Se fizermos uma busca rápida pela internet por “pílula do dia seguinte grávida”, encontraremos diversas perguntas a respeito. Dúvidas e medos sobre suas consequências em relação ao bebê. Parece sem sentido tomar a pílula do dia seguinte grávida, mas é muito comum encontrarmos mulheres que já fizeram isso. O porquê talvez seja a forte propaganda que fazem a respeito desse medicamento.
A propaganda é realmente boa, mas a realidade não é bem assim. A pílula do dia seguinte, também chamada de contraceptivo de emergência não faz milagre, e também não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
Claro que, se tomada da maneira correta e somente em caso de emergência, tem sua taxa de sucesso bem mais efetiva. Porém, o uso indiscriminado desse tipo de contraceptivo tem feito mais e mais mulheres contarem que ficaram grávidas mesmo tomando dentro do prazo das 72 horas.
Composição da Pílula do Dia Seguinte
Antes de respondermos porque algumas mulheres engravidam tomando a pílula do dia seguinte vamos saber um pouquinho mais a respeito desse tipo de contraceptivo.
A pílula do dia seguinte é composta por levonorgestrel, um tipo de progesterona (o hormônio feminino usado em anticoncepcionais) sintética. Comparada com anticoncepcionais que são tomados diariamente, a pílula do dia seguinte possui até vinte vezes mais hormônios, os quais se não forem usados de maneira correta podem causar diversos efeitos colaterais1.
Muitas mulheres adotam a pílula do dia seguinte como forma de contracepção diária, que torna o método ineficaz no caso de gravidez. Tomar a pílula toda vez que se transa sem prevenção faz com que uma pílula anule o efeito da outra, além do organismo acostumar com a quantidade de hormônio e o efeito esperado nem sempre seja alcançado.
Em um depoimento sobre tomar a pílula do dia seguinte grávida, uma mulher contou que, após manter relações sexuais sem preservativo, tomou a pílula do seguinte. Teve um leve sangramento o qual achou que era sua menstruação, mas na verdade era nidação.
Depois de alguns dias teve outra relação sem proteção e fez uso da pílula novamente sem saber que já estava grávida, logo após descobriu que a gravidez. E daí veio todas as preocupações com a saúde de seu bebê.
Pílula do Dia Seguinte Pode Falhar
A pílula do dia seguinte pode falhar, com certeza. Embora a pílula apresente uma eficácia que varia de 95% a 98%, pode falhar quando não ingerida dentro do prazo de 72 horas, ou seja, 03 dias após a relação desprotegida2.
Outra situação mencionada acima é que uma pílula pode anular o efeito da outra e ainda gerar uma sobrecarga de hormônios. É importante esclarecer que em hipótese alguma a pílula do dia seguinte deve ser usada como um contraceptivo comum. Deve-se evitá-la ao máximo, buscando outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.
Tomei a Pílula do Dia Seguinte e Não Menstruei, é Normal?
Uma resposta simples para isso é que: o ciclo menstrual em que a pílula do dia seguinte é tomada pode ser mais curto ou mais longo devido à explosão de hormônios lançados durante a ingestão do medicamento.
Como o ciclo será afetado dependerá de como o corpo irá metabolizar os hormônios sexuais. Com o uso constante, a pílula do dia seguinte pode desregular o ciclo menstrual e facilitar uma gravidez.
O ciclo menstrual que se segue após a pílula do dia seguinte ser tomada, deve acontecer normalmente3, uma vez que os níveis de hormônio terão retornado a seus valores normais. Mas também podem acontecer variações devido ao uso constante do medicamento, causando uma bagunça até mesmo nos ciclos futuros.
Tomei a Pílula do Dia Seguinte Grávida, e Agora?
A pílula do dia seguinte pode agir de duas maneiras, dependendo de que período do ciclo menstrual a mulher se encontra. Caso ela ainda não tenha ovulado, esse método impede a liberação do óvulo. Assim, os espermatozoides não encontram a parte feminina necessária para a fertilização e, portanto, não há fecundação.
