Uma das minhas preocupações na gravidez era medicação. Quando a gente está grávida, ficamos com o sistema imunológico bem sensível. A gravidez baixa a imunidade por exigir muito do corpo da mulher.
Bom, não é à toa que aparecem gripes, infecções urinárias, dores de dente etc. E para aliviar as dores desses males, às vezes é necessário usar alguns medicamentos como analgésicos ou antibióticos, por exemplo. Mas no fundo, a gestante fica apreensiva, e o melhor para ficar tranquila é ter informação. Medicamentos na gravidez, pode ou não pode?
Claro que o médico vai receitar o melhor medicamento para o seu problema,e sempre o mais seguro para o bebê. Mas por que ter tanto medo de medicação na gravidez? O que pode acontecer se eu tomar o medicamento errado?
Bom, há casos em que estudos foram feitos e constatou-se que alguns medicamentos ultrapassam a membrana da placenta, e podem causar males ao feto1. Esses males incluem malformações ou problemas de saúde ao longo da vida. Problemas renais, intestinais e lembramos até mesmo a má formação em alguns fetos das gestantes que tomaram a talidomida nos anos 50,60 e 70.
Vídeo sobre medicação na gravidez
A Talidomida foi banida tanto no Brasil como no exterior assim que foi detectado que as malformações ocorriam por conta do uso desse medicamento. Pena que no Brasil ainda descobriram tarde demais, e só foi proibido o uso em meados dos anos 70, quando já haviam casos de malformação2.
Após esse episódio, a FDA (órgão que inspeciona a fabricação de medicamentos nos Estados Unidos) entrou no meio e interveio junto aos laboratórios. Para um medicamento ser indicado para uso em gestantes, tem que haver um certificado. Por isso, o cuidado com os medicamentos devem ser redobrados e sempre tomar remédios com orientação médica.
Medicamentos permitidos na gravidez
Mas afinal, quais são os medicamentos permitidos na gravidez? Permitidos mesmo há uma lista pequena, mas os mais usados são:
- Paracetamol (recomendado para dores de cabeça e gripes)
- Cefalexina (antibiótico para infecções)
- Ácido fólico
- Vitamina D3
- Buscopan simples (para dores abdominais em geral)
- Metildopa (para gestantes hipertensas)
Vídeo sobre os perigos de alguns medicamentos
Sei que anti-inflamatório não pode ser usado de jeito nenhum, pois pode causar problemas no coração do bebê. Morfina e alguns anticoagulantes também, mas vai mesmo da autorização do médico.
Isso não quer dizer que você não possa tomar as medicações prescritas com tranquilidade. Há estudos, sempre muito bem feitos, para que as drogas possam ser ministradas com a maior segurança possível para as mamães e os seus bebês3.
Também deve-se analisar o risco benefício do medicamento. Eu mesma precisei tomar omeprazol durante a gravidez, sentia um mal estar absurdo por causa do refluxo e da gastrite. O omeprazol, no caso, é um medicamento permitido. Há casos em que é melhor arriscar com medicamentos na gravidez do que deixar a doença ir a diante.
A grande maioria dos medicamentos permitidos na gravidez, para qualquer que seja o seu fim, podem ser apenas um alívio momentâneo, e a patologia pode ser tratada de fato após o parto. O mesmo cuidado ainda deve ser tomado na amamentação, pois há medicamentos que são secretados junto com o leite materno. Então, caso precise de um medicamento, converse com seu médico, tire todas as dúvidas e tenha certeza de que ele não receitará nada que faça mal ao bebê.
Beijos e até a próxima!
Veja também: Bebidas na Gravidez – O que Deve Evitar?
Estou na décima terceira semana de gestação. E estou com uma gripe forte.
Queria saber qual remédio eu poderia tomar para melhorar a gripe.
Olá, recomendo que veja um atendimento medido para que seja avaliada e medicada com segurança.
Estou nasexta semana da gravidez, muito gripada,acabei de tomar um multigripe e é contra indicado,medo de perder
Olá Liz, recomendo que não faça uso de medicação sem orientação e acompanhamento medico, se for necessário veja um atendimento para que seja avaliada e medicada com segurança
Estou com ransenise estou com medo de tomar a medicacao do tratamento pois estou com 2 meses de gravides posso perde o bebe ou ele pode nascer com alguma deformacao por causa da medicao usada no tratamento ? Eu posso comecar o tratamento depois que eu tiver a crianca? Para a seguranca dela?
Olá Sandra por segurança recomendo que veja seu medico para que ele te oriente de forma correta e segura .
Engravidei e estava tomando flexagim por 7 fiassem saber ainda não fui ao médico estou de 24 dias meu bebê corre risco? Me ajudem por favor
Olá
Estava tento um sangramento forte e fui ao médico e me deram voltarem por suspeitando que eu esteja grávida porque não é normal esse sangramento ainda não estou em tempo de menstruar falei tudo isso ao médico e mesmo assim me deu esse remédio
Olá, tomar paracetamol para dor de cabeça em gestante faz mal ao bebê?
