Bom, essa é uma pergunta que não só as mamães se fazem, mas os papais também! Com o crescimento da barriga ao longo da gravidez, surgem dúvidas comuns sobre se o ato sexual irá, de fato, machucar o bebê dentro da barriga da mãe.
A boa notícia é que NÃO, ter relações sexuais não vai machucar o bebê de forma alguma! Devido a posição do colo do útero, não é possível alcançar o bebê durante o sexo. Além do mais, ele está super protegido pelos músculos do abdômen e do útero, o que dá ainda mais segurança para a prática sexual.
Muitas mulheres, devido ao aumento dos hormônios durante a gravidez, acabam aumentando também o desejo sexual e aí essa é uma ótima chance de aproveitar ao máximo o momento e fortalecer ainda mais a intimidade do casal.
Alguns especialistas concordam que o sexo, na verdade, só faz bem durante a gravidez. O que tem de ser levado em conta são as posições que são mais confortáveis para a mulher e que não vão pressionar a barriga. Algumas dessas posições são:
- a mulher por cima: aqui o abdômen não é pressionado e é a mulher que controla os movimentos.
- o homem atrás: nessa posição, a mulher se encontra de joelhos e o homem fica atrás. É possível que a mulher use almofadas para apoiar a barriga e os seios, fazendo com a posição fique ainda mais confortável.
- de lado: ambos ficam deitados de lado e o homem fica atrás da mulher, como se fossem dormir de conchinha. Essa pode ser uma posição super confortável, pois o peso fica distribuído para os dois.
Apenas em alguns casos é que não é recomendável a prática sexual, pois pode levar à indução de parto prematuro. As situações mais comuns são:
- histórico ou risco de aborto;
- saco amniótico vazando fluido;
- placenta prévia;
- sangramento vaginal;
- cólicas intensas;
- caso o especialista identifique algum risco de parto prematuro.
Por isso, é importante que se tenha um acompanhamento médico frequente para que qualquer risco seja identificado. Tirando isso, sexo é super liberado! O ideal é que o casal encontre a posição que seja mais confortável e que possibilite o maior prazer possível.
Claro que à medida que a gravidez vai transcorrendo, a barriga vai aumentando e novas posições devem ser pensadas. Mas aí tudo é questão de experimentar outras posições que ofereçam conforto e prazer!
E se mesmo assim você ainda tiver dúvidas ou medos acerca das relações sexuais, converse com o seu parceiro sobre o assunto. Assim, ambos conseguem manter uma sintonia e chegar a um consenso para que a intimidade continue a mil mesmo durante a gravidez.