Caso a mulher já tenha ovulado, a pílula age de outra forma: altera a secreção vaginal, agindo no muco cervical e no endométrio, tornando o ambiente inapropriado para a sobrevivência dos espermatozoides. Dessa maneira eles morrem pelo caminho, impedindo a fecundação.
O trabalho principal da pílula do seguinte (ou seja, o real motivo porque ela foi desenvolvida) é evitar a ovulação da mulher e impedir que o espermatozoide se encontre ao óvulo. No entanto, numa situação em que o espermatozoide já se uniu ao óvulo, mas ainda não se fixou no útero (ainda não aconteceu a nidação), a pílula do dia seguinte também consegue interferir no processo.
Ela altera a camada interna do útero, o endométrio, impedindo a fixação do ovo, que será eliminado junto com a menstruação. É nessa parte do processo que muitas religiões denominam como um método abortivo.
Agora, se o ovo já estiver se fixado ao útero, a pílula do seguinte não terá nenhum efeito. Uma vez que gravidez esteja estabelecida, a pílula não é capaz de interrompê-la e, mesmo que a mulher tome o remédio, o embrião não sofrerá nenhuma consequência.
Como mencionado antes, a pílula do dia seguinte é composta por hormônios femininos, mesmo que sintéticos não causam danos ao bebê se forem tomados sem conhecimento de gravidez
O ideal é buscar sempre a ajuda médica e contar tudo desde o começo, para que ele possa te auxiliar em todas as fases que passará daqui para frente.
E vale lembrar que, o uso de contraceptivos de emergência como método de prevenção comum pode ser extremamente prejudicial ao organismo feminino. Aproveite para conversar com o médico a respeito de utilizar outros métodos assim que o bebê nascer!
Dica Importante: Os testes de gravidez de boa sensibilidade podem salvar quem está na duvida se a pilula do dia seguinte falhou ou não! Por isso recomendamos o teste de gravidez Famivita que podem detectar a gravidez até 5 dias antes do atraso menstrual!
Veja Também: Esqueci de Tomar o Anticoncepcional – E Agora?
BOA NOITE, tive relação um dia antes do meu período fértil, e depois tive relação três dias seguidos no meu período fértil, tomei a pílula do dia seguinte um dia antes da ovulação. Qual a chance desse remédio fazer efeito?
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
Menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso,ou o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
ResponderJá que o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação, depois desse período
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
no dia 11 de fevereiro eu tomei uma pílula do dia seguinte, tive sangramento como previsto no dia 17 até o dia 21, normalmente. porém minha menstruação estava prevista para o dia 2 de março e ja fazem 11 dias de atraso, sendo que, antes do atraso tive muita cólica parecida com ovulação. irei fazer o teste mas o meu namorado diz que ainda pode descer até dia 18. isso é comum?
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim, haver o atraso pelo uso da pílula
Olá tudo bem?
ResponderMinha menstruação estava atrasada, com quase 3 dias (sendo q minha menstruação é muito regular,nunca atrasa) tive relação com meu marido e tivemos um problema com a o preservativo, e tomei a pílula do dia seguinte no outro dia, como minha menstruação já estava atrasada podia ter risco de estar grávida, e tomei a pílula, a menstruação veio 3 dias depois disso!
Se eu estivesse grávida a pílula faria descer a menstruação do mesmo jeito?
Olá Maria, como fez uso da pílula estando com atraso no ciclo, a pílula pode sim ocasionar escapes. recomendo que faça um beta quantitativo , não tenho como afirmar que o uso da pílula faria a menstruação descer estando atrasada .
ResponderMinha filha hoje tá com 1.2 ainda não mestroei tou amamentando com frequência, essa semana eu e meu parceiro vacilamos sem nós prevenir, com 12 horas depois tomei a pílula do dia seguinte, corro O risco de engravidar
ResponderOlá relação sem proteção tem risco.
ResponderOs médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida,
Já que o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação, depois desse período
Torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas.
Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método
Contraceptivo de rotina.
