Costuma-se dizer: meu filho sofre com adenoide. Como se fosse um problema de saúde ou doença. Quando na verdade a adenoide em crianças assim como a amídala fazem parte do sistema imunológico responsável por produzir anticorpos.
A adenoide em crianças ou carne esponjosa como é conhecida popularmente tem por responsabilidade defender a entrada de agentes estranhos no corpo. Costuma ser maior nos primeiros anos de vida e reduzir ao passar dos anos, tendo seu tamanho normalizado por volta dos 6 a 7 anos de idade. Já em alguns casos, é notado que a criança respira pela boca e que ronca ao dormir e esses são sinais evidentes que a adenoide esta impossibilitando a passagem de ar, causando uma obstrução nasal e causando alguns desconfortos inclusive na hora do sono.
A criança dorme mal, fica agitada e pode afetar no desenvolvimento já que é durante o sono que os hormônios do crescimento se desenvolvem. Além disso, como é um local ligado internamente as regiões do ouvido, garganta e nariz pode iniciar um processo infeccioso, um atrás do outro por ser porta de entrada de bactérias e vírus. Em alguns casos isolados e considerados mais graves, o crescimento da adenoide pode vir a comprometer a audição ou gerar otites constantes. No desenvolvimento psicomotor afetar no rendimento escolar e ate mesmo alterar o desenvolvimento do crânio, causando má formação. Toda essa alteração afeta também o formato dos dentes, do osso da mandíbula e da parte interna da boca.
Nestes casos onde além dos desconfortos, infecções e danos ao desenvolvimento são observados é indicado o tratamento com um especialista. Normalmente o tratamento é iniciado através de medicamentos, que tem por foco solucionar o problema da adenoide em crianças. Existem os casos que não respondem a estes tratamentos, aí necessitando de reparação cirúrgica.
Cirurgia de Adenoide Infantil
Depois de diagnosticado a adenoidite através de exames como raio X da face e a endoscopia nasal, e descartada o tratamento através de medicamentos como antibióticos, a cirúrgia de adenoide infantil pode ser indicada. A cirurgia de adenoide é um procedimento considerado bem simples e seguro, que consiste na remoção do excesso da mucosa na região afetada, liberando a passagem do ar. É necessária a aplicação de anestesia geral para a retirada, podendo ser realizado juntamente da cirurgia de retirada de amídalas, caso o especialista veja necessidade.
Após a realização da cirurgia de adenoide infantil é solicitado repouso absoluto, principalmente nas primeiras horas após a intervenção, para que seja evitado o risco de hemorragias e sangramentos. Normalmente necessitam de 4 a 7 dias para recuperação total, podendo se estender em alguns casos. Além do repouso, é indicada alimentação adequada para auxiliar na cicatrização. A ingestão de muito liquido é indicado para uma melhor e mais rápida recuperação, devendo ser evitado leite e seus derivados considerados líquidos gordurosos, pois podem atrapalhar o processo de cicatrização.
Sucos, sorvete, gelatina, iogurtes e alimentos batidos no liquidificador são os indicados, dando preferencia aos alimentos gelados que atuarão diretamente na cicatrização da cirurgia de adenoide infantil. Alimentos sólidos devem ser evitados pelo menos por 7 dias, evitando sangramentos e dores na região reparada.
É comum apresentar febre baixa nos primeiros 3 dias acompanhado de leves sangramentos. Em caso de sangramento em excesso, o medico deve ser procurado imediatamente. A dor e o incomodo nos primeiros dias é inevitável, principalmente na região da garganta e do maxilar, que ocorre devido à posição na hora da cirurgia, mas pode ser amenizado com o uso de medicações para dor.
Nem todos os especialistas indicam a cirúrgia de adenoide em crianças, visando que após alguns anos o tamanho da adenoide diminuirá naturalmente, diminuindo as inflamações e incômodos. Caso não melhore com o passar dos anos continuando os incômodos, principalmente na hora de dormir, a cirúrgia pode ocorrer já na fase adulta.
Veja também: Pneumonia em Crianças – Como Descobrir?
Foto: SantaRosa OLD SKOOL
Minha filha tem 4 anos , fez a cirurgia há 7 dias. Mas está difícil.mante-la de repouso . Ela.nao pára um.segundo. A alimentação dela eu já normaliza no quarto dia, pois não sentia mais dor e nem teve febre ou sangramento.
ResponderSou avó do miguel ele fez cirurgia dia 07/08/2017 dois dias depois nao consegue evacuar estamos dando de tudo reparei que na hora do leite em seguida chora sem parar barriga fica grande ja colocamos supositório demos ameixa estou desesperada me ajudem grata
Responder