Com a correria do dia a dia, cada vez mais têm sido necessário uso de psicotrópicos para ajudar com a ansiedade e também com doenças modernas como a síndrome do pânico1 ou transtorno de ansiedade2 por exemplo. Um desses medicamentos é o Rivotril (Clonazepan) que é um medicamento controlado e extremamente viciante. Rivotril na gravidez traz problemas? É recomendado o uso dessa droga na gestação? Como saber se o beneficio será maior que o risco?
O que é Rivotril? O Rivotril na gravidez ou não, é um medicamento à base de benzodiazepínico. Ele tem propriedades calmantes, anticonvulsivantes, tranquilizante, relaxante muscular e sedativo3. Como principio ele inibe o sistema nervoso central. Em primeiro lugar, para fazer uso desse tipo de medicação, é necessário que um médico receite e controle o seu uso, já que se trata de uma medicação tarja preta. Como a formulação do Rivotril é viciante, com apenas 15 dias de uso continuo, a pessoa já está propensa a ficar dependente. Alguns médicos psiquiatras indicam o uso por problemas ou condição extrema, mas o Rivotril na gravidez é extremamente controlado.
Muitas mulheres que fazem uso desta medicação podem ter de suspendê-la quando engravidam. Ao menos no primeiro trimestre, os médicos desaconselham o uso do Rivotril na gravidez por trazer risco de má formação ao bebê. As maiorias dos psiquiatras confiam no uso desta medicação para o segundo trimestre de gestação, porém os ginecologistas pedem que a medicação seja usada apenas em situações de urgência e emergencialmente em alguma crise, caso a mulher tenha problemas e faça tratamento anterior a gravidez. É constatado que o Rivotril passe em pequenas quantidades pela placenta, porém, como causa dependência, melhor que seja usado esporadicamente. Em situações extremas os próprios obsteras podem recomendar o uso desta medicação, porém, apenas após o primeiro trimestre de gravidez, ou seja, 12 semanas.
No entanto há uma controvérsia referente ao uso anterior à gestação. Essa medicação não se interrompe abruptamente. Melhor que seja feita aos poucos, uma redução proporcional. Se a paciente toma 1mg ao dia, recomenda-se que passe a 0,5. A partir daí para 0,25 até cessar por completo. Isso proporcionará menos efeitos colaterais e evitará as crises de abstinência. Algumas mulheres podem continuar com baixas doses durante a gestação, pois, alguns médicos permitem por achar que não há problemas maiores.
Risco x Benefícios do Rivotril na Gravidez
Para determinar o risco X benefício do Rivotril na gravidez, o médico vai ponderar a situação em que a paciente está e associar se há algum risco maior do que os benefícios na gestação. Se a mulher sofre de depressão e precisa da medicação, a melhor saída é avaliar especificamente caso por caso para liberar o uso. Por isso, é necessário que a gestante converse com seu médico assim que descobrir a gestação. Caso a suspensão seja orientada, o médico poderá indicar que a paciente retome o uso após um período seguro da gravidez. Alguns médicos acham muito piores os problemas que aquele quadro traz, então liberam o uso ainda antes mesmo do término do primeiro trimestre. Como disse, tudo tem seu custo beneficio, depende da situação.
O problema dos psicotrópicos são os efeitos colaterais tardios. O uso do Rivotril na gravidez por exemplo, pode causar déficit de atenção em crianças filhas de usuárias de calmantes. Essas mulheres que fazem uso de calmantes como à base de clonazepam ou diazepam, por exemplo, apresentam maiores chances de ter depressão pós parto. Além disso, não é recomendado uso de medicamentos à base de benzodiazepínico durante a amamentação, pois pode ser secretado pelo leite materno.
Melissa: Contribui para melhora do sono e controle de ansiedade e transtorno do pânico
Além disso, outras formas de aliviar os sintomas da falta do Rivotril na gravidez podem ser usadas, como massagens, atividade física, meditação, yoga e também hidroginástica. Essas atividades aumentam os níveis de serotonina, o que trará uma sensação de bem estar e amenizara os sintomas indicativos para o uso das medicações controladas. Ainda na duvida? Consulte seu médico. Ninguém melhor que ele para explicar o que o uso de Rivotril na gravidez pode trazer. Lembre-se que cada caso é um caso e que o seu pode não ser tão grave a ponto de ser considerado benéfico o uso desse tipo de medicação.
