Graças ao desempenho de especialistas e mulheres que não aceitaram a condição do sexo ter único foco de procriação foi criado o método mais eficaz de prevenir uma gravidez indesejada, ao alcance de todas e ainda, o mais utilizado da lista de métodos contraceptivos. A pílula anticoncepcional foi desenvolvida no ano de 1960, e até hoje vem sido a forma mais facilitada e de baixo custo da mulher se prevenir.
O que é a Pílula Anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional são pequenos comprimidos que são produzidos a base de hormônios, com o único foco de impedir que a ovulação aconteça, além de deixar o muco cervical mais espesso, dificultando que os espermatozoides cheguem até o óvulo, caso a ovulação ocorra devido ao uso indevido do método. Dessa forma, a pílula anticoncepcional acaba gerando duas barreiras de proteção, garantindo uma maior eficácia.
Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais, uma que é produzida através de uma combinação de hormônios estrogênio e progesterona sintética e a outra que é chamada minipílula, que é composta de um único hormônio, a progesterona, que é uma opção para mulheres que possuem restrição ao uso de estrogênio.
Se utilizado de forma correta, oferece uma eficácia de 98% como método de prevenção da gravidez indesejada. Além de prevenir da gravidez, ainda é recomendado como método de regularização hormonal, regulador de menstruação, no combate de acnes, no tratamento de cistos e ainda atua no controle dos incômodos sintomas da TPM, como as cólicas intensas. Reduz consideravelmente o fluxo menstrual, dando uma qualidade de vida melhor para as mulheres que sofrem com fluxo intenso nesses dias, ainda reduzindo as chances de anemia, exatamente por não perder grande quantidade sanguínea mais neste período. Porém, precisamos alertar que não são é só benefícios que a pílula anticoncepcional proporciona, claro que não é uma regra, mas precisamos expor as possibilidades.
Como Usar a Pílula Anticoncepcional?
O uso da pílula anticoncepcional é relativamente fácil de ser utilizado mas requer cautela, atenção e acima de tudo ser uma mulher controlada para que sua eficácia seja garantida. O uso da pílula anticoncepcional é diário e recomendado que seja feita sempre no mesmo horário do dia. É necessário tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre respeitando as marcações do dia da semana para garantir que seja tomado todos os dias de forma correta.
As pílulas anticoncepcionais normais possuem normalmente 21 pílulas na cartela, sendo necessário após a finalização dar uma pausa de 7 dias para que ocorra a menstruação e aí sim uma nova cartela seja iniciada. Esse período de pausa pode variar de modelo de pílula para pílula, e essa pausa de ser de 4, 5 ou de 7 dias como já citamos. Mas, também existe as pílulas anticoncepcionais de uso continuo, que não é necessário dar período de pausa e uma cartela deve ser emendada na outra. Tomando o ultimo comprimido da cartela, no dia seguinte uma nova cartela deve ser iniciada.
Existem alguns tipos de pílula anticoncepcional que inclusive fazem pílulas sem efeito para serem tomadas no período da pausa, garantindo que não seja esquecido de iniciar a nova cartela no prazo correto. Para as mulheres que não são tão controladas e não conseguem fazer o planejamento mensal de forma regrada, é a melhor forma de usar o método com maior precisão.
Efeitos Colaterais da Pílula Anticoncepcional
A pílula anticoncepcional é realmente um método seguro, de baixo custo e que está ao acesso de todas as mulheres, já que é possível encontrar e adquirir em qualquer farmácia e com preços que cabem em todos os bolsos, inclusive o SUS (sistema único de saúde) disponibiliza para todas as mulheres gratuitamente em suas farmácias, após ser indicado pelo ginecologista.
Mas mesmo se tratando de um método contraceptivo seguro e eficaz é necessário ressaltarmos os possíveis efeitos colaterais que ela pode gerar e que em muitas vezes pode ser solucionado com a troca de marca ou de composição hormonal. Por isso é indispensável que seja iniciado o uso através da indicação do seu ginecologista, que receitará o ideal para o seu organismo e acompanhará os efeitos colaterais, caso ocorra, e poderá indicar a troca se necessário.