Tive relacao antes do periodo fertil em um domingo, e tomei a pilula do dia seguinte na terça. No outro final de semana tive relacão desprotegida denovo, e tomei outra pilula do dia seguinte! A minha menstruacao estava marcada pra 06/11 porem veio um sangramento de 3 dias (costuma ser 3 dias mesmo minha mensteuacao) veio dia 29/10. 1 semana antes do previsto. Veio até bastante. Será que tô gravida?
ResponderOlá carla, tudo bem? o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço , dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
o uso da pilula , pode ocasionar atraso no ciclo . Sugiro que se o ciclo não descer de forma normal faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim, haver o atraso pelo uso da pílula
Tive relaçao com coito interrompido e tomei a pilula do dia seguinte 40 minutos depois do ato , depois de uma semana minha menstruação venho e durou 2 dias foi efeito da pílula?
ResponderOlá o uso da pílula pode causar alguns efeitos colaterais como:
ResponderMenstruação irregular, cansaço dor de cabeça, dor abdominal, escapes, tontura, náusea e vômito.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo, não esquecendo que pode sim,
Haver o atraso pelo uso da pílula
olá, tive relações protegida alguns dias depois do fim da mestruação (mas fiquei com medo e tomei a pílula do dia seguinte) alguns dias depois minha mestruação desceu novamente e ficou os 7 dias. esse m~es ela atrasou (era para descer dia 14/01 e hoje são 25/01.. não tenho nenhum sintoma de gravidez nem nada. pode ser o efeito da pílula?
ResponderOlá, sim pois ela causa descontrole hormonal podendo adiantar ou atrasar a menstruação!
ResponderOlá, tive uma relação desprotegida dia 20/10 (minha última menstruação tinha sido dia 03/10) e logo em seguida tomei a pílula do dia seguinte. 7 dias após o ato, menstruei normalmente (27/10) durando até o dia (03/11). Porém como ele adiantou a minha menstruação do mês 11 (novembro), a do mês 12 (dezembro) até agora não veio. sinto umas leves cólicas, mas nada de descer. tem alguma chance de estar grávida ou ser algum efeito da pílula?
ResponderE aí, deu certo? Aconteceu o mesmo comigo
ResponderEu estava aos amassos com meu namorado no dia 26/09 e ele acabou gozando próximo à minha vagina. Tomei a pílula do dia seguinte, pois eu estava no início do período fértil. Era para minha menstruação descer hoje, mas estou atrasada. É efeito da pílula? Socorrooo
ResponderSim, efeito da pílula ela desregula o ciclo.
ResponderTive relação desprotegida 2x no dia 11/08 alguns dias depois eu tive um sangramento de 3 dias totalmente fora do meu período menstrual depois de 7 dias da relação desprotegida tomei a pílula do dia seguinte e tive um corrimento marrom, até agora minha menstruação não desceu como de costume todo dia 23, posso estar gravida ou pode ser somente um atraso da pílula mesmo ? Mee ajudaaa pleaseee !!!!
ResponderOlá, então em janeiro de 2019 dia 29 tive relação com um amigo que ejaculou dentro e tomei a pílula do dia seguinte só de noite, e no dia 2,3 em fevereiro? tive relação mas não tinha ejaculado dentro, no dia 4 ejaculou dentro e tomei a pílula dia seguinte mas nem passou na cabeça que iria engravidar e no final não deu pra saber quem é o pai, pq não sei qual fez efeito, se uma anulou a outra ou se nenhuma fez efeito.. Me ajudaaaaa
ResponderBoa tarde então no mês passado tive relação desprotejida i tomei pirula do dia seguinte i no dia 12 tive outra relação desprotegida i tomei de novo o no mês passado não menstruei i nesse mês tmb não ,fiz teste e deu negativo sera que posso estar grávida ?
ResponderOlá o uso da pilula pode causar alguns efeitos colaterais como :
Respondermenstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, tontura, náusea e vômito.
Como fez teste e deu negativo para gravidez, sugiro que veja seu medico para avaliar com segurança
Comigo aconteceu a mesma coisa da pessoa do depoimento. Tive relação desprotegida e tomei a pílula do dia seguinte, uma semana depois tive outra e o preservativo saiu daí tive que tomar a pílula novamente. 15 dias depois descobri que estava grávida. Já fiz duas ultrassons e o bebê está de desenvolvendo. Gostaria de saber se ainda tem algum risco pra o bebê.
