Hoje olhando para traz, fico pensando e lembrando tudo que já passei para engravidar e também em todos os cuidados do parto, pois foram bem diferentes um do outro. No parto da Joana eu me dei muito bem com a recuperação mas também foi um parto muito tranquilo e sem intercorrências. Foi sim um parto cesáreo de emergência pois o bebê estava em sofrimento. Lembro-me como se fosse agora, a picadinha mínima da agulha que aconteceu e as pernas logo ficaram pesadas. Não tive nada de reação com anestesia que foi a Raquidiana. Foi realmente e sem dúvidas um parto sensacional em termos de não sentir nada, além do clássico desconforto da queda de pressão na hora do parto. Essa queda de pressão sempre por conta da anestesia e mesmo se tratando de ser uma cesárea, foi muito bem obrigada.
Além de ter ficado um dia a mais no hospital por conta da Joana estar internada por problemas, foi uma recuperação fácil. Não senti dor alguma após o parto e somente sentia algum desconforto se ficasse mais do que 8 horas sem tomar a medicação para dor. Meu obstetra na época me receitou cefalexina e também Lisador, que é realmente um ótimo medicamento pós operatório. Ficava das 7 da manhã as 8 da noite na maternidade até que a Joana teve alta. Foram dias difíceis, mas não faria nada diferente. Já com 15 dias da cirurgia retirei os pontos e estava nova em folha.
Com o parto do Dudu foi bem diferente, acho que foi totalmente o oposto do parto da Joana. Sei que cesárea é uma CIRURGIA, mas como foi necessário já que não havia nada de dilatação apesar de induzir, fui novamente para a mesa de cirurgia e desta vez passei algumas dificuldades. A anestesia foi novamente a Raqui, porém desta vez a dose aplicada foi maior e ela acabou subindo para o pulmão. Tive alguns momentos ruins dentro da sala de cirurgia, mas mesmo assim deu tudo certo no parto. Dudu nasceu muito bem e gordinho, corado e gritando bastante. A recuperação do parto foi um pouco mais trabalhosa. Tive cefaleia pós raqui e sofri um pouco para amamentar. Não tinha leite e nem colostro para amamentar. Sem contar um bendito ponto da cirurgia que fez questão de inflamar. Na hora da alta o médico responsável não receitou nenhum antibiótico e esse fez bastante falta para me recuperar rápida e totalmente. Levei um pouco mais de tempo para ficar bem, acho que 1 mês ao todo e a recuperação se deu depois da minha cunhada Patricia, médica me receitar a cefalexina para ajudar no ponto inflamado que já estava até saindo secreção. Após o período de recuperação me senti muito bem e não tive maiores problemas.
Nem Tudo São Flores…
Recentemente também relatei o parto da Melissa e de longe esse foi o mais dolorido e também o mais demorado. Mais uma vez cesárea, mas dessa vez iria fazer laqueadura e apesar de mais uma vez ter o desconforto da queda de pressão foi tudo tranquilo. Logo depois do parto tive algumas reações pós anestesia como tremedeira mas não sentia frio, pelo contrário. Eu sentia muito, muito calor e suava e tremia ao mesmo tempo. Foi estranho, nunca tive uma sensação parecida. Também tive a reação de me coçar muito onde a roupa e o elástico da roupa encostavam. Demorou cerca de 2 dias para passarem todos os efeitos colaterais e segundo o obstetra, era perfeitamente normal. Não posso esquecer de mencionar que nos outros dois partos não tive absolutamente nada de tontura na hora de me levantar para tomar banho, mas dessa vez…
Juro que parecia que estava em um navio desgovernado em meio a um mar muito revolto. Fiquei assim por umas 3 hora após levantar para tomar banho e a enfermeira que me auxiliou orientou que me mantivesse mais sentada na cama para que o liquido do labirinto (liquido oleoso que fica dentro do ouvido e é responsável pelo equilíbrio) estabilizasse. De fato, as tonturas cessaram e logo pude me equilibrar sozinha. Essas tonturas acontecem por ficar muito tempo deitada em uma só posição e também em conjunto com a anestesia provocam essa reação.
Fazer xixi foi um caso a parte nas 3 vezes que fiz cesárea! Devido a sonda, fica mais complicado as primeiras micções. Parece que não vai sair xixi nunca mais! No fim tudo deu certo. Problemas com gases eu tive nas 3 vezes e no último parto foi pior, eu sentia os gases andando dentro da barriga e não consegui fazer o numero 2, apenas depois de tomar Tamarine receitado pelo obstetra e que santo remédio!
Relato de Parto da Fernanda
“A recuperação foi muito rápida, fiquei com tanto medo da anestesia e não me dei conta do porte da cirurgia. Tive dores muito fortes logo após o efeito da anestesia passar, mas com 10 dias estava lá eu lavando banheiro , estendendo roupa etc… Resguardo ham???? O que é isso ! rsrsr O médico me receitou antibiótico, Luftal e mais alguns outros que não me lembro no momento. Já fazem 2 anos!! Ir ao banheiro foi OMG pensei que tudo fosse cair e eu não ia parar em pé. Fiquei 8 horas deitada e acredito que minha bexiga encheu demais, e eu tão nervosa não me lembrei de dizer que queria fazer xixi. Uma dor muito punk, mas que passaria tudo de novo para realizar esse SONHO.”
