Um tabu comportamental dentro das casas é a nudez em família que pode ser algo constrangedor ou natural, tudo depende de como a família lida com a situação. A nudez em família nada mais é do que o os pais não se incomodarem com a presença dos filhos na hora de tomar banho ou mesmo de trocar de roupa, mas ainda é um assunto a ser discutido em algumas famílias que preferem não se expor dessa forma para as crianças1.
Assim que o bebê nasce, não é nada demais trocar a fralda em um ambiente público, ou mesmo os familiares podem ficar em volta para ver o tamanho dos documentos do novo bebê que acaba de chegar, seja menino ou menina.
Algumas famílias podem manter com maior tranquilidade até 2, 3 anos, mas a partir do momento em que a criança está maior, a nudez pode ficar incomoda para os pais, já que para a criança não há maldade alguma2.
A conotação sexual não existe até certa fase da criança, por volta dos 7, 8 anos ela pode começar a ter noções do seu corpo e passar a ter vergonha de ficar nua perto do sexo oposto, ou mesmo no caso das meninas, nuas na frente do pai ou irmão e meninos na frente da mãe ou avós.
Todo comportamento envergonhado nessa idade é natural, com a mudança do corpo pode aparecer uma certa vergonha e até mesmo uma insegurança com o corpo em transformação. A atitude de nudez em família ou não também é um reflexo da educação e exemplos que tivemos desde pequenos, em algumas famílias mais reservadas por exemplo, irão claro, ensinar a forma mais reservada da coisa. Já em outras a nudez pode acontecer mesmo depois dos filhos adolescentes e não só os pais, filhos também. Mas até que ponto deve ser liberada a nudez em família?
Aqui em casa tentamos levar a nudez naturalmente, embora o pai não se sinta a vontade de ficar nu na frente dos filhos por questão de educação que recebeu, a nudez da mãe é algo tão natural e habitual… qual mãe não se pegou no banheiro tomando banho junto com seus filhos, ou mesmo na hora do xixi, uma bela plateia para assistir e conversar, bater papo nesse momento intimo? Aqui sempre!
Me lembro desde que era pequena, sempre ia tomar banho com a minha mãe e achava o máximo! Era o extremo do carinho materno naquele momento, me sentia mesmo intima dela e não via maldade em nada, me sentia segura. Tento hoje passar essa segurança para as crianças e acho que dá certo, acabou se tornando algo natural e sem maldade alguma… O que é piupiu, o que é perereca ou pepeca, ou seja o nome que vocês dão em casa para os pequenos órgãos genitais, não serão de tanta curiosidade para crianças que convivem com a nudez em família, e há pais que preferem assim.
Explicar a diferença desde bem pequenos pode deixar pais mais tranquilos quando a pergunta temida chegar. “o que é sexo?’ claro, que pais podem ficar mais constrangidos do que as mães, mas tudo como disse, depende de cada família de cada indivíduo e a forma com que lida com essa questão3.
Bom, conforme as crianças foram crescendo percebi que o limite de preservar a privacidade começou a chegar, a nudez em família não é mais tão natural como antes. A mais velha tem vergonha e se fecha para trocar de roupa. Isso desde que começaram as mudanças hormonais, e do corpo. Já o menino é escrachado, troca de roupa na sala, na frente de todos que estiverem presente, claro, pessoas de casa assim como pai, mãe, irmãs, avós, tias… Banheiro de porta aberta com ele não é novidade! Já com a menina… tudo mudou, mas por vontade dela própria, naturalmente e sem pressão de “feche essa porta!” foi a evolução natural da coisa.
Culturalmente falando, o assunto é bem complexo pois, pessoas de um tempo em que a educação era mais complexa em que a nudez mesmo em casa era censurada, não se sentem a vontade com esse assunto nem tão pouco com a situação nudez em família, mas mesmo na TV se vê tão naturalmente índios nus desde sempre… controverso? sim e muito! A questão é profunda, há famílias e famílias, e a nudez pode não ser uma questão negociável em algumas delas. Como lidar então com essa questão dentro e fora de casa, na escola por exemplo? A psicóloga, Natália Melleiro fala mais sobre o assunto respondendo perguntas feitas a ela.