ResponderOlá Beatriz, como seu bebe esta se desenvolvendo os exames mostram que esta tudo certo, siga as orientações de seu medico do pre natal e tudo já deu certo.
ResponderOlá me ajudem! Então eu descobri que estou grávida, por que minha menstruação se atrasou por três dia. Eu costumo mestrua no dia 16 e vi que minha menstruação não veio eu peguei e tomei a pílula do dia seguindo-te no dia 17 e logo depois descobri que estava grávida! E agora sinto umas puxada no umbigo será que tá atentando afetando o bebê? Gostaria de saber o que está acontecendo se é normal e minha menstruação também tá sem vim.
ResponderBoa tarde, tive relação sexual sem segurança no dia 30/31 de Maio. Minha menstruação é regular ela sempre vem no dia 15/19, mas estou com atraso menstrual há 9 dias ! Tive novamente relação com o meu parceiro dia 20/21 de junho e tomei a pílula do dia seguinte no dia 22 . Minha pergunta na verdade, se eu estiver grávida a pílula do dia seguinte pode fazer mal no neném ? Não estou com nenhum sintoma de gravidez e muito menos os principais sintomas da menstruação e nem da minha ovulação. Mas já fazem 25 dias da minha penúltima relação sexual com atraso de 9 dia …
ResponderSe eu fizer o teste ele pode dar negativo ou já dá positivo?
Olá Estela a pílula do dia seguinte serve para impedir uma gravidez indesejada e pode causar alguns efeitos colaterais como menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, tontura, náusea e vômito.
ResponderComo fez uso da pílula pode ter dado alteração em seu ciclo.
Em relação a gravidez se estiver em atraso ( lembrando que a pílula pode ocasionar) faça um beta quantitativo.
Não tenho como responder com certeza se o uso da pílula iria trazer consequências para sua gestação.
Oi bom dia estou grávida de 6 semanas e tive relação desprotegida e meu marido foi corro o risco de engravidar novamente já estando grávida de 6 semanas??
ResponderOlá segundo pesquisas: Apesar de super rara, engravidar já estando grávida é uma possibilidade real. Ou seja, uma mulher pode, sim, experienciar uma gravidez em dose dupla a partir de duas concepções diferentes, separadas por até algumas semanas.
ResponderTive relação há 39 dias atrás no meu último dia de menstruação (de um ciclo de 40 dias), a camisinha estourou e tomei a pílula do dia seguinte 30 minutos depois, e desceu um sangramento intenso de 7 dias depois de uma semana. Fiz teste de farmácia 13 dias depois, 25 dias depois e hoje (39 dias depois), todos deram negativo, tem chance de estar grávida?
Obs: os mamilos estão pontudos, esse é o meu ÚNICO sintoma.
ResponderOlá, Seu ciclo é regular, sempre com 40 dias? se sim, aguarde o atraso e faça um beta quantitativo para uma melhor resposta
ResponderSe
Então, minha namorada já toma o anticoncepcional a anos. Conheço ela a 4 meses e nesse tempo gozei algumas vezes dentro dela, a menstruação está vindo normal só que de um mês pra cá vem acontecendo coisas no corpo dela que são meio suspeitas de gravidez…mudança de humor, pele oleosa e espinhas, seios com veias e um certo crescimento, aumento de peso, ela teve cólicas e sangramento uma semana depois de já ter acabado seu período menstrual, fizemos sexo e sangrou um pouco bem fora do período menstrual, ela teve cólicas e sangramento no meio da cartela do anticoncepcional, está um pouco emotiva e agora na semana tivemos relação e a camisinha acabou estourando e vazou esperma dentro, ela tomou a pílula do dia seguinte…mas eu queria saber se por todos esses sintomas que falei ela pode estar grávida mesmo tomando anticoncepcional e ela tomando a pílula do seguinte se ela já estiver grávida ela vai menstruar normalmente ou vai atrasar e não vai mestruar?
