O nascimento de um filho é sempre sinônimo de muita alegria para os pais e para toda a família, e quando a notícia é que a mulher está grávida de gêmeos, existe uma surpresa inicial, mas a alegria tende a ser maior ainda. Toda a expectativa de chegada das crianças vem junto com um preparo mental financeiro e a ansiedade de estar presenciado algo tão raro e tão bonito ao mesmo tempo.
Apesar de esses sentimentos bons serem normais nessas circunstâncias, há casos em que toda essa alegria se torna angústia e preocupação, que é o que ocorre quando há a morte de um dos gêmeos no útero, por exemplo.
A morte sempre é motivo de trauma para qualquer família, o que é algo normal. Mas a morte de um filho, mesmo que seja a morte de um dos gêmeos no útero ainda sempre vem carregada com uma tristeza diferente, o que pode abalar muito os pais, o que torna tudo muito preocupante, principalmente para a saúde da mãe.
Para lidar com a dor que uma perda como essa causa, ter suporte psicológico é fundamental, afinal, a mamãe precisa estar bem para passar pelo restante da gestação de forma saudável. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a tentantes e gestantes1. Conheça o serviço de psicologia da Famivita e conte com primeira sessão de avaliação gratuita. Clique aqui e saiba mais!
É claro que o luto existe, mas também existe mais uma criança viva dentro da mulher, o que geralmente desperta uma mistura de sentimentos como preocupação e esperança. Para entender melhor os motivos e as consequências desse tipo de fenômeno, separamos alguns tópicos que consideramos essenciais para o entendimento do assunto.
O Que Acontece Quando um dos Gêmeos Morre no Útero?
Em casos como esse, é necessário levar a gestação até o final e ter o parto normalmente. Isso porque o outro feto provavelmente vai ficar fragilizado com a morte de seu irmão e não pode correr nenhum tipo de risco até o nascimento. É claro que diversos cuidados também precisam ser tomados, tanto na questão física quanto na psicológica, já que se trata de um grande trauma para a mãe.
Apesar de soar estranho e até mesmo chocar muitas pessoas, o procedimento padrão a ser seguido é de ficar com o bebê morto dentro da barriga até o fim da gravidez. Muitas vezes, mesmo morto, o bebê continua se desenvolvendo e até mesmo liberando hormônios, é claro que isso depende das causas da morte do bebê e também do período da gravidez em que ela ocorreu2.
Muitos acreditam que o outro bebê esteja correndo riscos e que é melhor tirá-lo de dentro da mãe, mas a verdade é que forçar um parto pré-maturo pode ser muito mais prejudicial para o bebê. O importante nesse momento é manter a calma e entender a situação para que ela possa ser levada até o final e para que nem a mãe e nem o outro bebê sofram nenhum tipo de dano à saúde.
É Normal Acontecer a Morte de um dos Gêmeos no Útero?
Uma gravidez gemelar normalmente conta com mais riscos do que uma gravidez comum e por isso existe mais de um motivo para que ocorra a morte de um dos gêmeos no útero3. No primeiro trimestre de gravidez, por exemplo, pode acontecer de uma gravidez de gêmeos ser detectada, mas apenas um deles se desenvolver completamente no útero da mãe. Isso acontece com cerca de 20% das gestações gemelares, o que pode ser considerado um alto número.
Portanto, não podemos dizer que é algo totalmente normal ocorrer a morte de um dos gêmeos no útero da mãe, mas acontece com mais frequência do que muitos imaginam, já que se trata de uma gravidez com muitos riscos.
Quais os Riscos do Irmão?
Quando há morte de um dos gêmeos no útero, há também o risco do irmão sobrevivente nascer com sequelas. Estudos britânicos realizados entre 1993 e 1995 apontaram que as chances de uma criança nascer com problemas mentais, são 20% maiores do que o normal quando se trata de um gêmeo sobrevivente. O número fica ainda maior quando o caso é com gêmeos idênticos.
Uma das principais teorias do motivo disso acontecer é que a morte do outro feto acaba afetando a circulação de sangue no irmão sobrevivente, fazendo com que ele tenha mais chances de ter uma paralisia cerebral. Além disso, essa teoria também explica porque as chances ficam maiores em gêmeos que são idênticos, já que eles compartilham a bolsa da mãe nesse caso.