Veja também: Medicamentos na Gravidez – Usar com Segurança!
Foto: drw25, Kanko
Estou grávida de 19 semanas não consegui fazer o desmame completo do Rivotril estou com muito medo, alguém mais passando por isso e as mamães seus bebês nasceram saudáveis?
Me coloca no grupo por gentileza 11958735640
Olá por favor me adicionem no grupo parei com Rivotril a alguns dias e estou em crise .
Me adicionem por favor
18 991211653
Te responderam ? Te adicionaram no grupo ?
Gostaria de participar do grupo
51999831843
Olá fazia uso de clonagem 2mg a metade a noite,agira descobri gravidez de 4 semanas,o que fazer ,tenho crises horríveis de síndrome do pânico,parece q vou infartar ,queimacao peito ,costas, braço esquerdo, falta de ar, tremores, náuseas, tonturas,dor estômago, estou tomando metade da metade de 1mg….me add grupo 51999758636
Gostaria de entrar no grupo
Alguém pode me adicionar no grupo 84999455450
Oi estou grávida de 4 semanas. Parei com o Rivotril e tendo crises de Pânico e ansiedade.
Add no grupo 2196778-3758
Oi boa tarde também descobri minha gestação semana passada e faço uso do clonazepam tentei parar mais não consegui tive uma crise de pânico me adc no grupo por favor (37)991972489
Olá tudo bem? Vi seu comentário no post, eles te adicionaram? Descobri que estou grávida enquanto usava Rivotril. Suspendi o uso mas estou sofrendo crises de ansiedade muito fortes.
Olá tudo bem com vocês! Gostaria de saber se não tem mais grupo de mamães porque não me adicionaram no grupo. Continuo fazendo uso do clonazepam mais com muitos medos e inseguranças😪
ola mamães me adc no grupo tbem faço uso da medicação 11964143149
Ola mamães.. Por favor, podem me adicionar no grupo. Obrigada. Gestante 14 semanas 44 991358804
Durante minha gestação meu médico liberou 5gotas do Rivotril,deu super certo meu bebê no nasceu super saudável,ao nascer comecei a usar a sertralina de 50 mg,mas confesso que não consigo dormir,li no e lactancia que é compatível com a amamentação, gostaria de tirar essa dúvida,pq quero amamentar meu bebê até 2 anos….mas minha insônia é complicada estou com mais de ano sem dormir, exausta.
Boa noite queria muito participar do grupo, eu estava há meses sem tomar clonazepam e tive crises esse mês e tomei alternadamente em dias aleatório e depois descobri q estava grávida de 2 semanas e entrei em pânico, aqui ngm sabe orientar e estou com muita ansiedade e pânico podem me add nesse grupo? 27 998251095
Boa tarde…amiga sofri muito quando descobri minha gestação,porque fazia uso do Rivotril,meu médico liberou 5 gotas durante a gestação,e na amamentação passei a tomar sertralina de 50…meu bebê tem 1 ano e 3 meses, é super saudável 🙏
Eu faço uso de trazodona, passei recentemente em um psiquiatra que falou que o trazodona não é seguro e trocou para o clonazepam, detalhe estou gestante e de 4 semanas, a pergunta é, essa troca é segura?
Olá Fernanda, seu psiquiatra foi informado da gestação? se sim, ele receitou com segurança, se tem duvidas retorne a consulta e veja com ele suas duvidas, não faça uso sem orientação medica por segurança .
Olá! Passo pelo mesmo! Podem me colocar no grupo?