Famivita: Existe algum dano no desenvolvimento da criança q convive com a nudez dos pais, na hora do banho ou troca de roupa?
Natália: Eu acredito que não. Se isso for algo normal para a família, a criança vai enxergar a nudez com naturalidade. O “problema” são os outros, né? A convivência dessa criança na sociedade, na escolinha, com os amiguinhos… como as famílias das crianças que não têm esse costume lidarão com uma família assim? O Quê tudo isso pode implicar? Acredito que se a criança tiver curiosidade, os pais devem explicar tudo da maneira mais natural e ‘fisiológica’ possível, sem a conotação sexual da coisa…
Famivita: Os pais devem deixar claro para a criança que nudez é natural apenas dentro de casa?
Natália: Sim! Importante! Deixar claro pra criança que tem gente que não gosta de falar disso, que tem amiguinhos que não tem a mesma curiosidade, então, que se ela tiver alguma dúvida, pra vir perguntar para o papai ou pra mamãe.
Muitas pessoas podem achar um absurdo a nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos, a questão sexual da coisa fica bem distante quando se trata de pais e filhos, porém pais que não se sentem a vontade, não há nada de mal em se preservar ou mesmo preservar a criança ensinando desde cedo a fechar as portas e se trocar sozinho. Também nem considerar feio quem leva naturalmente a situação da nudez dentro de casa, na segurança e conforto do seu lar, o importante é levar a vida bem e feliz. Por isso quero abrir esse espaço, como é a relação de nudez em família ai na sua casa? como lidam com essa questão? Deixem nos comentários.
Até a próxima!
Veja Também: Cama Compartilhada – Como Será Ter Essa Experiência?
Foto: Claudio Olivares Medina
Olá pessoal ,
Continuo a acompanhar os comentários aqui sobre a nudes em casa , e volto a afirmar ,
Não há nada melhor do que pode viver sem preconceito , vergonha e tabus na questão a nudes .
Poder viver a nudes em casa e maravilhoso , só tem a crescer em conhecimento e vivência entre nós .
Sei que pra muitos isso é impensável entre outras coisas , respeito , mas pra quem realmente prática e vive a nudes em casa , sabe o quanto é maravilhoso .
A sociedade no modo geral aprendeu a viver escravo das roupas , tabus e vergonha do próprio corpo , mas isso não deveria ser assim , tenho esperança que isso mude um dia .
Aos praticantes da nudes em casa , MEUS PARABÉNS , QUE VCS CONTINUEM A VIVER NUS , PASSANDO CADA VEZ MAIS A FRENTE ESSA VIVÊNCIA PROS SEUS FILHOS , NETOS E A TODOS DA SUA FAMÍLIA .
Se alguém trocar ideia , meu contato é :
[email protected]
Abraços .
ResponderVou compartilhar com vcs a minha alegria de encontrar um canal assim aki. Comecei no nudismo em casa com amigos na adolescência, qdo me descobri gay. Pratico a mais de 15 anos, em casa, praias, chácaras. Me “casei” a 2 anos com outro homem, hoje é uma mulher trans. Seu filho mora conosco e somos uma família gay, nudista e feliz! Se alguém se identificar e quiser conversar me chame [email protected]
ResponderVivi na adolescencia uma situação retraida em casa, uma vez que minha mãe era uma pessoa que não tinha tabus a respeito de conversar qualquer tipo de assunto comigo, porem era isso incomodava meu pai, tinha a cabeça mais fechada, sempre tive afinidade com o naturismo, mas fui começar a viver isso quando casado, tenho uma filha de 18 anos, também adepta, atualmente estou divorciado, contudo esse estilo de vida só era de conhecimento de amigos também adeptos, e minha mãe que soube e deu apoio, bom saber que esse tipo de preconceito esta ficando para tras e encontramos pessoas que relatam experiencias semelhantes a minha,,,,
ResponderEU TENHO 44 ANOS E AMO O NATURISMO, SOU ADEPTO A MAIS 20 ANOS… SEMPRE GOSTEI DE IR COM MINHA FAMILIA, HOJE EM DIA ESTOU SEPARADO… MAIS NUNCA DEIXEI DE SER UM NATURISTA A NATO!