Apesar disso, também existem muitos casos em que a criança nasce sem nenhum tipo de problema de saúde, principalmente quando a morte do outro bebê aconteceu bem no início da gestação. Portanto, não há motivos para ter pânico sobre o estado de saúde do seu filho sobrevivente, ainda que seja necessário ter um cuidado especial com a gestação dele.
Como Superar a Morte de Um Dos Gêmeos
Com todos esses aspectos sobre a saúde da mãe e a saúde do outro bebê, pouco se fala sobre a forma como lidamos com a morte de uma criança. O estado de luto é algo comum nesses casos, mesmo com a preocupação para que os outros envolvidos fiquem bem de saúde.
É comum também, a mãe ter sentimentos como a tristeza profunda e a culpa, com pensamentos de que poderia ter feito alguma coisa para evitar que isso tivesse acontecido. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas a aceitação do que aconteceu também vem com o tempo.
Contar para o Outro Gêmeo ou Não?
Muitas mães se perguntam se devem ou não conversar com o filho sobre a morte do outro bebê enquanto estava na barriga. Essa é uma questão delicada, mas o mais recomendável é que ela conte quando sentir que está preparada e que o filho também já está pronto para ouvir sobre o assunto.
Isso é algo que deve ser conversado entre os membros da família, mas é certo de que não é saudável manter isso como um segredo do filho para sempre, apenas que a hora certa seja encontrada para que haja essa conversa.
A Saúde Psicológica da Mãe
Também é muito comum que mães e pais procurem ajuda profissional quando ocorre a morte de um dos gêmeos no útero, já que existem tantos sentimentos em conflito. É saudável e recomendável que a mãe busque ajuda para manter o equilíbrio emocional, pela própria saúde psicológica e para não prejudicar o outro bebê que ainda está vivo dentro dela.
O tempo em que o tratamento que a mãe deve com uma psicóloga vai variar de acordo com o seu estado emocional, com a avaliação da profissional e com a vontade da mãe também.
Apesar do luto e do trauma da morte, os pais não podem se deixar abalar quando há a morte de um dos gêmeos no útero da mãe. Principalmente porque ainda há outro bebê dentro dela que está vivo e provavelmente saudável.
A hora do Parto
O que se precisa fazer nesse momento é tomar os cuidados necessários para que o parto possa ser o menos traumático possível para a mulher, além de todos se certificarem que os pais estão em boas condições psicológicas, especialmente a mãe, já que o trauma é muito maior para as mulheres nesses casos.
Veja Também:Gravidez de Risco – Quais os Casos Que São Considerados?
Foto: TawnyNina
Boa noite queria saber se gemios na msm placenta indentico quando agente perde. Sai 2. Saco gestacional ou só 1 quero saber isso?? Pk tô grávida e perdi só q saiu um pedaço só n sei o q e
ResponderOlá Angelica, segundo pesquisa: Se esse óvulo se dividir muito cedo os gêmeos serão dicoriônicos (duas placentas) e diaminióticos (dois sacos gestacionais). ou seja, é possível que gêmeos univitelinos estejam em placentas separadas, diferente do que muita gente imagina!
ResponderPerdi minha bebê 2 com 22 semanas e só
ResponderVim descobri agr com 8 meses pois já fazia 2 meses que eu não fazia uma Ultrasson para acompanhar, como eu faço acompanhamento pelo SUS , não temos um acompanhamento certo e eles não tem o costume de fazer a gente passar por mais Ultrasson, estou super mal nunca imaginei que iria ter que passar por um luto desse tão cedo , já estava td planejado para as chegadas das Gêmeas, mas os planos de Deus já está escrito e com tempo eu irei entender … E hj estamos de 33 semanas com a Bebê 1 viva evoluindo bem e só estou no aguardo da chegada dela , mas sigo com as 2 aqui na barriga e orando muito para Deus trazer minha bebê com muita Saúde Deus e nossos médicos dos médicos o milagre dele nunca falha tenho fé que isso servirá pra mim como
Uma forma de aprendizagem na vida Deus é maior e sabe o que faz , sigo aqui tentando ser forte e uma boa mãe para minhas pequenas digo “minhas” ainda pois sempre irei considerar as duas como minhas para sempre .
Fiz o meu primeiro utrassom com 6 semanas e deu 3 sacos gestacionais, só que só houvia o coração de 2, no terceiro não aparecia a visicula vitelinia, então tive um pequeno sangramento e um pouco de dor no pé da barriga e fui no médico, na segunda ultrassom não aparecia mais a 3 bolsa.
