Costuma-se dizer: meu filho sofre com adenoide. Como se fosse um problema de saúde ou doença. Quando na verdade a adenoide em crianças assim como a amídala fazem parte do sistema imunológico responsável por produzir anticorpos.

A adenoide em crianças ou carne esponjosa como é conhecida popularmente tem por responsabilidade defender a entrada de agentes estranhos no corpo. Costuma ser maior nos primeiros anos de vida e reduzir ao passar dos anos, tendo seu tamanho normalizado por volta dos 6 a 7 anos de idade. Já em alguns casos, é notado que a criança respira pela boca e que ronca ao dormir e esses são sinais evidentes que a adenoide esta impossibilitando a passagem de ar, causando uma obstrução nasal e causando alguns desconfortos inclusive na hora do sono.

A criança dorme mal, fica agitada e pode afetar no desenvolvimento já que é durante o sono que os hormônios do crescimento se desenvolvem.  Além disso, como é um local ligado internamente as regiões do ouvido, garganta e nariz pode iniciar um processo infeccioso, um atrás do outro por ser porta de entrada de bactérias e vírus. Em alguns casos isolados e considerados mais graves, o crescimento da adenoide pode vir a comprometer a audição ou gerar otites constantes. No desenvolvimento psicomotor afetar no rendimento escolar e ate mesmo alterar o desenvolvimento do crânio, causando má formação. Toda essa alteração afeta também o formato dos dentes, do osso da mandíbula e da parte interna da boca.

Nestes casos onde além dos desconfortos, infecções e danos ao desenvolvimento são observados é indicado o tratamento com um especialista. Normalmente o tratamento é iniciado através de medicamentos, que tem por foco solucionar o problema da adenoide em crianças. Existem os casos que não respondem a estes tratamentos, aí necessitando de  reparação cirúrgica.

Cirurgia de Adenoide Infantil

Depois de diagnosticado a adenoidite através de exames como raio X da face e a endoscopia nasal, e descartada o tratamento através de medicamentos como antibióticos, a cirúrgia de adenoide infantil pode ser indicada. A cirurgia de adenoide é um procedimento considerado bem simples e seguro, que consiste na remoção do excesso da mucosa na região afetada, liberando a passagem do ar. É necessária a aplicação de anestesia geral para a retirada, podendo ser realizado juntamente da cirurgia de retirada de amídalas, caso o especialista veja necessidade.

Após a realização da cirurgia de adenoide infantil é solicitado repouso absoluto, principalmente nas primeiras horas após a intervenção, para que seja evitado o risco de hemorragias e sangramentos. Normalmente necessitam de 4 a 7 dias para recuperação total, podendo se estender em alguns casos. Além do repouso, é indicada alimentação adequada para auxiliar na cicatrização. A ingestão de muito liquido é indicado para uma melhor e mais rápida recuperação, devendo ser evitado leite e seus derivados considerados líquidos gordurosos, pois podem atrapalhar o processo de cicatrização.

Sucos, sorvete, gelatina, iogurtes e alimentos batidos no liquidificador são os indicados, dando preferencia aos alimentos gelados que atuarão diretamente na cicatrização da cirurgia de adenoide infantil. Alimentos sólidos devem ser evitados pelo menos por 7 dias, evitando sangramentos e dores na região reparada.

É comum apresentar febre baixa nos primeiros 3 dias acompanhado de leves sangramentos. Em caso de sangramento em excesso, o medico deve ser procurado imediatamente. A dor e o incomodo nos primeiros dias é inevitável, principalmente na região da garganta e do maxilar, que ocorre devido à posição na hora da cirurgia, mas pode ser amenizado com o uso de medicações para dor.

Nem todos os especialistas indicam a cirúrgia de adenoide em crianças, visando que após alguns anos o tamanho da adenoide diminuirá naturalmente, diminuindo as inflamações e incômodos. Caso não melhore com o passar dos anos continuando os incômodos, principalmente na hora de dormir, a cirúrgia pode ocorrer já na fase adulta.

Veja também: Pneumonia em Crianças – Como Descobrir?

Foto: SantaRosa OLD SKOOL