ResponderNão vejo problema nenhum, eu fui criada assim. E hoje eu e meu marido criamos nossos filhos assim tanto meu filho de 16 quanto minha filha de 13.
ResponderOi Laura, que legal, acredito que essa libertade fortaleça laços na família.
ResponderOi Vanessa, eu também acredito nisso tenho o mesmo pensamento.
ResponderTive um relacionamento de 17 anos, totalmente adeptos ao naturismo, tivemos uma filha que pra ela, como cresceu nesse modelo de convivencia conosco habituou-se normalmente, lógico que sabendo que cada lugar tem a sua particularidade. MInha mae super apoia o naturismo, já meu pai nunca aceitou…
ResponderQue bom que sua família seja assim. Você ainda prática com sua filha quando ela visita você?
ResponderAinda hj praticamos o naturismo, mas com reservas, ou com amigos que são adeptos, ou em casa ..
Que lindo. Para mim toda família deveria ser assim sem tabus.
ResponderQue legal Laura! Também penso que a sociedade nos instrui a seguir certos moldes de conduta que dão errado a decadas! Temos que ser mais amigos que pais, nos colocar nas posição de nossos filhos e repensar nossas atitudes. Reprimir e julgar não poderá nos levar a nenhum lugar diferente do que vemos por aí! Se quiser me chamar no email ou skype fique a vontade: [email protected]
Oi Laura, fico feliz de pensar assim, sou gay, aki faço nudismo a uns 15 anos e agora casado a 2 anos faço com minha esposa (trans) e nosso filho
Parabéns Marcos, espero que seja assim sempre.
Concordo com seu posicionamento
Eu sempre tomei banho e me troquei com minha filha perto
ResponderEla tbm sempre fica nua comigo próximo
E qual a idade da sua filha ? E sua esposa o que ela acha?
ResponderOi Ana, acho importante essa liberdade em família! Caso queira me chamar no skype ou email: [email protected]
ResponderOi, achei muito legal os comentários aki, nao conhecia muito deste assunto, mas sempre prensei sobre coisas assim. Muita gente julga errado, mas eu entendo que é preciso ter rever nossos comportamentos com o intuito de melhorarmos. Eu achei no twitter um post muito legal falando de como começar o nudismo em família https://twitter.com/psicologa_341/status/1676601037669449731.
ResponderOi Denise, concordo que temos que repensar sobre nossa cultura e aproximar os filhos de nós.
ResponderTambém achei muito legal o post, ela tem vários posts que nós provocam a pensar!
Caso queira me chamar no email ou skype, fique a vontade: [email protected]
Sou a favor da liberadade dentro de casa, sempre gostei de ficar nua quando possivel. Minha filha tbm sempre fica quando está quente e estamos só nós duas, com outras pessoas em casa não fazemos. Porém a coisa de uns 6 anos eu naorei um rapaz e moravamos numa chacara, lá faziamos nudismo e chegamos a receber outras pessoas, mas o relacionamento terminou e m=nos mudamos. Mas recomendo.
ResponderAchei muito bom o Twitter q mandou. Chamei lá e ela me respondeu em seguida.
[email protected]
Minha mãe é nudista e solteira, andava sempre nua em casa e me criou nu em casa junto com minha irmã mais nova, hoje já somos adultos e vivemos juntos na nudez normal em casa mas não comentamos isso com ninguém só com amigos nudistas
ResponderNão abri o link
ResponderOlá, em casa não temos esse costume, mas até que eu queria ter. Quando minha irmã morava em casa diversas vezes a flagrei usando shortinhos colados sem usar calcinha e isso definia bem as partes dela, não sei se ela também tinha vontade de andar livre pela casa por isso fazia isso. Mas com isso foi me despertando a curiosidade de ver, mas sempre tive sisma da reação dela, uma vez cheguei perto da cama dela e ela estava deitada com o shortinho que marcava tudo voltei pro meu quarto e mandei uma msg pra ela falando o que eu tinha acabado de ver que o shortinho dela estava formando a famosa pata de camelo na intenção de ver qual seria sua reação em saber que eu havia visto e se ela iria se abrir sobre a vontade de andar nua mas ela simplesmente disse não tem problema. Algumas vezes eu também andava a vontade com shorts largos e sem cueca para faciliar que ela também visse fazia de tudo para fica na visao dela mas ela nunca se abriu até que um dia a grevei no banho, para matar a curiosidade e consegui ver porém não foi nada de mais era apenas curiosidade tanto de ver ela como que ela também me visse. No final eu acabei vendo ela pelo vídeo e ela andou vendo também conforme eu facilitava. Mas tudo normal sem atração nenhuma. Só tento intender qual era a dela por que usava roupas daquele jeito perto de mim se era pra me chamar atenção ou se era mesmo para se sentir mais livre. Algum tempo depois que ela foi embora descobri que perto do meu irmão ela sempre se trocava ficava só de calcinha perto dele mas perto de mim não ficava.
