A prisão de ventre em bebês é um tema que deixa muitas mães preocupadas. Nos primeiros meses de vida a indicação de supositórios e dos laxantes farmacológicos ainda não é segura, portanto é possível tratar a prisão de ventre com algumas opções de laxantes naturais.

Um dos primeiros sinais que indicam que o bebê sofre de prisão de ventre é notado quando está com vontade de evacuar, faz força, fica vermelho e nada acontece. A prisão de ventre não está relacionada somente com a quantidade de dias que a criança fica sem evacuar, mas também a consistência do cocô, geralmente nessas situações duras e bastante ressecadas.

Fibras São Excelentes Laxantes Naturais

Após a introdução alimentar indicada pelo pediatra vale inserir no cardápio do bebê frutas, hortaliças e folhas ricas em fibras. As principais frutas com efeito laxante são:

  • Ameixa-preta
  • Laranja
  • Banana-nanica
  • Mamão
  • Mandarina

Aposte também nas hortaliças, vegetais e cereais ao preparar as refeições, como os brócolis, couve, lentilha, mingau de aveia e folhas verde-escuras, considerados excelentes reguladores do intestino.

Bebês a partir dos seis meses que já possuem uma alimentação mais variada devem beber água, boa hidratação é de suma importância para formar o bolo fecal.

Receitas de Laxante Natural para o Bebê

Suco de Laranja-lima com linhaça: tanto a laranja, como a linhaça são ricas em fibras e quando combinadas colocam em dia as funções intestinais do bebê. Faça um suco com duas laranjas-lima e acrescente uma colher pequena de linhaça.

Água de ameixa: essa está entre as receitas favoritas das mamães para regular o intestino do bebê. Existem duas opções de preparo: ferver duas ameixas com uma pequena quantidade de água, após esfriar oferecer ao bebê; deixar duas ameixas de molho num copo d’água de um dia para o outro; ou bater uma ameixa no suco que irá oferecer.

Sobremesa de mamão com laranja: vai precisar de 500 g de mamão e 200 ml de laranja-lima. Lave bem o mamão, retire a casca e as sementes. Esprema as duas laranjas e leve os ingredientes ao fogo. Após ferver e cozinhar, amasse, espere esfriar e sirva gelado.

Sobremesa de pera com ameixa: Separe 600 g de pera, 150 g de ameixa-preta sem caroço e 200 ml de água. Lave bem as frutas, retire a casca da pera e as sementes. Cozinhe com água, após ferver e aparentar uma pasta cremosa amasse o restante dos pedaços. Espere esfriar e sirva gelado.

Durante as refeições insira na papa habitual alimentos, como: quinoa, brócolis, cenoura, couve e opte por opções variadas de legumes e hortaliças, além de uma proteína magra, como o frango.

IMPORTANTE: ao preparar as refeições do bebê evite bater os alimentos no liquidificador. O hábito embora seja prático, tritura boa quantidade de fibras que são importantes para saúde intestinal do bebê.

Dicas para Melhorar a Saúde Intestinal do Bebê

Além dos laxantes naturais outra forma de deixar o intestino do bebê em dia é fazer substituições de alguns cardápios que costumava inserir. Quando o hábito era preparar, por exemplo, mingau de arroz, em casos de prisão de ventre é recomendado substituir por opções que contenham aveia, mamão e frutas.

Para o bebê que já consome leite artificial em forma de pó é importante consultar o pediatra e ver a possibilidade de trocar a fórmula.

É Recomendado o Uso de Supositório ou Laxante em Bebês?

Essa é uma dúvida bastante recorrente entre as mães e que vai depender da idade do bebê e também da aprovação do pediatra. Em casos de prisão de ventre grave a criança pode ficar até sete dias sem evacuar.

Mas não é preciso esperar todo esse tempo para procurar auxílio de um especialista. Até o terceiro dia é normal, passou desse período consulte o médico do bebê.

Tanto o supositório, como o estímulo do ânus em casos de prisão de ventre, são medidas delicadas que necessitam de prescrição e orientação do pediatra. Ao infiltrar no ânus do bebê um termômetro, por exemplo, há altas chances de machucar gravemente a criança.

Existem supositórios menos agressivos ao organismo infantil, como os compostos de glicerina, no entanto é preciso a aprovação do especialista.

Os laxantes naturais ainda são as medidas mais saudáveis para curar a prisão de ventre. A ingestão hídrica e a alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, folhas e opções ricas e fibras ajudam o trânsito intestinal a funcionar regularmente.

O que Fazer Quando o Bebê Está com Dificuldade para Evacuar?

Exercícios estimulantes: o movimento conhecido como bicicletinha é ótimo para ajudar o pequeno no momento em que está com dificuldade para fazer cocô. Ao notar que ele faz força, fica vermelho e nada sai, pode estimulá-lo com esse exercício.

Massagens na barriga: a massagem direcionada na barriga é outro exercício que pode ajudar. Pressione firmemente dois ou três dedos abaixo do umbigo por aproximadamente três minutos.

Veja Também: Suco Para o Bebê – Dar ou Não Dar?

Foto: jjcwhicker