ResponderOlá, como ela usa o AC há muito tempo, esta tendo escapes no meio do ciclo pode estar com alteração hormonal pelo uso do AC, como usou a pílula, possa ser que o ciclo atrase ou aconteça escapes ( muito comum no uso da pílula), . por ela usar AC, ter relação protegida com preservativo, não é para acontecer a gravidez, como o preservativo vasou e tinha sêmen, você disse que ela usou a pílula, o normal é que não aconteça a gravidez ( não tenho como garantir), sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso, faça um beta quantitativo.
ResponderRecomendo que ela veja o medico para avaliar a medicação , se necessário fazer a troca com orientação e prescrição medica por segurança.
eu e meu namorado sempre usamos camisinha quando temos relação e nesse sábado dia 01/05 a camisinha estourou após ele ter ejaculado, e eu estava no meu período fértil, no mesmo dia após 4 horas ou menos tomei a pílula do dia seguinte. Estou com medo de gravidez, as chances são grandes?
ResponderOlá, o esperado é que a pílula faça o efeito esperado.
ResponderNão temos como medir a eficácia da pílula.
Anônimo 05/05/2021
Olá respondendo a sua pergunta, vc tem que esperar a pílula do dia seguinte agir no organismo primeiro !!!!! Mais pelo que vc me contou ocorreu a relação sexual e vcs já foram correndo tomar a pílula do dia seguinte, vcs usaram de maneira correta após 4 horas da relação o efeito da pílula ainda é auto… Então vcs podem ficar tranquilos usaram a pílula do dia seguinte de maneira correta… zero chances de gravidez… mais não se assustem terá vários efeitos colaterais devido o uso da pílula do dia seguinte e a mestruação da sua namorada ficará desregulada mais o menos por uns 2 ou 3 meses é normal a pílula desregula todo o ciclo mestrual, fiquem calmos ok espero ter ajudado… Qualquer coisa procurem o médico de confiança…
ResponderOlá. Três semanas antes de engravidar tinha tomado 2 pilulas do dia seguinte. Três semanas depois de ter tomado tive com o meu parceiro e decidimos engravidar. Será que ter tomado a pilula do dia seguinte (2) antes de engravidar pode fazer mal ao bebe? Sera q pode ter modificado o meus ovulos ou assim ? Estou muito preocupada e nem consigo dormir
ResponderSe puderem me ajudar a responder a essa duvida ficarei muito grata pois estou gravida de 7 semanas
Obrigada
Olá, como foi usada antes, segundo pesquisa: O uso da pílula anticoncepcional durante a gravidez, geralmente, não prejudica o desenvolvimento do bebê, por isso, se a mulher tomou a pílula nas primeiras semanas de gestação, quando ainda não sabia que estava grávida, não precisa ficar preocupada, embora deva avisar o médico.
ResponderTive relação no dia 08/02 na véspera da ovulação, houve interrupção na hora só que no outro dia senti um líquido porém pouquinho. Meu ciclo é de 28 dias, TD certinho. Usei a pílula do dia seguinte no dia 09/02 12 horas depois da relação. era pra ter menstruado dia 25 , porém veio amarronzado e dps escape meio rosado e dps nada, aí de ontem ora hj tem saído um líquido amarrozado novamente. Já são 31 dias de atraso. Tô com muito medo me ajudem por favor! Não sinto sintomas nenhum de gravidez.
ResponderVocê engravidou?
ResponderOlá, gostaria de saber se tomar pílula do dia seguinte GRÁVIDA, a mulher menstrua normal e com fluxo grande?
Responder(Sim, se tomar estando grávida mesmo, bjs)
Respondendo sua pergunta a pílula do dia seguinte não é abortiva por tanto ela nao fará efeito nenhum se vc tomar ela já estando grávida… E é perigoso fazer mal para sua saúde e causar má formação no feto entende, portanto, não resolve tomar a pílula do dia seguinte, já estando grávida. Não terá efeito nenhum será nulo…
ResponderOlá, se esta com suspeita de gravidez, antes de usar a pílula, sugiro que faça beta quantitativo.
ResponderOlá, gostaria de saber se tomar pílula do dia seguinte GRÁVIDA, a mulher menstrua normal e com fluxo grande?<