ResponderHummmmm , é cada comentário que provém de mentes férteis e cheias de podridão, lastimável. Você seria um ótimo escritor de filmes ! Lastimável.
ResponderExcelente matéria. Tenho pesquisado muito sobre famílias não convencionais, dado que toda minha família é muito próxima e tenho tido dificuldades com meu filho mais novo de 18 anos.
ResponderTenho 5 filhos, todos homens, e percebo essa diferença de comportamento entre eles e minha esposa. Por isso estamos tentando entender melhor a diferença entre meninos e meninas. A nudez entre meninos é mais aberta, especialmente entre eles, mas eles se fecham com a mãe. Sempre fomos muito abertos em relação a sexualidade, mas desde os 16 meu caçula tem saído escondido para encontrar meninas e agora com 18 curiosamente parece ter ficado mais calmo. Eu e minha esposa achamos que incentivar que eles mantenham relações sexuais frequentes tenha desencadeado esse comportamento no caçula, mas cada vez vejo que isso é mais dele. Não somos naturistas, mas é inegável que meninps possuem mais liberdade com o corpo. Percebo que ficam mais a vontade quando a mãe sai, mesmo que eu esteja em casa.
Ótima matéria, sem medo de tabus. Parabéns.
Olá!
ResponderSou naturista desde sempre. Nasci em um lar naturista. Meus pais eram naturistas. Aprendi a andar pelado! kkk
Em nossa casa a nudez sempre foi vista e ensinada somo de fato ela é – natural. Ficar pelado entre na família, ente familiares e até entre amigos mais próximos, nunca foi um problema pra mim. Nunca uso roupas em casa, nunca precisei usar.
Tenho passado isso para meus filhos (Carol 15 e Lucas 09). Mas precisamos de um trabalho minucioso para ensinarmos a autêntica e sadia filosofia naturista desde cedo aos nossos pequeninos. Para que, como, naturistas, saibam se comportar dentro e fora de casa.
A questão não é apenas ficar nu ou não na frente dos filhos… O mais importante é deixar bem claro os fundamentos ideológicos de sua atitude ou estilo de vida. Assim, fica bem mais fácil todos se entenderem e gera uma perfeita harmonia entre quem vive pelado e que prefere viver vestido dentro do mesmo lar.
Assim tenho vivo: “Pelado sim, pelado sempre!
Muito legal seu posicionamento André, ENtendo que a partica do naturismo mesmo é um passo a mais para quem apenas fica nu em família. No meu ver muitos são os frutos colhidos desta pratica, uma vez que nos depimos nao só de roupas, mas de barreiras entre pais e filhos, criadas por gerações. Você é um felizardo por ter crescido em um amiente mais harmonioso e livre. Parabéns por proporcionar isso a seus filhos também. Caso quera entrar em contato via email ou Skype: [email protected]
ResponderMárcia ,
Responderprimeiramente obrigado por se indentificar com os meus comentários . .
com relação ao casal gay que vc citou , eles estão de parabéns por práticar a nudes junto ao filho .
na questão do preconceito da sociedade é difícil mesmo , mas , jamais podem levar em conta o que a sociedade pensa sobre o homossexualismo , cada um tem e deve ser feliz da sua maneira , jamais se culpar por isso . eles tem mais que seguir a vida deles da forma deles , e se pratica o nudismo em casa , então de PARABÉNS , fico ainda mais feliz por isso , e faço votos que continuem assim , e sejam muitos felizes . eles tem o meu total apoio em tudo .
se vc quiser quiser , fique avontade da minha parte pra transmitir isso eles , e pra quem está em transição de gênero , desejo que tudo de certo , e saja muito feliz levando os ensinamentos da nudes a frente também .
aqui somos muitos felizes em família e jamais pesamos em mudar nossa trajetória de vida .
