzimas naturais antioxidantes, as quais protegem os fibroblastos do estresse oxidativo, como a radiação ultravioleta, estresse químico, exercício, etc. Assim, o açafrão-da-terra estimula os sistemas de manutenção celular e reparação (MARS) e diminui os radicais livres. Esse mesmo efeito acaba por prevenir ou destruir células cancerosas, evitando a formação de tumores e metástase.

Como Consumir Açafrão-da-terra

A raiz é muito comercializada como açafrão em pó. Nesse caso, o recomendado para uso medicinal é a utilização de pelo menos uma colher de chá por dia, aproximadamente 5g. No caso de se adquirir a raiz in natura, como o gengibre, pode-se usar uma ou duas rodelas por dia.

As rodelas podem servir para a preparação de chás, sucos, ou raladas sobre a salada. Já no pó, o açafrão-da-terra é um tempero que pode ser usado a gosto na preparação de bolos, pães, sopas, omeletes, biscoitos, tapioca, carnes cozidas, feijão, legumes, entre outras opções. Não é recomendável ingerir o pó do tempero a seco, pois existe um maior risco de engasgar. Ele pode ser misturado em qualquer líquido, mesmo em sucos, e também em molhos ou óleos.

Açafrão-da-terra na Culinária

O açafrão-da-terra forma uma combinação perfeita com a pimenta do reino, que aumenta a sua absorção (a biodisponibilidade). Por isso, os temperos curry são feitos basicamente de curcuma e pimenta. O açafrão-da-terra é aromático e picante, levemente amargo.

Além dos temperos, o açafrão em pó é utilizado para coloração de pratos e bebidas, dando uma cor alaranjada. Já as folhas da mesma planta também podem ser usadas na culinária. Seu cheiro assemelha ao de manga verde, podendo servir como aromatizante natural, ou ainda pode ser utilizada para embrulhar bolinhos e carnes, como o peixe assado.

Veja Também: Uxi Amarelo e Unha de Gato – Aliados da Fertilidade

Foto: Simon A. Eugster