Muitas pessoas pensam que gravidez é momento frágil das mulheres, onde podem quebrar a qualquer momento e que pior, não podem ser produtivas e fazer nada. Por isso aqui vamos esclarecer sobre essa inverdade, para que deixe bem claro que essa fase a mulher pode sim ter sua vida normal e rotineira, obviamente sem excessos e estripulias e exceto alguns casos isolados de gravidez de risco onde o medico solicita repouso absoluto. Mas mesmo passando por uma gestação saudável, até quando trabalhar na gravidez?
Deixar de Trabalhar na Gravidez?
Não existe motivo e indicação para uma mulher deixar de trabalhar assim que descobre a gravidez, a não ser que exista algum risco e recomendação medica para que se afaste da atividade exercida. Assim também como se o ambiente de trabalho oferece algum risco à saúde da mãe e do bebê. Se tiver dúvidas sobre o perigo é bom questionar ao seu obstetra e conversar com seus superiores, que poderão adaptar o seu trabalho talvez em outro setor ou com outra função que não ofereça riscos. Lembrando que toda gestante possui seguridade no emprego, sendo proibida a demissão arbitraria e sem justa causa1.
Consultas de Pré-Natal
Durante toda gestação a mulher tem o direito de ir as suas consultas mensais de pré-natal, desde que apresente ao empregador o atestado de consulta e claro também comparecer para realizar os exames necessários de pré-natal. Porém muitas acabam abusando deste direito e faltando por qualquer mal estar. Fica o alerta que a gestante possui o direito a 6 faltas justificadas e que devem ser apresentadas declaração de comparecimento ao medico ou pronto socorro e sendo ultrapassado esse número limite, o empregador pode vir a descontar o dia no holerite2.
A mulher pode exercer sua função normalmente ate o final do terceiro trimestre, se assim sentir-se disposta. Afinal é você que decidirá e verá seu limite e poderá solicitar a licença ao seu medico. Se esta se sentindo bem e disposta, pode continuar com suas atividades normais ate o dia do parto. Por direito a licença maternidade pode ser tirada ate 28 dias antes do parto e se necessário solicitar duas semanas de repouso antecipadas, devendo ser apresentado atestado medico.
Como se Cuidar ao Longo do Dia de Trabalho?
Que é possível se manter firme, bela e disposta ao longo do trabalho mesmo grávida já sabemos, mas como melhorar e proporcionar mais disposição e manter a saúde durante esse período diminuindo os desconfortos recorrentes da gestação?
Trabalho de Pé
Dependendo da sua função e de como trabalha ao longo do dia, existem alguns cuidados que podem proporcionar mais disposição durante esse período3. Por exemplo, se você trabalha muito tempo de pé, dividir alguns períodos para se sentar e colocar os pés para cima é uma forma de evitar os inchaços e dores nas pernas e pés e evitar também varizes nas pernas devido ao excesso de peso da barriga.
Trabalho Sentado
Para as que trabalham sentadas muito tempo também, faça intervalos a cada duas horas e se alongue, caminhe para auxiliar a circulação sanguínea e também diminuir os inchaços e a dor e peso nas pernas.
Caso o ambiente de trabalho ofereça um espaço que possa descansar, aproveite pelo menos 15 minutos para recarregar as baterias. Quanto a alimentação, não é porque esta longe de casa que não pode comer de forma adequada. Se alimente de forma saudável em horários corretos e não se esqueça de beber muita água. Uma dica é levar frutas para comer nos intervalos das refeições, dessa maneira se manterá hidratada.
Roupas e Calçados
Quanto a roupas e calçados, opte por vestimentas mais confortáveis possíveis. Já que você passará grande período do seu dia sem poder tirar ou trocar. No geral, é levar a gestação sem excessos e sem descuidos, lembrando-se sempre de ir ao banheiro sempre que tiver vontade, evitando assim de gerar infecções urinarias que são tão comuns durante a gravidez.
Veja também: Exercícios na Gravidez – Quais Posso Fazer?
Fotos: Amber McNamara, Danny Cain
No texto ali, a gestante não possui direito a apenas 6 consultas não, ela tem direito a no MÍNIMO 6 consultas.