É importante saber que nem sempre os médicos receitam antibióticos no pós parto e sim algumas vezes, a maioria delas é receitado anti inflamatórios apropriados. Porém se você sentir algum ponto inflamado tem sim que recorrer ao antibiótico. A cefalexina é segura para amamentar e não faz mal algum ao bebê. Se sentir algum ardor fora do normal ou umidade no local da cesárea é necessário falar com o obstetra que fez o parto. Assim ele irá verificar a necessidade da medicação. Claro, além disso tomar muito cuidado com o pós parto. Cuidados esses que incluem não pegar peso, subir e descer escadas sem necessidade e muito cuidado com quedas.
O ideal seria uma cesárea humanizada onde mãe e filho pudessem ter o mesmo contato do parto via vaginal e natural. Assim que o bebê sair de dentro da mãe, pudesse ser acolhido e aconchegado em seu peito, disso eu sinto falta… Seria mesmo muito melhor, mas mesmo dando a luz por 3 vezes via cesárea foram experiências diferentes umas das outras, não sei se poderia ser diferente com um parto normal, mas enfim… foi dessa forma e não há mais o que fazer em relação a isso. Me concentro mais no fato em que todos estão bem e com saúde e isso me basta.
Veja também: Parto humanizado agora é lei!
Foto: Todd Anderson
É realmente, nenhum parto é igual ao outro.. eu tive dois filhos de parto normal e foram ótimos a minha recuperação foi maravilhosa… E há 5 dias atrás fiz uma cesárea +a laqueadura e pelo o que eu li na internet estou com cefaléia pós raqui, meu deus que dor horrível , nem conseguir cuidar da minha filha eu estou.. até quando isso deve durar?
ResponderOi Bom dia, em geral não é normal durar muitos dias, creio que seja importante conversar com seu medico e ver o que pode ser feito e tomado para amenizar esse problema.
ResponderVerdade amiga, cada parto é diferente.
ResponderO tempo total de recuperação após uma cesariana varia de mulher para mulher.
Boa sorte linda
O parto de cesaria tbm é mto doído…Me prepararando para o terceiro!!????
Responderamiga não é porque vc teve 2 filhos nascidos de parto cesarea que o seu terceiro tera que ser tambem depois de 1ano e meio vc ja pode ter um parto normal converse com o seu medico pra poderem avaliar as suas condiçoes a não ser se vc realmente não poder ter filhos nacidos de parto normal ai e outra historia tem que ser cesarea
ResponderExatamente. Infelizmente é difícil achar um médico que acompanhe esse sonho.
Responderpergunta para as mães.
ResponderVcs q ja fizeram 1,2,3 cesareas e fizeram laqueadura..Depois do segundo filho para o terceiro sentiam dores sobre a matca da cesarea?
Faz 1 28 dias q eu ganhei nene e foi parto cesarea
ResponderN estava sentindo nada.mas agr to com uma dor acima do ponto
E ta um pouco duro como faco??
alguem de vcs tomam antiflamatorio para se recupera da cesaria????
ResponderPor fora está bem sequinha e bem cicatrizada, mais cada caso é um caso. Vou fazer uma série de exames , confesso que estou com um pouco de medo.
Respondero problema é por dentro ne Samara… normalmente os pontos são firmes por dentro, não se soltam fácil mas tem que ficar atenta se tiver febre. se cuida bjokas
Responderpode toma algum remedio antiflamatorio para se recupera mais rapido ??
ResponderBoa Tarde, eu tive os dois partos na mesma gestação. Como eu tive gêmeos eu estava com um bebe encaixado ( Posição Cefálico) e um sentado (Posição Pélvico) o bebe que estava cefálico nasceu de parto normal vinha as contrações foi um parto induzido mais assim que eu tive os 10 centímetros de dilatação fiz apenas umas 4 força e o bebe nasceu, assim que ele nasceu parecia que a dor foi tirada com a mão, mais tinha o outro bebe que não virou e fiz uma cesária de urgencia, foi tranquila a minha recuperação não tive tonturas, só muita sede após o parto. Isso faz três meses ainda continuo com sangramento tem dias que é menos e tem dia que é mais. Fui ao ginecologista e ele pediu um ultrason, gostaria de saber se com alguém aconteceu a mesma coisa, eu tomo anticoncepcional Desogestrel ( indicado pelo ginecologista) se aconteceu com mais alguém. E se é normal, pois meu médico pediu para fazer um ultrason só que não falou se é grave. Obrigada
ResponderSamara é sangramento pós parto né. Bom tem q ver se sua cirurgia está sequinha e se esta bem, por via das duvidas eu falaria com o medico pra trocar o remédio pq ele tem q ajudar a parar o sangramento. bjokas
Responder