ResponderEu e meu marido, aliás minha família inteira estava em êxtase com a chegada dos gemêos, os dois ultrassons que fiz eles estavam evoluindo e crescendo e com o coração cada vez mais forte.
ontem com 9 semanas e 5 dias fiz o terceiro ultrassom, para o acompanhamento da evolução, já tinha marcado o morfológico para quando estivesser 12 semanas e 4 dias, e tive a notícia que um bebê parou de evoluir, isso foi um soco no meu estômago… o chão abriu… eu estou anestesiada desde então, as pessoas a minha volta pedem para que eu seja forte, mais depois que eu ouvi o coração dos dois, eu não sei lhe dar com isso, eu vi ele paradinho ali, isso cortou meu coração.
Já chorei muito, eu conversei com Deus, eu agradeço porque um deles tá ali ainda, só que a dor de perde um deles é como se um pedaço de mim se fosse, me julguei porque pensei se fiz algo errado, se poderia ter feito algo diferente, se eu poderia ter feito algo para que ele pudesse se desenvolver e tudo mais, mas nunca saberei porque ele parou de crescer e seu coraçãozinho parou….
o médico disse que a bolsa do outro vai crescer e empurra a do outro, e vai chegar um momento que o corpo vai absolve o que estiver por lá, e meu anjinho vai voltar para dentro de mim, e será parte de mim novamente, pois ele veio de mim. E Deus vai cuidar de tudo.
Descobri hoje que perdi um dos meus bebês estou arrazada n sei oque faço estou com pouquíssima semana e com muito medo do outro tbm não vingar olha q estou tomando utragestan pra segura e mesmo assim n vingou tô muito mal já estava me acostumando e fazendo planos de como minha vida séria nossa n desejo para ngm isso
ResponderNão fique triste tem uma vida aí dentro de vc… Essa semana eu perdi os dois, e é uma dor tão profunda que não sei nem mensurar
ResponderOi tudo bem ? E o outro bebê correu bem ?
ResponderEstou passando pelo mesmo?, perdi um dos meus com 8 semanas e agora estou comendo de perder o outro ???
Oi Tudo bem com vcs ? Passei por isso tbm quando estava de 20 semanas um dos meu bb morreram eles estavam em placenta separadas . Fiquei sem chão mais graças a Deus deu tudo certo .Tive que ficar dos os dois dentro da barriga ate o parto .foi uma face bem difícil .com muitos exames muito repouso e muitas internações .Foi um parto prematuro de 32 semanas .mais Deu certo graças a Deus hj minha filha esta com 14 anos e é super saudável . Não perca a fé tudo dara certo ?
ResponderPerdi meu bebê com 1 mes de gestação em setembro e desde desse dia q minha menstruação não vem será que era gêmeos?
ResponderOque eu faço?
Nesse caso é devido a alteração hormonal.
ResponderFiz a ecografia com 6 semanas e apareceu que tinha 2 sacos gestacionais mas em um eu vi embrião com batimento cardíaco e tudo. Mas o outro dizia saco atrofico e não apareceu vesícula vitelina nem embrião. O médico continua tratando como gravidez gemelar. Mas a médica que fez a ecografia disse que eu tinha perdido um. Apareceram 2 corpos luteos no ovário direito. Este saco gestacional que não apareceu embrião pode ainda se desenvolver? E se não desenvolver ele pode prejudicar o embrião que já tem batimento cardíaco? Ja tive 2 abortos tenho 37 anos e estou receosa.
ResponderEstou com o mesmo problema. Ainda há esperança de vida pro meu bebê ?
ResponderHj infelizmente ,, minha irmã com 28 semanas de gravidez,, começou a sangra.. uma forte hemorragia.. estava grávida de gêmeos idênticos da mesma placenta ,, em bolsas doferentes,, quando teve que fazer uma cesária de emergência,, descobriu que uma das bebês estava morta a 5 dias ,, a outra bebezinha está na UTI,, ?,, aconselho todas as grávidas de gêmeos,, irem sempre com frequência ao médico,. Pois hj estou sentindo a pior dor do mundo .. são minhas sobrinhas.. mas eram como minhas filhas,, e minha irmã tadinha,, isso destrói qualquer coração ..
ResponderOi eu gostaria de saber com quantas semanas diminui o risco de um dos gêmeos não se desenvolver?