ResponderEu trabalho em pé, não posso me sentar, ir ao banheiro e beber água não dá tempo, e comer de 3h em 3h por causa da anemia nem pensar. Não estou aguentando mais ir trabalhar, é muito estressante pra mim e estou somente com 31 semanas. Vou mudar de GO pois a que estava neglicencia tudo oq falo, chegou até a falar que gravidez não é doença. Disso eu sei mas as condições do meu psicológico não está bom. Meu trabalho é muito exaustivo.
ResponderInfelizmente a realidade de uma não é a de todas. Algumas conseguem trabalhar plenas em seus locais de trabalho super tranquilos, outras, têm obrigação, até, de pedir para ir ao banheiro e aguardar a anterior retornar. Gravidez pode não ser doença mas, para algumas, é difícil. Fica essa dica para quem se cobra demais por causa de comentários desse tipo.
ResponderOlá, estou grávida de 8 meses mas sentindo muitas dores e estou muito inchada , não estou conseguindo trabalhar de jeito nenhum, eu queria saber se pelo menos a medica obstetra poderia afastar por alguns dias , pq ir toda hora em médico é complicado
ResponderOlá Larissa, recomendo que veja sua medica, converse com ela e exponha os motivos pelo qual necessita de um afastamento, ela vai te orientar de forma correta
ResponderRealizo meu pré natal no SUS, com enfermeiro, médico e dentista. Realizei a consulta com a enfermeira e a mesma me deu atestado para ficar em repouso, porém, meu local de trabalho não aceitou por ser de enfermeiro e não médico, conforme convenção coletiva. Isso estancieiro. Retornei ao posto e o médico não poderia me dar atestado pois já havia passado o dia, perdi um um dia de trabalho, sendo descontado. Isto pode acontecer ?
ResponderTenho uma filha com cid 10 f 31.4
ResponderCom histórico de auto mutilação e crises de depressão inclusive com caso de internação ja
Agora ela esta gravida com mais crises de depressão e sem querer ir pro trabalho como ela deve agira ?
Olá Lucelia, recomendo que sua filha veja o medico de acompanhamento para ser avaliada e orientada de forma correta
ResponderBoa tarde!
ResponderTudo bem?
Então, estou de 26 semanas gestação, trabalho a maior parte do tempo em pé, pois sou merendeira, na hora que mais preciso fico sozinha, servindo e lavando, a minha barriga está pesada, dá a impressão que já estou para ganhar, sinto muitas dores nas costas e na barriga, por muitas vezes me sinto fraca, não estou aguentando… já falei com a minha obstetra e com a empresa tbm, mas ninguém fez nada, o que posso estar fazendo…data prevista para o parto 7 de agosto
Olha passando pra agradece todos conselho que recebim desse vc trocando fraldas mim ajudou MT desde qd descobri que estava grávida sempre acomponho todos cometário graça a Deus hoje faço 31 semanas de gravidez minha gravidez todas saudável não tive Nanda só AGR tou tento azia só isso trabalho ainda vou fica atem o vinal dos oito meses sou dormeticas nos meus trabalhos não faço nenhuma efoso trabalho em dois emprego sou MT ativa ainda graças a Deus obr a vcs
ResponderOlá meninas, estou com 7 semanas de gestação, terminei o curso de enfermagem faz 2 duas semanas.
ResponderSaberiam me informar se terei dificuldade na procura de emprego, ao final da gestação, por ficar tanto tempo “parada”. (não pretendo ficar sem estudar todo esse período em casa).
Olá,estou com 28 semanas 3 dias trabalho como cuidadora de idosos,cuido de um senhor que é acamado,tenho que tirar ele da cama todos os dias,levar ele ao médico..estou sentindo muito desconforto dor nas costas,barriga,oq devo fazer?
ResponderEu estou gestante de 33 semanas trabalho de pé faço muita força e nesses dias ando sentindo muita dor nas costas pernas e pés oque fazer
ResponderOlá, recomendo que veja com sua médica para avaliar e se possível solicitar da empresa que você trabalha uma situação mais confortável par desempenhar suas atividades.
ResponderMinha esposa, esta com 8 meses de gravidez, porem muitas dores nas costa falta de ar etc e varios casos de covid na empresa;
Respondero medico informou que iria dar 15 de atestado a ela e depois disso iria dar entrada na liçenca, porem a empresa aonde atua disse que a partir do oitavo mes qualquer atestado pego será descontado da licença maternidade. existe alguma lei dizendo sobre isso? a empresa pode fazer isso?