Minha obstetra disse q paracetamol é seguro para gestante
Tô grávida e extrai um dente minha dentista passou nimesulida
Tô sem saber se posso tomar estou com muita dor será posso tomar
Olá, sua dentista sabe de sua gestação? se sim, ela receitou por saber que poderia usar sem risco.
Estou de 27 semans. Estou cm um pouco de infecção urinária o médico me passou cefalexina de 6 em 6hrs durante 7dias. Só que estou com medo de prejudicar o feto. Alguém já usou ou sabe se tem algum problema? Queria q alguém me respondesse por favor pois estou preocupada!. Desde já obrigada.
Olá, siga sempre as orientações médicas, fique tranquila pois os médicos geralmente passam em doses recomendadas sem prejudicar o bebê!
Tô de 33 semanas,tenho predra na vesícula,o médico passou pra eu usar tramal em casa,será que é seguro?
Estou de 11 semanas de gestação, passando muito mal, fui ao plantão e me deram soro com dramin e dexametasona. Tem algum problema? E para que seria o dexametasona?
Olá, geralmente a dexametasona é usada para amadurecer o pulmão do bebê em casos de risco de parto prematuro!
Estou grávida de 15 semanas, e toda vez que tomo paracetamol para dor de cabeça acabo colocando para fora ! O que posso fazer para melhorar ? Eu fico bem mole sem coragem nenhuma
Olá Beatriz, recomendo que não use medicação sem orientação medica, veja com seu ginecologista uma medicação segura
Estou com dois meses de gestação e estou com uma URTICÁRIA muito forte , já sem dormir há dois dia com muita coceira na pele o corpo todo de placas vermelha se tornando insuportável.
Meu Obstetra indicou loratadina, mais mesmo assim estou com muito medo de tomar. O que faço?
Me ajuda
estou grávida de 19 semanas estou com minha garganta inflamada não como faz 4 dias oq posso toma pra densiflama já não aguento fica sem comer passei mal hoje
Olá Janaina, recomendo que veja uma emergência para ser avaliada e medicada com segurança, não use medicação sem orientação medica
Estou gestante de 10 semanas, estava com muita dor de cabeça, daquelas que são insuportáveis, tomei 40 gotas de dipirona que era o que eu tinha em casa e depois comecei a ver que é perigoso, estou com muito medo agora minha próxima consulta de pré natal é só dia 20, por favor me respondam.obrigada.
Olá estou grávida de 15 semanas e estava com muita dor de cabeça, tomei 1 comprimido anlodopina (Hipertensivo) confundindo com paracetamol. será que vai acontecer alguma coisa com o meu bebe? me respondem por favor estou aflita…
Olá Marlene, fui buscar informações, segundo pesquisas: Anlodipino e Verapamil podem ser consideradas drogas alternativas, porém há poucos dados sobre o uso dessas medicações na gestação.
Recomendo que veja seu medico para maiores esclarecimentos e seguro.
Olá estou grávida de 16 semanas tomei torsilax umas duas vezes para dor de cabeça será se vai acontecer alguma coisa com meu bebê?
Olá. recomendo que não utilize medicação sem orientação e indicação medica, ara sua segurança
Tive Relação Varias Vezes Desprotegida E Todas Elas Com Ejaculação Dentro Estou Sentindo Muita Colica E Pouco Sangramento No Absorvente Tenho Possibilidade De Está Gravida?
Olá relação sem proteção tem risco, se houver atraso no ciclo , recomendo que faça um beta quantitativo.
Estou sem saber o que fazer tava tomando um remédio canderm 250mg Para infecção até 7 dias dois comprimido de uma vez e meu namorado tava tomando nimesulida 100mg o meu remédio é parecido com o dele e acabei tomando nois comprimido dele achando que era o meu estou grávida de 30 semanas é estou com medo de acontecer alguma coisa com minha bebê
Não é recomendado o uso de anti-inflamatórios durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre, etapa em que o feto está em formação. Mas em geral, o uso por pequeno período ou dosagem tem pouca chance de complicação, mas de qualquer forma aconselho se informar com sua obstetra. Boa sorte!
Estou com 38 semanas e 5 dias de gravidez, minha médica receitou fluconazol 150mg em dose única para tratar a candidíase. Estou com receio de tomar devido aos comentários sobre o medicamento. Alguém já tomou? Tem algum problema?
O uso do fluconazol em baixas dosagens apenas 150 mg, não esta associado a malformações, risco de aborto e não provoca qualquer prejuízo ao seu bebê. Boa sorte!
eu tomei Ácido mefanico achei que era paracetamol estou grávida de três meses estou preocupada
Tomei 1 comprimido de furosemida sem saber q estava grávida vai fazer mal ao bebê?
Nesse caso pouco provável, mas relate a sua obstetra. Boa sorte!