Dores de Cabeça
Muitas mulheres relatam que passaram a sentir fortes dores de cabeça após o uso de alguns tipos de pílula anticoncepcional, dores tão intensas, que chegam a provocar náuseas e enjoos. Esse efeito é relacionado a grande alteração hormonal que o organismo recebe ao ser iniciado o uso do método contraceptivo hormonal. É considerado um efeito normal nas primeiras semanas ou primeiro mês de uso, mas deve ser informado ao ginecologista em caso de dores fortes que estejam impossibilitando que sua rotina seja realizada normalmente. Em caso de persistência dos sintomas por mais que 3 cartelas, o ginecologista pode recomendar a troca de pílula anticoncepcional.
Aumento no Peso
Esse é o efeito colateral mais “reclamado” entre as mulheres devido ao uso da pílula anticoncepcional. Mas vamos desvendar um mito que cerca a esse assunto, já que muitas mulheres acreditam piamente que o fato de terem ganhado quilos extras é culpa dos hormônios. Mas na verdade não é a pílula a culpada, mas sim as alterações do corpo em relações aos níveis hormonais, que podem causar o aumento no apetite ou até mesmo inchaços ocasionados por retenção de líquido.
O ideal é manter uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos para garantir o controle do peso e claro, um corpo saudável. Mas se o aumento de peso for muito grande, converse com seu ginecologista para que ele avalie e se achar pertinente, mude o componente utilizado. Normalmente esse efeito colateral está relacionado as pílulas de uso continuo ou nos métodos contraceptivos de implante subcutâneo.
Diminuição da Libido
Um dos efeitos que a pílula pode trazer e acabar se tornando um grande problema nos relacionamentos, é a falta de libido. Esse efeito colateral pode acontecer devido redução na produção do hormônio testosterona. O ideal é conversar com seu ginecologista para ele adequar os níveis hormonais e se for necessário até fazer uma reposição hormonal para solucionar o problema.
Alterações de Humor
O uso dos hormônios das pílulas anticoncepcionais por tempo prolongado, podem provocar a redução da produção do hormônio serotonina, que é o hormônio relacionado ao humor do ser humano. Com essa produção alterada, alterações no humor se tornam comum, aumentando as chances de quadros depressivos acontecerem. Nestes casos, a recomendação é mudar de método contraceptivo, como o uso do DIU, diafragma ou até mesmo o adesivo contraceptivo.
Quando Devo Parar de Tomar Pílula Anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional pode ser utilizada por todas as mulheres, exceto quando notado alguma intercorrência na saúde e o ginecologista acredite ser mais viável a suspensão, principalmente se tiver restrição a um dos componentes hormonais. Se os efeitos colaterais forem tão intensos, que estejam impossibilitando a mulher de ter uma vida normal e saudável, o ideal é conversar com seu médico e mudar a medicação ou pensar em trocar de método contraceptivo.
Atualmente é possível escolher entre muitos qual é o melhor método, que se adequa a sua necessidade e principalmente ao seu corpo. Portanto, é indispensável que você converse com seu médico sobre todos os sintomas e sinais diferentes que venha sentir após o início de qualquer método contraceptivo. O uso de anticoncepcional deve ser como forma de segurança e precaução para não se ter uma gravidez indesejada e não como uma tortura ou algo incomodo para o seu corpo e dia-a-dia. Teste todos os métodos até encontrar o que é mais confortável ao seu corpo e viva feliz.
Foto: Doctor 4U
Bom dia meninas!
ResponderOntem quando fui tomar meu ac, mais de uma hora depois, tive um quase refluxo (sabe quando você sente aquele gosto “agradável” na garganta, mas não chega até a boca, então vc não vomita?). Preciso tomar outro nesse caso?
Olá, não necessita!