Oi mim ajuda ai estou grávida de poucas semanas e meu desejos sexual acabou pq mim sirto as vezes culpada e normal eu antes da gravidez tinha muito desejo sexual
ResponderOlá, recomendo que veja com sua ginecologista para uma avaliação.
ResponderBoa sorte!
Isso é normal tbem fiquei no msm estado estava de 5 semanas. mais aos poucos o desejo sexual vem e assim tudo fica normal estou de 17 semanas agora ?
ResponderOi eu trabalho de dormestica 2dia na semana eu devo para de trabalha descobri esse dias qe tou grávida vou começa fazer o pré natal eu achor que tou de poucas semana oque devo fazer paro de trabalhar ou não eu fico comendo de prejudica meu bebê
ResponderOlá, recomendo que veja com sua obstetra para avaliar sua gestação e seu trabalho, acredito que estando tudo bem, não tem porque parar de trabalhar, apenas faça tudo com segurança e siga as orientações de sua obstetra.
ResponderBoa sorte!
eu tanbem sou domestica, estou no 8¤ mes de gestação com 33 cemanas, ainda estou trabalhando normalmente, a casa da minha patroa tem 5 banheiros, escada sobe e dece ja nao estou mais aguentando ate o 7¤ mes estava tudo tranquilo, mais ja estou no limite muita falta de ar, pra subir e decer escada minha panturrilha direita doi muito,continuo lavando passando cozinhando e limpando,acredito q varia de pessoa pra pessoa uns aguenta trabalha ate o final outros nao, uns nem aguenta, depende de como esta se sentindo, como esse serviço passa muito tempo em pe e complicado,
ResponderOi sou cuidadora de idosos , trabalho anoite mais ñ estou aguentando ficar acordada a noite toda , mais ñ quero tirar licença agora pra ñ perder o direito depois q minha bb nascer , estou cm 24 semanas .
ResponderBoa tarde meninas,preciso tirar uma dúvida,estou de 31 semanas e minha bebê está ótima,porém eu me sinto muito cansada,com dores nas costas ,no pé da barriga,nas pernas e na virilha,como se eu estivesse dilatando,porém tive consulta com meu obstetra a 20 dias atrás e ele só tirou os sinais vitais e meu deu atestado para covid,fiz exame e o resultado ainda não saiu. Trabalho de pé 9 horas por dia e não posso sentar,pois devido a pandemia tiraram os bancos do shopping e lá é um quiosque. Gostaria de saber se já posso dar entrada na minha licença,pois pedi minhas férias e minha patroa negou,não estou mais aguentando até por q ficar com máscara me dá falta ar. Alguém sabe como devo proceder,pois meu obstetra disse q o bebê está bem e não pode me afastar,q eu teria q passar no médico do trabalho.
ResponderSim, é um procedimento a seguir, o médico do trabalho pode orientar você melhor. Boa sorte!
ResponderBom dia eu trabalho com produto de limpeza e eu não tô aguentando mais pq tem que usar máscara eu não dá pra fica com máscara o dia inteiro sinto falta de ar já tô com 28 semana será que eu posso pedir afastamento
ResponderAcredito que com uma carta solicitada pela sua obstetra, relatando sua queixa sim. Boa sorte!
ResponderEstou grávida de 25 semanas e sou operadora de caixa e fico muito tempo em pé e sinto muita dor no pé da barriga
ResponderMinha gerente pediu pra mim ver cm meu médico a possibilidade de me afastar será que tenho esse direito ?
Se o médico autorizar com carta de solicitação, acredito que sim. Boa sorte!
ResponderDia 21 de dezembro completo 9 meses, trabalho 12 horas em pé todos os dia já não estou mais aguentando. A partir de que momento posso pedir para dar entrada na licença? Aproveitando que ainda tenho férias para tirar já iria pegar logo pq as férias não quiseram me dá
ResponderNesse caso já pode dar entrada sim na licença maternidade. Boa sorte!
ResponderTrabalho muito tempo em pé ,cerca de 09 horas por dia ,meu chefe não gosta que me sento um pouco para descansar o que faço?
ResponderOlá, você deve verificar com seu médico para tirar um atestado ao menos para descansar um pouco.
ResponderEstou de 32 semanas e descobri que estou com varizes vaginal será que posso solicitar afastamento pelo INSS.
ResponderThais, provavelmente sim.