Obrigada Alê pelo seu retorno, claro que transmitirei a meus amigos! Se quiser me chamar no email ou Skype: [email protected] Viva o Nudismo!
ResponderOi Alexandre, como vai, gostaria muito de poder manter contato, existem muitas experiências que podem ser trocadas, se nao for incomodo me chame no skype ou email: [email protected]
ResponderBom dia , mas e claro , vai ser um prazer manter contato , e poder trocar ideias e informações , temos que ser abertos as ideias e informações sobre o assunto tratado nesta matéria , é de grande importância isso .
ResponderMárcia , te respondi aqui a sua mensagem .
ResponderLegal Alexandre! Quando falamos de nudez em casa geralmente pensamos no ambiente da família convencional pai, mae e filhos, mas devemos ter a mesma empatia para os praticantes de familílias diversas, como gays, lesbicas, e pessoas em transição, tudo isso é natural, muitos tem filhos e devem partilhar dos benefícios da nudez, independente da sexualidade dos pais, ou mesmo, talvez mais comum ainda, familias com filhos(as) bi ou homosexuais ou mesmo trans. Vale a reflexão! Conato: [email protected]
ResponderVanessa ,
ResponderSou totalmente a favor do que comentou na mensagem , aqui em casa , NAO TENHO AMIGOS QUE PRATICA O NUDISMO , POR ISSO NÃO RECEBO ESSA HONROSAS VISITAS DE TAO RICAS PESSOAS NA QUESTÃO DO NUDISMO ,não temos descriminação sobre a nudes com relação a outros gêneros , TODOS TEM DIREITO A NUDES , E AQUI EM CASA NÃO E DIFERENTE , AQUI EM CASA , É LIVRE O NUDISMO PRA QUEM QUISER , INDEPENDENTEMENTE SE E HOMEM , MULHER , GAY , TRANS , NAO FAZEMOS DISTENSÃO DE COR DA PELE , SE É MAIOR OU MENOR DE IDADE . TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS , E SEM DESCRIMINAÇÃO .
Acho que com mais conversas e menos julgamentos, podemos promover um mundo melhor, diverso e consicente sem os medos e taboos da sociedade! Bjs, se quiser me escreva [email protected]
ResponderHum sei , menino pelado na frente de casal gay não acho nada bom igual garoto quando chega uma certa idade tipo 5/ 6 anos acho ridículo ficar nú na frente da mãe ! Minha opinião e pior tem mães que saem abrindo porta do quarto sem preservar a intimidade de nós na puberdade ou adolescente, não curto e se invadir vai levar muito esporro , com meu pai é diferente.
ResponderMarcos ,
ResponderTudo é questão de costume , e com muita conversa as claras , sem esconder nada de ninguém .
Pra muitos até parece realmente um escândalo isso , mas quando aprofundado , e vendo o resultados de outras pessoas que pratica nudismo em família sem tabus , se vê que dá certo sim , e o entendimento é muito melhor .
A maldade está em mentes perversa , que já máquina o mau .
A nudes bem praticada abre a mente desde pequeno , com isso se torna uma pessoa sem malícia e com uma capacidade muito melhor sobre o comportamento .
EU , graças a Deus , nunca tive qualquer problema com a nudes em casa , e muito menos com as pessoas de fora , muito pelo contrário , sou bem conhecido na minha cidade , sendo até bem influente na sociedade .
Também sei de caos de adolescentes que pra trocar a camisa se trancavam no quarto ou banheiro de vergonha , mas depois que conheceu a nudes de verdade , pra valer , hoje não troca mas por outra coisa , viram praticamente da nudes assumidos .
ResponderPortanto tudo vai de conhecer da forma certa e correta , aí sim faz a diferença .
