E qual grávida nunca teve um pesadelo com o seu bebê com algum problema ou coisa parecida? Os sonhos estranhos na gravidez são muito comuns! Muitas mulheres têm sonhos absolutamente realistas durante a gestação e esse fato é recorrente até mesmo alguns dias após o parto. Mas você sabe o motivo desses sonhos estranhos acontecerem na gravidez?

Os sonhos estranhos na gravidez resultam de um aumento hormonal considerável1. Então, podemos dizer que a culpa é toda dos níveis de progesterona e estrogênio que estão em um pico constante e cada vez mais alto. Acontece também quando somos crianças. Lembro-me de sonhar várias vezes que estava voando e, repentinamente, uma queda acontecia. A explicação científica para isso são os hormônios do crescimento dando um pulo no organismo!

Na gestação não é muito diferente. A circulação sanguínea está aumentada e a temperatura tende a ficar um pouco mais elevada por causa da progesterona2. Isso sem falar de todo o cansaço e preocupação que a mulher tem com sua saúde durante a gravidez. Esses fatores juntos podem ocasionar sonhos estranhos na gravidez.

Vários fatores podem ocasionar sonhos estranhos durante a gravidez

Pesadelos com bebês nascendo deformados, falta de algum membro e até mesmo nascendo mortos, podem fazer parte desse repertório de sonhos estranhos na gravidez. Também são comuns relatos de coisas esquisitas, como sonhar com animais, acidentes e até cenas eróticas! Algumas mulheres ficam impressionadas com esses sonhos, pois o associam a um presságio ruim. Porém, saiba que é comum ter sonhos estranhos na gravidez. Está tudo dentro da normalidade e, por mais que assuste, tudo ficará bem!

Como Reduzir os Sonhos Estranhos na Gravidez?

Na verdade, não há muito o que fazer. Como a grande parte dos sonhos acontece por causas hormonais, o que a mulher pode fazer para reduzir a incidência de sonhos estranhos na gravidez é reduzir o ritmo à noite. Cerca de duas horas antes de dormir, desacelerar desligando aparelhos eletrônicos que causem estímulo, como o celular, o computador e até mesmo a televisão.

Comer coisas leves também pode ajudar a combater os sonhos estranhos. Uma salada acompanhada de carne magra, por exemplo. Além de saudável, ajuda a evitar que aquela mulher tenha pesadelos. Dormir confortavelmente também é uma ótima solução. Roupas leves e um ambiente tranquilo, livre de barulho e luzes acesas.

A temperatura do quarto também influencia e ajuda a evitar sonhos estranhos e até pesadelos. Segundo um estudo da faculdade de Yale, ambientes com temperaturas inferiores a 20 graus reduzem consideravelmente a possibilidades de pesadelos. Isso porque, com o corpo mais fresco, a atividade hormonal ficaria estabilizada3.

Nota da autora: Lembro-me de quando estava grávida das crianças, sempre tinha pesadelos horríveis! Passava mal durante a noite com medo de sonhar novamente com um bebê saindo aos pedaços de dentro de mim. E olha que foram algumas vezes durante as três gestações. Quando assistia filmes de terror ou alguma série que envolvia ficção científica, os sonhos ficavam ainda piores.

Marcos era viciado em Arquivo X, uma série que sempre passava antes de nos deitarmos. Em um desses episódios, o Mulder investigava um homem que assumia a sua verdadeira forma e devorava as mulheres que conquistava. Nessa noite, sonhei que eu devorava meu bebê! Foi uma experiência terrível para mim.

Cheguei a ir falar com meu ginecologista para ver o que poderia tomar para conseguir dormir, pois tinha medo de sonhar novamente. Em conversa com ele, vi que tudo isso era normal e, aos poucos, o medo foi passando. Os sonhos estranhos na gravidez podem assustar muitas mulheres, mas também podem ser engraçados, como no dia em que sonhei que andava nua pela rua e que o órgão genital que eu tinha não era o feminino. Por estar grávida de um menino, no sonho acabei desenvolvendo um pênis e o ostentava com muito orgulho, andando nua em todos os lugares que ia. Foi muito engraçado! Segundo meu marido, acordei dando gargalhadas.

Sonhos são comuns. Não se assuste nem fique preocupada, podemos dizer que é uma consequência de estar grávida.

Veja também: Ansiedade na Gravidez – Como Lidar com Ela?

Foto: Frisno Boström