ResponderEstou grávida de 25 semanas e meu trabalho tem me exigido muito emocionalmente cheguei num ponto que não consigo dormir e estou até tomando remédio, eu posso solicitar um atestado por esse motivo?
ResponderNa verdade queria saber quantidades de dias em atestado, sem contar com licença maternidade?
ResponderEstou de 36 semanas,quantos dias posso pegar de atestado antes de entrar com a licença maternidade?
ResponderCristiane, quando você achar melhor.
Responderestou de 32 semanas posso pedir afastamento da empresa da entrada nos 120 dia da licença
ResponderAconselho verificar com o médico do trabalho. Boa sorte!
ResponderPassei mal e fui para o hospital a médica me afastou por 7 dias .
ResponderFui dia 24 fazer o pré natal e o meu obstetra me deu mais 10 .
A empresa disse que só me paga os 15 que os dois dias que passaram vou ter que fazer perícia para receber.
E disse que meu médico não pode mais me dar 15 dias ,pois caso me der a empresa não me paga tenho que entrar pelo INSS.
Então o que faço já pego minha licença direto ?
Minha próxima consulta é dia 28 de abril de 2020 agora .
Já estarei com 36 semanas?
Fabiola, no seu caso terá que entrar em contato com o INSS mesmo.
ResponderEsse mês fiquei afastada por 7 dias do trabalho e em seguida o médico me deu mais 10 .
ResponderSomou ao todo 17 dias .
Dia 28 de abril retorno ao médico e estarei com 36 semanas ,já posso pegar a licença maternidade ou esses 17 dias já vai descontar em minha licença?
Fabiola, no seu caso terá que entrar em contato com o INSS mesmo.
ResponderO atestado não desconta da licença.
Estou com 31 semana trabalho em pé das 12 as 11 da noite tiro 1 h de intervalo mais toda vez passo mal a minha pressão baixa por tanto tempo em pé no meu trabalho, é difícil sentar pois trabalho em shopping como atendente então dificulta eu sentar pois toda hora tem gente pra mim atender. E meu patrão não quer entrar em um acordo deu ficar sentada atendendo tô tentando segurar até começo de dezembro mais tá difícil, ainda mais com a redução de funcionários eu tô trabalhando o dobro e tudo fica pra mim resolver. Na verdade meu psicológico já não está tão bem. Toda vez q saio do trabalho eu já saio chorando pk não tô aguentando tanta pressão nem durmo mais a noite.
ResponderOlá, você deve verificar com seu médico para tirar um atestado ao menos para descansar um pouco.
ResponderOlá! Eu estou com 29 semanas 4 dias hoje queria tira uma dúvida!eu trabalho mais vejo que não estou com condições mais de trabalhar!trabalho como atendente de uma padaria!mais e muito tempo em pe! E mim abaixo muito pois estou sentindo dores que achou q não são normal!como posso fazer?
ResponderJosineide, converse com seu médico para verificar o que é melhor.
ResponderEstou de 35 semanas, fui na médica e pedi se ela poderia me dar 15 dias, ela disse q não pode mais…Me deu 3 dias, sendo que em toda a gestação peguei apenas 4 dias porque estava com a pressão alta…
ResponderEla oscila mto, pego ônibus pra trabalhar e estou bem cansada já!
Ela realmente não pode me dar? Não queria entrar de licença agora, mas não vejo outra saída…
Ooi estou de 29 Semanas posso pega minha licença sei que terei que volta cedo?
ResponderTatiane, converse com seu médico.
ResponderEstou de 29 semanas de gestação, ando com bastante dor na coluna, ando sentindo bastante falta de ar e cansaço.
ResponderGostaria de saber se minha médica pode fazer uma carta de recomendação para que eu exerça meu trabalho de casa. E não precise ir até a empresa?
Boa tarde, acredito que ela faça apenas atestado, mas converse com a mesma.
ResponderOlá, boa tarde.
ResponderEstou com muitas dores nas costas e estou bem preocupada quando a gravidez estiver mais avançada.
Também estou preocupada com o meu trajeto até o trabalho e morro de medo da bolsa estourar no transporte público.
Gostaria de saber, se posso pedir ao meu médico o afastamento (atestado médico de 14 dias) e emendar com a minha licença maternidade.
Fico no aguardo, obrigada :)
Flavia, sim pode pedir.
ResponderA licença maternidade é oferecida por lei a partir das 36 semanas mãezinhas.
Responder