ResponderBom dia, coloquei 2 anticoncepcionais na vagina , minha menstruação pode alterar a data, desceu bem escuro 4 dias antes da data, e até agora nada tá atrasada 4 dias, obrigada
ResponderOlá!!!! Estou com uma dúvida. Tomo anticoncepcional a mais de 5 meses, porém tomo sempre o genérico, mas as vezes quando vou comprar não encontro do mesmo laboratório. Mês passado tomei do laboratório EMS, dessa vez comprei o mesmo anticoncepcional e com a mesma composição só que do laboratório GERMED. Tem algum problema? Posso ficar despreocupada?
ResponderOlá se usa ele certinho, não tem problema nenhum.
ResponderOlá boa noite, eu tomo anticoncepcional a 3 anos e tomo cuidado para evitar uma gravidez E quando estou no período fértil só tenho relação com camisinha e no dms dias faço coito tenho tabela menstrual e tudo certinho, esse mês minha menstruação veio certinha mas no final dela ela ficou rosa isso é normal ?
ResponderOlá, se o ciclo e o fluxo desceram, normal, sim, pode ser pelo uso do AC.
ResponderBOA TARDE
Tomei ac emendando catelas de setembro a janeiro deste ano. 12 de janeiro parei. em fevereiro menstruação veio assim como março 2 vezes e abril, só o intervalo mudou dos ciclos ficou 24 dias depois 25 dias/ 25 dias e 30 dias.
esta alteração tem a ver com o anteconcpcional que parei em janeiro?
este intervalo nos dias do ciclo?
aguardo resposta
obrigado
ResponderOlá pode estar com alteração hormonal pela pausa do AC, sugiro que veja seu medico para uma avaliação segura no ciclo
ResponderIngeri uma pequena quantidade de álcool 30min antes de tomar a pílula anticoncepcional, após isso não ingeri mais nada e a pílula foi tomada no horário habitual, sabendo que não costumo ingerir álcool, essa pequena quantidade de álcool pode ter cortado o efeito do anticoncepcional?
ResponderOlá, segundo pesquisa: Tomar anticoncepcional com leite, suco ou álcool não corta o efeito dele. Mas é bom evitar o excesso de bebidas alcoólicas, porque tanto elas quanto a pílula são metabolizados no fígado, o que pode sobrecarregá-lo. Já antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos podem cortar o efeito do comprimido.
ResponderBoa tarde.
Podem por favor ver minha pergunta ?
Foi de 28.04
AGRADEÇO RETORNO
OBRIGADA
AGRADEÇO RET
ResponderOlá, sua pergunta:
BOA TARDE
Tomei ac emendando catelas de setembro a janeiro deste ano. 12 de janeiro parei. em fevereiro menstruação veio assim como março 2 vezes e abril, só o intervalo mudou dos ciclos ficou 24 dias depois 25 dias/ 25 dias e 30 dias.
esta alteração tem a ver com o anteconcpcional que parei em janeiro?
este intervalo nos dias do ciclo?
aguardo resposta
obrigado
ResponderOlá, como emendou cartelas de AC , ate janeiro, fevereiro menstruou e março duas vezes, com certeza esse descontrole foi pela pausa do AC, e alterou os dias do ciclo, seu corpo agora esta passando pela fase de adaptação sem o uso do AC, como tinha respondido antes, pode ser alteração hormonal e nos eu caso sugiro que veja seu medico para uma avaliação acompanhamento do ciclo.
Me ajudem pfv.
Meninas fiz um teste de farmácia 35 dias após a relação, resultado negativo, posso confiar ?
Sangrei no dia previsto para descer, porém continuo cm um corrimento marron memso já tendo sangrado.
35 dias após a relação fiz um teste de farmácia e deu negativo, posso confiar.
ResponderTomo AC Selenez, porém esse mês não tomei no mesmo horário.
Olá, o testes mais certo é o beta quantitativo, se o ciclo e o fluxo não esta normal , recomendo que faça um beta.