Oi Alexandre, muito bom seu posicionamento. Sou gay, aki faço nudismo a uns 15 anos e agora casado a 2 anos faço com minha esposa (trans) e o filho dela (agora nosso) Gostaria muito de poder conversar se quiser [email protected]
ResponderOlá Marcos ,
ResponderQue bom que vc gostou dos meus comentários , estou a disposição pra trocar idéias , não consegui entrar no email , vou deixar o meu pra vc . Fico no aguardo seu .
[email protected]
Muito boa a matéria e os comentários também. Sou super a favor de proporcionar um ambiente onde todos se sintam confortáveis e integrados. Deixo meu contato para quem quiser conversar sobre o tema [email protected]
ResponderOps, saiu errado meu nome é Marcia, contato [email protected]
ResponderBem eu sou joel de v velha es, eu penso que por exemplo o nosso país, já tem muitos escândalos no que se refere a família eu acho que essa questão deve ser muito cultivada através de diálogo como familias
ResponderNa minha casa não temos problema, tenho um filho de 13 anos tanto eu quanto ele ficamos nus dentro de casa. E adoramos ficar assistindo séries abraçados no sofá.
ResponderMaria , vc e seu filho estão de parabéns por essa atitude sobre a nudes , espero que vcs continuem assim , sem tabus , medo, vergonha ou preconceito , e levem isso adiante .
ResponderPARABÉNS PRA VCS .
ISSO É ESTRANHO ! ABRAÇADOS ? UMA MÃE COM UM FILHO DE TREZE ANOS ? TEM ALGO ERRADO SIM ! SE FOSSE COM O PAI OK , MAS MÃE ? CONTA OUTRA ! LASTIMÁVEL.
ResponderSe o seu respeito por alguém está só na roupa o problema é seu
ResponderRealmente, pais e filhos ficam abraçados é normal, que mãe ou pai não fica abraçado com o filho, agora se acha estranho que muda estando de roupa ou não, daí é escolha de cada um, mas não há nada de mais nisso
ResponderMaria, concordo muito com vc
ResponderIsso é pedofilia, imagina uma filha abraçada nua com o pai , você com certeza ia falar que é contra , conta outra , tem coisa nojenta ae . Tem que rever seus conceitos , treze anos ?!!!!
ResponderMaria eu agora tenho 14 anos tá? E eu não faltei com respeito a senhora ( Se é que é senhora ou senhor ) eu não fico e nunca fiquei nú na frente da minha mãe, meu pai tudo bem , agora essa de fik com seu filho nu agarrada vendo filme … Me desculpe é normal ? Imagina uma filha agrada com o pai vendo filme tenho certeza que muitas aqui ia dizer que é errado , hipocrisia é horrível. E minha mãe respeita minha privacidade porque é um direito meu , antes de entrar bater na porta do meu quarto é obrigação, meu pai entra porque é homem igual a mim , é cada ” estória” aqui que dá prá notar que é pedófila ou pedófilo eu fui abusado por uma pedófila ( Muitos pensam que pedofilia é só homem que prática e não é ) existem e como existem pedófilas só que muitos pais ou não enxergam ou são muitos ” inocentes ” fica o alerta e você já ouviu falar em incesto ?Eu fiz terapia , frequento até hoje psicólogos porque o abuso existe sim e vocês só falam coisa ” maravilhosas ” do nudismo , já vi mães insistirem de ver o pênis do filho , prá que isso ? Veja relatos de mães que sentem atração sexual pelos filhos e te garanto não são poucas , infelizmente. Se minha mãe entrar no meu quarto sem pedir licença batendo antes é muito esporro , respeito a privacidade é tudo , não a critiquei apenas dei minha opinião e tem que ser respeitada.
ResponderSolteira ou casada?
ResponderCasada. E meu marido também não liga e como também participa do nudismo famíliar
ResponderParabéns, Maria. Eu e minha mãe desde cedo também todas as noites, após o banho, aos meus 12 anos, abraçados, nus, assistindo novela com ela,
ResponderParabéns! O respeito vem da cabeça e do coração e não de um pedaço de pano.