84987953491
Olá! Estou na mesma.. gravida e fazendo uso de rivotril. Se houver um grupo de WhatsApp me adc por favor. 49 991795353
Ola estou grávida de 4 semana faço uso de clonazepam porém depois que descobri a gravidez parei mas estou desesperada pois não consigo dormir sem a medicação por favor me ajude me add no grupo 11043048543: obrigada
Oi estou na mesma situação,48988579678
Ola! Eu tenho TAG,, transtorno da Anciedade Generalizada,,, e faço uso do clonazepan 2 mlg. Estou com 38 semana de gestação,,, e fiz uso durante a gravidez inteira. Se não tomo não durmo e sofro de batimentos acelerado do coração e ainda síndrome do Pânico. Mas oque eu fiz pra tentar melhorar foi diminuir a dose. Passei a tomar meio complimido,, dps de algumas semanas fui pra gotinhas,,, tomo 5 gotinhas e sei que não conseguirei parar dps do parto. Graças a Deus,, minha neném é muito sadia,,, bem ativa,,, e nós exames que fiz dela,, nas ultrasson não teve nenhuma complicação. O negócio é fazer a nossa parte. Diminua a dosagem e ore a Deus que de tudo certo… Deus vai abençoar assim como tem me abençoado. Obs: Com siminuicao da dose,,, tenho tido insônia,, mas pelo menos não sinto palpitação,, e consigo controlar um pouco a síndrome do Pânico.
Seu filho nasceu bem?
Olá seu filho nasceu bem?eu estou tomando metade de da metade de 1 MG, eu tomava metade dec2mg toda a noite ,se eu parar começa as crises de pânico, e dores peito,queimacao c dor e queimacao costas e muita falta de ar ,acredito q seja a falta do remédio, estou apavorada, c 4 semanas de gestação.
Estou grávida de 6 semanas e usava Rivotril, parei repentinamente e estou sem dormir a dias. Socorro rs!
Podem me add? 19.999888138
Quando descobri que estava grávida, suspendi tudo imediatamente. Mandei mensagem para o meu psiquiatra e pedi ajuda. Ele reduziu a dose do medicamento de ansiedade e receitou rivotril 0,25 em casos de crise (eu chegava a tomar 2mg às vzs). A abstinência que senti nos primeiros dias foi tão horrível, que realmente faz sentido continuar a tomar com acompanhamento médico. Penso no quanto prejudicou meu bebê eu ter um ataque de pânico naquela semana, vômito, tremores, choros… então realmente acredito que acompanhamento médico é o que precisa ser feito. Meu obstetra não se opõe desde que o psiquiatra autorize. O que não podemos fazer é nos sentir culpadas. O bebê sente também o mal estar nosso e colocando numa balança: é pior ter crises de ansiedade, insônia e pânico na gestação do que tomar medicamentos controlados e com acompanhamento. Agora estou de 31 semanas e estou levando assim. Um dia de cada vez e só tomo Rivotril quando sinto que posso ficar muito mal. Fiquem bem meninas!
Olá,Tenho Depressão severa e TAG.Estou de 27 semanas tem dias q não saio do quarto.Esta muito difícil viver sem clonazepam, já pensei muito em aborto!Quero muito participar do grupo. 14998229004
Volta e meia tenho dificuldade pra dormir e crises de ansiedade. Estou tentando engravidar e tenho medo de tomar remédio mesmo no período que posso ter engravidado ??♂️. Normalmente uso melatonina, mas quando me agito mesmo Nao adianta e preciso de algo mais forte como zolpidem. Gostaria de entrar no grupo 51 99961510
Boa noite ! Estou grávida de 4 semanas tentei diminuir o clonazepam mais não consigo estou desesperada sinto muita dor no peito muita falta de ar e não consigo comer nada nem dormir preciso de ajuda por mais q eu me esforce não consigo ficar sem o remédio ??? alguma mamãe tomou a gravidez toda e seu bebê nasceu normal ? Me adiciona no grupo 11 9 6474-3521
Estou de 12 semanas. Tomei o clonazepam sem o consentimento do médico algumas vezes( em dosagem menor: 1mg ), pois estava em crise. Tive vomitos e dores horríveis no corpo, que só Aliviava com o uso do clonazepam.
Me coloquem no grupo por favor!
+34602695706
Oi estou grávida de 13 semanas e n consegui parar com o clonazepam me coloca no grupo pvf 37999351285
Podem me
Colocar no grupo tbem, alguém aqui já tomou quetiapina do começo ao final da gravidez e o bebê tá bem ? ???92988063754