ResponderOla,tomei o anticoncepcional(Noregyna) dia 19 de Janeiro e como tá escrito na bula que iria ter um sangramento semelhante a menstruação (tive dia 07.02.21 a 11.02.21).No dia 14.02.21 tive uma relação desprotegida e acabei esquecendo de tomar o anticoncepcional dia 19 de fevereiro,fui tomar no dia 22 e estava menstruada.Corro risco de tá grávida?
ResponderOlá se houve relação sem proteção tem risco sim, como disse sua menstruação desceu dia 22, seu ciclo estava normal?
Responderse sim, as chances de gravidez se tornam nulas, se não, recomendo que faça um beta quantitativo e veja sua ginecologista para avaliação.
Boa sorte!
Meninas, me ajudem pfv!
ResponderTomo AC selene, e a 1 vez que uso o mesmo(3 meses) etenho relação sem proteção. Tomo o mesmo todos os dias antes mas não no mesmo horário sempre atraso uma ou duas horas.
Por via das dúvidas tomei a PDS 3 horas após a relação
Corro risco de gravidez?
Olá, baixa probabilidade de gravidez.
ResponderBoa tarde. Estou com uma dúvida.
ResponderNo 8° dia do comprimido eu tomei no horario habitual 11 horas, mas tive diarreia umas 18 horas, ai repeti o comprimido porque fiquei com medo.. No final da cartela no 18° comprimido, na ultima senana eu atrasei e tomei as 19 horas, e terminei a cartela. Esses atrasos foram menos de 12 horas. Tive relação na pausa mas foi com camisinha. Tenho risco de gravidez?
Nesse caso baixa probabilidade.
ResponderGente, como funciona a primeira consulta no ginecologista para começar a tomar o anticoncepcional? Tipo… Obrigatoriamente ele deve fazer um exame físico? Pois não sou mais virgem e minha mãe não sabe disso.. Porém acho que acabarei indo a uma consulta por conta de descontrole hormonal
ResponderNão necessariamente, tem médicos que só acompanham o relato da paciente, sem exame físico.
ResponderOlá, tomo anticoncepcional, mas aí minha médica trocou e já acabou essa nova cartela mas não desceu minha menstruação já faz 4 dias….É normal atrasar?Quanto tempo?
ResponderNesse caso é normal pelo uso e troca do contraceptivo.
ResponderComecei a tomar o anticoncepcional no 3° dia da menstruação, pois não sabia q iria ter relação, só soube dps. Dia 20/06 tive relação sem camisinha, não estava no meu período fértil, ele não gozou dentro, quando fui me limpar só saiu um pouco de sangue pq eu tava tendo sangramento de escape por conta do anticoncepcional. (esse sangramento cortaria o líquido pré ejaculatório de alguma forma? ) tomei pds logo após a relação, corro risco? meu dia de ovulação estava previsto pro dia 29 pelo app. acredito que ele não tenha soltado o líquido pré ejaculatório, não senti nada, nem desceu nada quando levantei.
ResponderQuero troca minha pílula anticoncepcional
ResponderEu uso a ciclo 21, por Qual eu trocaria ?
Troquei a nactali por level e não veio a mestruaçao ??é normal?
ResponderBoa noite, pode ser descontrole hormonal m
ResponderOi eu de novo. Eu tomei a pilula direitinho porém a genérica só que na última semana da cartela dia 30/07/19 tive relação e tomei a pilula do dia seguinte 3 hr depois e continuei a cartela. Terminei a cartela minha menstruação veio um dia antes do normal em vez de vir na sexta veio na quinta dia 08/08/19. Veio bastante bem vermelho que até vazou em meu lençol. Veio no dia 08 pouco, mas no dia 09 e 10 bem abundante. E retornei meu AC no dia certo e estou tomando a cartela nova só que não genérica. Tem chance de estar grávida assim? Obrigada
ResponderParei de tomar o anticoncepcional dia 03/08 e troquei pra outro dia 06/08 é normal sentir enjôos ao tomar o anticoncepcional?
ResponderCamila , pode ser efeito do anticoncepcional até vc se adaptar. Mas se continuar, veja com seu médico para trocar.
Responder