De extrema importância para o organismo, a vitamina B6 tem um papel insubstituível na nutrição de todos. Essa vitamina é retirada de alimentos mas também que pode ser ingerida como complemento alimentar.

A função

A piridoxina mais conhecida como vitamina B6 é essencial para o organismo. Ela faz a conversão das proteínas para aminoácidos que são fundamentais para a formação muscular. A vitamina ajuda a metabolização dos lipídios para uma receptividade melhor do sistema nervoso central. Além disso o triptofano (responsável pela serotonina) é convertido em niacina (responsável pela manutenção de carboidratos) através da vitamina B6.

Para Que Serve

A vitamina B6 é ideal para recuperação de problemas de pele como eczema e alergias importantes em adultos e crianças. Além disso ela também é responsável pela:

Produção de energia: Converte os carboidratos e proteínas em energia para ânimo nas tarefas do dia a dia.

Controla a glicemia: Pessoas diabéticas se beneficiam da vitamina B6 pois ela ajuda a controlar os índices de glicemia do sangue.

Glóbulos Vermelhos: Colabora para a produção de glóbulos vermelhos (hemácias) no sangue e ajuda a aumentar as plaquetas.

Sistema Nervoso: Ajuda na produção de células do sistema nervoso central e aumenta a capacidade de concentração em pessoas com TDA.

Para Gestantes: Reduz a incidência de náuseas e enjoos naturais da gestação por ajudar no equilíbrio hormonal. Além de ajudar com a boa formação do feto, promove uma menor chance de depressão pós parto.

Sintomas de TPM: Regula os índices hormonais e ameniza os sintomas indesejáveis da TPM.

A vitamina B6 pode ser ingerida em cápsulas.

Além disso a vitamina B6 previne doenças importantes como arteriosclerose (acúmulo de gordura nas artérias e veias). Pessoas com problemas com depressão devem fazer uso da vitamina B6 pois ela aumenta os níveis de serotonina, o hormonio da felicidade. O metabolismo se torna muito mais eficiente com doses ideais de vitaminas B6.

A queima de gorduras excessivas dos órgãos são eliminadas com maior facilidade e também as gorduras localizadas. Indica-se o uso de alimentos com vitaminas antes dos treinos da academia para essa finalidade. Essa vitamina também alivia enxaquecas, previne câncer em de várias origens, principalmente o de próstata e é excelente para a melhora da visão.

Fontes de Vitamina B6

Vários alimentos são fontes de vitamina B6, entre eles frutas como banana, melancia, ameixa preta, uvas, laranja lima e diversas frutas ricas em gorduras boas como o abacate e manga por exemplo. Outros alimentos também são excelentes fontes de B6:

  • Ovos
  • Fígado
  • Cereais
  • Batata e Batata Doce
  • Carnes magras (frango, bovina e suína)
  • Peixes (atum)
  • Levedo de cerveja

Os legumes são os principais alimentos a serem consumidos a fim de ter uma nutrição adequada de B6. Eles são ideais para consumo na forma crua a qual libera a maior concentração possível dessa vitamina. As carnes devem ser ao ponto ou mal passadas para evitar a disseminação da enzima B6. A vitamina se desfaz em altas temperaturas então, a melhor forma de consumir alimentos ricos em B6 é na forma menos cozida possível.

Deficiência

A Deficiência da vitamina B6 pode ocasionar vários problemas, dentre eles pré eclâmpsia em mulheres gestantes. Normalmente a falta dela não é algo grave, mas não é comum que aconteça. O indivíduo deve se certificar de que está consumindo uma quantidade adequada de alimentos ricos em B6 como carnes por exemplo. Pessoas que fazem o uso constante de álcool podem ter a baixa maior desta vitamina pois a bebida retarda o metabolismo a ponto de não conseguir fazer o ciclo de absorção do organismo. A falta desta vitamina também ocasiona aumento ou aparição de caspa, anemia profunda em crianças e adultos, lesões na boca e gengiva, fraqueza e estomatite. O índice ideal de consumo da vitamina B6 é de:

  • Bebês: Acima de 0,1
  • Crianças: Acima de 0,5
  • Homens: Acima de 1,0
  • Mulheres: Acima de 1,0
  • Mulheres grávidas: 1,9
  • Mulheres que Amamentam: Acima de 2,0

Aumento de Vitamina B6

O excesso de vitamina B6 é causado pela não absorção do organismo e alto consumo de produtos que contenham uma grande quantia de B6. Esse excesso é raro mas acomete pessoas com essa deficiência. Esse aumento excessivo ocasiona tremores, ausências, convulsões e irritabilidade. O uso da vitamina B6 pode ser combinado com outras vitaminas para potencializar o seu aumento em indivíduos que tenham uma baixa significativa. O ideal é utilizar a vitamina concomitantemente com o ácido fólico para prevenção de doenças do coração. O aumento não significativo da B6 também não traria efeitos colaterais, basta a orientação de um profissional para ter a dose correta diariamente.

Foto: cursedthing