ResponderFiz um ultrassom com 9 semanas eles estavam bem
Mas hoje estou com 13 semanas e sinto dores sensações estranhas
Juli, no caso para saber deve verificar de perto o acompanhamento, gravidez de gêmeos é delicada.
ResponderFiz ultra com 9 semanas tinha diferença de tamanho de ambos,mas batimento normal,hj com 14s fiz de novo e só um evoluiu,o outro continua aqui,pequeno,mas continua…
ResponderEu também estou com 10 semanas e na primeira ultra com 5s6d vimos apenas um bebê, fiz outra com 10s2d e vimos que tinha 2 bolsas amnióticas mais que um bebê não tinha se desenvolvido. Ficamos felizes pelo bebê que já sabíamos que estava lá está bem mais ficamos sentindo pois eram pra ser 2 e um não se desenvolveu, meu obstetra disse que não vai atrapalhar no crescimento do outro bebê não. Tive um aborto a uns 4 anos atrás, e nessa gestação estamos tomando cuidado redobrado. Agora minha mãe diz que sou mãe de 2 anjinhos.
ResponderAconteceu comigo. Na decima semana o médico informou que um dos bebês não evoluiu. Eu tenho o primeiro ultrassom com os dois bebês. É difícil até hoje… mas meu outro bebê nasceu saudável e minha gestação foi super tranquila. Fique calma.
ResponderComo era no início o médico informou que não era necessário nenhum procedimento, meu corpo soube o que fazer.
Isso é muito comum. Muitas mulheres nem sabem, porque quando fazem o primeiro ultrassom ja não dá pra ver mais.
Fiz uma ultrassom com 6 semanas descobri que estava grávida de gêmeos,foi muito difícil de aceitar!! Enfim aceitei e já amava meus BB,ontem passei mal e fui p hospital ada com eles minha pressão,pra ter certeza que estava tudo bem a médica me pediu uma ultrassom, foi desesperador simplesmente tenho apenas um bb,elas simplesmente olhou pra mim E falou vc tem apenas um bb o outro deve ter perdido,não consegui ver o outro! Mas como assim não tive sangramento nem dor nada,estou com 13 semanas,por favor me ajudem a entender estou sofre do tanto!
ResponderQuando um dos fetos param de se desenvolver, qual a chance de ele ter sido do sexo masculino ou feminino?
ResponderQuando e indicado a retira do feto sem vida e se isso acontece com frequência ?
ResponderBoa tarde, sobre a retirada do feto somente o médico pode dizer.
ResponderEu estou grávida de 10 semanas.
ResponderDia 26 de novembro descubri que 1 bebê parou de se desenvolver. Fiquei super mal. Ainda estou
Será que o bebê q ficou vivo corre algum risco de algum tipo de sequela ? São gêmeos identicos.
Mesma placenta e mesma bolsa gestacional.
Depois q vc descobriu oque os médicos falaram para você ?
Aconteceu isso comigo… Estou hoje, 20 de nov de 2019, com 9 semanas. Anteontem tive um pequeno sangramento e descobri que um dos gêmeos, fraternos, não evoluiu. É uma dor na alma absurda que a gente sente. E uma preocupação enorme com o o outro gêmeo. Sei que eu preciso ficar bem, mas não é fácil. Quero muito que o que está vivo continue bem, cresça saudável e venha saudável a esse mundo. Mas, com tantas incertezas, é difícil se manter calma.
ResponderOlá como está seu bebê hoje. ??
ResponderMinha última menstruação foi dia 7 de agosto . No dia 10 fiz hcg e seu 1587. No dia 18 tive sangramento e ainda continua (3 dias sangrando) fui no pronto Socorro e meu colo do útero está fechado, e meu ultrassom ainda está com saco gestacional. Fiz meu exame Hcg e seu 1566.5.
ResponderSerá que tem probabilidade de ser gemeos e eu perdi um e ficou outro.
Ainda tenho esperanças. Meu sangramento está diminuindo.
E minha querida existe sim a possibilidade, mas aconselho voce a ir ao seu medico pra saber omque realmente houve.
ResponderOiii você teve noticias? Como està seu bebê?
ResponderOi. Eu realmente perdi o bebe nessa epoca. Mas 3 meses depois engravidei e meu bebe tem 2 anos hoje
ResponderVeio um bebe para animar e dar força.
Responder