ResponderWagner , vc e sua mãe estão de parabéns pela atitude sobre a nudes , espero que vcs continuem sendo assim sempre , e que vc leve isso com vc pra vida toda .
ResponderPARABÉNS PRA VC E SUA MÃE .
Muitas PEDÓFILAS e pedófilos nesse site , horrível.
ResponderMaria, isso mesmo, minha mãe e eu sempre a noite no sofá, ambos nus assistindo novela, desde que eu tinha 12 anos.
ResponderQue lindos, e vocês ainda contia e que idade vc tem hoje?
ResponderMaria, hoje tenho 58 e minha mãe tem 72 ainda vivemos juntos, casei com uma mulher preconceituosa que não aceitava nossa nudez familiar, preferi largar ela pra viver minha liberdade com minha mãe e somos inseparáveis até na praia de nudismo às pessoas adoram quando nos conhecem e descobrem mãe e filho nudistas e ela é adorada por mulheres lésbicas e nudistas
ResponderMuito bem Maria, sou terapeuta e entendo os benefícos de uma maior proximidade neste momento de transição. A abertura da intimidade e do diálogo aberto, contibui para um crescimento mais seguro.
ResponderObrigada
ResponderDeixo meu contato para quem quiser conversar sobre o tema [email protected]
Respondereu também em casa ficamos totalmente a vontade ,no caso aqui eu marido e filha não vejo problemas com isso
ResponderQue lindo, parabéns continue assim. Qual a idade da sua filha?
ResponderQue bom vcs ainda praticam o nudismo e qual a idade da sua filha?
ResponderQuando eu era menor via direto minha mãe trocando após o banho, mas geralmente quando ia colocar a calcinha pedia para eu fecha o olho ou virar de costa, após colocar a calcinha ela dizia que já podia olhar, seios ela nunca ligou de eu ver. Nem sempre a calcinha tampava tudo e acabava vendo alguma coisa pelas beiradas mas era tudo normal. As vezes quando eu tava assistindo ao invés de eu fechar o olho ela que ficava de costas pra mim aí acabava vendo a bunda dela mais sem maldade só olhava. Agora depois de adulto ela não faz mas isso nem o seios eu vejo mais, só uma vez que ela precisou de ajuda pra tomar banho devido está doente aí fui ajudar ela tirar a roupa e vi seus seios, ela pediu pra ajudar tirar a calcinha e ajudei mas no momento fiquei com vergonha e virei o rosto mesmo com curiosidade em olhar era a chance de ver mas a vergonha foi maior, ela falava pra mim não precisa ter vergonha pode olha, único momento que vi foi quando comecei a puxar a calcinha e vi seus pelinhos aí já virei o rosto. Até hoje ainda tenho a curiosidade de ver mas é somente curiosidade.
ResponderAntônio , primeiramente lamento pela saúde de sua mãe .
já na questão da nudes , a gente no modo geral passa a vida toda escondendo se. dentro da roupa , sendo até escravo da roupa , e quando chega a velhice , infelizmente a doença também na maioria dos casos , aí fica nas mãos dos filhos , também nas mãos de pessoas estranhas pra cuidar , aí vem a NUDES , hora do banho , trocar roupas e fraldas e tudo mais , o que adiantou a vida inteira se esconder dentro das roupas ? teria sido muito melhor ter a nudes como vivência no dia a dia , de forma aberta onde todos se sentiriam AVONTADE nos acontecimentos da vida . hoje sua mãe de certa forma reconhece isso , por ser vc que cuida dela , por isso ela fala que pode olhar ela nua .
vc não tem nada que sentir vergonha de dar banho na sua mãe ,, vc tem que cuidar dela com amor e carinho , vc lá na frente vai por a cabeça no travesseiro tranquilo por ter feito a sua parte nos cuidados dela .
portanto não tenha medo ou vergonha disso .
VEJO ISSO COMO UM APRENDIZADO PRA VC , NÃO SEI COMO É NA SUA CASA COM OS SEUS , MAS O FATO QUE A NUDES UM DIA CHEGA ATÉ CADA UM DE NOS É REAL , ENTÃO PENSO QUE DEVEMOS LIDAR COM A QUESTÃO O QUAND