Você sabia que alguns alimentos ajudam quem quer engravidar? Trata-se da “dieta da fertilidade”, que foi inicialmente descrita por pesquisadores da Harvard Medical School. Esses alimentos para engravidar beneficiam o aparelho reprodutor feminino e masculino, o que pode favorecer a gestação. O que torna esses alimentos importantes é a riqueza em vitaminas que possuem.
No artigo da pesquisa, é destacado que os alimentos usualmente conhecidos como alimentos da fertilidade como é o caso das ostras, ginseng, algas marinhas ou inhame, não poderiam ser reconhecidos como os mais importantes alimentos para engravidar já que os verdadeiros alimentos benéficos à fertilidade fazem parte de um grupo mais amplo.
Vitaminas e Minerais que Ajudam na Fertilidade?
Os cientistas avaliaram quais as substâncias mais importantes para os organismos de homens e mulheres em termos de fertilidade e identificaram os alimentos correspondentes que são ricos naquelas vitaminas e minerais. Entenda quais os alimentos e sua substância importante através da seguinte tabela:
Vitamina ou Mineral | Alimentos |
---|---|
Ácido Fólico | Brócolis, espinafre, frutas cítricas, verduras de folha verde-escura |
Ferro | feijão, verduras de folha verde-escura e cereais |
Vitamina A | Verduras de folha verde-escura como couve-manteiga, laticínios em equilíbrio com de baixo teor de gordura e ovos |
Vitamina B | Verduras de folha verde-escura, ovos, cereais, leite e queijos preferencialmente magros |
Vitamina B6 | Carnes magras, ovos e leguminosas (grão-de-bico, ervilha, feijões, lentilhas) |
Vitamina B12 | Carnes magras, ovos e laticínios |
Vitamina C | Frutas cítricas e para as verduras de folha verde-escura |
Vitamina E | Cereais integrais e óleos vegetais (canola, girassol, milho, azeite extravirgem) |
Zinco | Frutos do mar e sementes oleaginosas |
Selênio | Sementes oleaginosas (amêndoas, avelãs, pistache, castanhas) |
O estudo da Dieta da Fertilidade foi feito em oito anos e contou com a ajuda de 18.000 mulheres que revelaram 10 sugestões de alimentos que ajudam na fertilidade para a pesquisa Nurse’s Health Study (Estudo da Saúde das Enfermeiras). Ele é um estudo de longo prazo que analisa os efeitos da dieta e de outros fatores no desenvolvimento de doenças crônicas.
IMPORTANTE: De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, há algumas estratégias de alimentos que podem ser consumidos ou evitados a fim de driblar a infertilidade.
Recomendações Primárias na Dieta de Quem Quer Engravidar
Evite gorduras trans: as frituras, os alimentos industrializados repletos de sódio e de açúcar devem ser evitados ao máximo na dieta.
Prefira as proteínas vegetais: consuma principalmente os feijões, as sementes oleaginosas, as verduras de folha verde-escura, com destaque para o brócolis, entre outros. O ideal é que se consumam mais proteínas vegetais do que animais.
Um copo de leite integral: os laticínios são indicados, mas sempre se forem consumidos em equilíbrio, no caso do leite integral, a recomendação é de apenas um copo ao dia.
Peso saudável: muitas mulheres acreditam que ter um corpo magro favorece a gestação, mas não é bem assim, a mulher não deve estar muito acima do peso ideal para a sua estrutura e não deve estar abaixo do peso, o que também pode prejudicar a fertilidade.
Dicas Complementares
Aposte na acupuntura: de acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Medicina da Reprodução, a prática da acupuntura é capaz de melhorar a mobilidade dos espermatozóides nos ovários.
Chá-verde: a ação poderosa antioxidante do chá-verde é capaz de combater o que é chamado do stress oxidativo, resultado das moléculas de oxigênio que ficam dispersas no organismo que podem causar danos tanto aos óvulos quanto aos espermatozóides.
Relações sexuais no período fértil: geralmente o período da ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação, nesse período o ideal é ter relações sexuais dia sim dia não, o que aumenta a quantidade de espermatozóides.
Evite ao máximo a cafeína: o café ou a presença da cafeína em maiores quantidades em algumas bebidas pode ser prejudicial, aumentando as chances de um aborto espontâneo. Outro fator em relação à cafeína é que estimula a produção de hormônios que despertam o estado de atenção, como é o caso da adrenalina, o que pode ocasionar no aumento da ansiedade, o que não é nada bem-vindo em casos de mulheres que estão na tentativa de uma gestação.
Carboidratos Complexos Ajudam a Engravidar
Carboidratos complexos são aqueles que demoram mais tempo para serem digeridos. Eles podem contribuir para uma mulher engravidar mais rápido. Dou outro lado há os carboidratos simples são aqueles digeridos rapidamente e que se transformam instantaneamente em açúcar no sangue como pão branco, arroz, batata, açúcar ou refrigerantes.
IMPORTANTE: Carboidratos simples não ajudam na concepção.
Os carboidratos complexos estão presentes em alimentos como: arroz integral, massas e pães integrais ou na batata-doce. Outra vantagem do consumo de carboidratos complexos é que por conta da riqueza em fibras e de serem de digestão mais demorada, impedem os picos glicêmicos, que favorecem principalmente o surgimento ou agravamento de casos de diabetes durante a gravidez.
O que geralmente costuma ser recomendado é uma mudança de hábitos quando a mulher já está grávida, mas o que as pesquisas científicas ao redor do mundo têm apontado é que as mulheres que desejam, inclusive, uma gestação, precisam incluir na dieta alimentos com alto valor nutricional, qualidade, que além de favorecerem vários aspectos da saúde, também são alimentos que ajudam na fertilidade.
Veja Também: Chá para Engravidar
Foto: rkarkowski
Quero participar
Eu quero participar
Tenho um grupo de tentantes quem quiser participar é só deixar o DD e número nos comentários!
Boa sorte meninas!
Boa noite! gostaria de fazer parte do grupo de tentantes a engravidar 35 997424882
Adorei essas dicas tenho 38 anos que quero ser mae
Quero engravidar mais sofro de síndrome de pânico e não consigo 6 meses tentando..