Toda mulher vaidosa tem um ponto onde oferece maior preocupação e normalmente são os cabelos. Normalmente são horas a fio cuidando das madeixas, pintando, hidratando, alisando ou cacheando até deixar do jeito que deseja. Mas quando a maternidade bate a porta alguns desses cuidados considerados tão normais na vida feminina deve ser deixado de lado por alguns produtos oferecerem risco ao desenvolvimento fetal, aí o drama já começa! Quando chega o dia do nascimento do bebê e a mulher acredita que em breve poderá retornar aos seus cuidados outra situação pode se iniciar, a queda de cabelo pós-parto.
É muito comum escutarmos mulheres reclamando da queda de cabelo pós-parto, principalmente aquelas que passaram por uma cesariana. Mas será que existe alguma ligação com o procedimento? Será que devido à anestesia a queda de cabelo pode ser iniciada? E viemos para desvendar esse mito e dizer que NÃO. Essa história que após receber a anestesia no parto cesária o cabelo começou a cair é totalmente falsa, já que a queda de cabelo nesta fase esta totalmente relacionada aos níveis hormonais femininos.
Podemos observar a ligação entre os hormônios e os cabelos já desde a gravidez, onde é natural escutarmos a mudança evidente que ocorre neste período nas madeixas. A queda considerada normal dos cabelos reduz nessa fase e o cabelo fica mais sedoso, grosso e mais forte. Após o nascimento do bebê, nos primeiros três meses são onde os níveis hormonais estarão se normalizando e é nesta fase que a queda de cabelo pós-parto se inicia e dá a sensação que a mulher ficará careca em breve, já que todo cabelo que não caiu durante a gestação resolve cair neste período.
A queda de cabelo é bem comum em qualquer etapa da nossa vida e conta-se em torno de 100 a 120 fios por dia numa fase considerada normal, já a queda de cabelo pós-parto pode-se perder em torno de 500 fios ao dia. Muito não? Mas ainda não é o bastante para que você fique careca, por isso pode se tranquilizar! Você pode se assustar com a quantidade de cabelos que saíra durante a lavagem dos cabelos, ou quando se penteia e principalmente ao secar com secador, mas é só uma questão de tempo para tudo se normalizar ou senão você pode tomar algumas precauções.
Como Controlar a Perda de Cabelo Pós-Parto
Infelizmente não existe fórmula para acabar com a perda de cabelo pós-parto, mas algumas estratégias são possíveis para controlar essa queda ou pelo menos não se assustar com a quantidade e intensidade que os fios se soltem. Uma das primeiras dicas e que faz grande diferença não só na aparência dos cabelos como na saúde em geral, inclusive auxiliará na amamentação é a alimentação adequada. O consumo de alimentos balanceados, nutritivos e ricos em vitaminas e minerais ajuda a manter a boa aparência dos cabelos tornando-os mais fortes e firmes.
Outra boa dica é evitar a lavagem diária dos cabelos principalmente com o uso de água muito quente que aumenta ainda mais a queda. O uso de shampoos e cremes apropriados para a queda podem ser utilizados também, mas antes veja as recomendações caso esteja amamentando. Não utilize tinturas, alisadores e produtos químicos nesta fase, como o cabelo já esta sensível qualquer produto pode aumentar ainda mais a perda de cabelo pós-parto. Você pode notar e acabar se incomodando com alguns fiozinhos que tendem a ficar espetados no alto da cabeça e na parte da franja, mas são eles cabelos novos que começam a crescer, portanto não existe o que fazer a não ser hidratar e aguardar o crescimento dos fios para que tudo se normalize. Alguns óleos reparadores podem ajudar a controlar o volume e a abaixar esses fios chatinhos.
Algumas mulheres tem o costume de escovar seus cabelos diversas vezes ao dia e esse é um dos momentos mais desesperadores quando esta ocorrendo à queda de cabelo, já que muitos fios ficam presos à escova neste momento. Portanto, reduza o número de escovações e evite ao máximo mexer no couro cabeludo, faça o mínimo possível e o menor número de vezes. A ultima dica que seu próprio medico pode receitar é o uso de suplementos alimentares, como é o caso do Pantogar que ajuda e muito as mulheres nesta fase de queda de cabelo pós-parto.
Em um modo geral, o negócio é ter paciência se ajustar a novos hábitos, inclusive de utilizar pentes de dentes mais largos que o normal e esperar normalizar. Normalmente a queda de cabelo para de ocorrer após 6 meses do parto, onde os níveis hormonais também se normalizam enquanto isso abuse de sucos e vitaminas que ajudam a manter a saúde do cabelo equilibrada como o suco de laranja e cenoura e vitamina de banana com castanha do pará que dão um up no visual.
Veja também: Cuidados Pós-Parto Depois da Maternidade
Foto: Marcelo Paes
Tive bebê a 4 meses e meu cabelo está caindo muito não sei o q fazer …dizem q o cabelo q não caiu na gravidez ,cai depois parto !!!e o cabelo q não caiu na gravidez ,vai cai todos ,pq meu cabelo não caiu na gravidez …. alguém mim explicar isso não entendo ???!
ResponderA queda de cabelo é normal depois da gravidez, principalmente para as que estão amamentado. É resultado das intensas alterações hormonais.
ResponderNunca tive queda de cabelo antes do meu primeiro filho, depois do parto, q foi uma cesária hj meu filho está com 17 anos e nunca mais parou de cair, fiz tudo q me ensinava passar tomar ,e muito mais, creio eu q vai ser para o resto da minha vida está queda de cabelo q adiquiri no primeiro parto.
ResponderBoa noite, tenho uma filha Isadora 4 anos, aparentemente muito saudável, proativa, alimentação sem restrição, nenhum sinal de stress, nenhuma medicação nós últimos 6 meses, como muitas outras crianças aqui está com queda acentuada de cabelos há uns 60 dias, fios caem pela raiz, principalmente na parte de trás da cabeça, mas também por toda a cabeça. Já levei à dermatologista e à pediatra, pediram muitos exames, como não encontrei nenhuma resposta por aqui e vocês também não, sugiro que assim que tivermos um posicionamento dos profissionais, podemos aqui, para tentarmos ajudar uns aos outros. Pai preocupado.
ResponderMeu cabelo caiu depois da minha primeira gravidez e isso ja a 17 anos tive outro filho e pode imaginar so nao fiquei careca porq nao tive mas filhos olha eu ja fiz de tudo ja tomei passei fiz muita coisas mas meu cabelo nunca voltou alguem tem alguma sugestao de alguma coisa q usou ou passou e funcionou?
ResponderOla,estou grávida de 13 semanas e tive descolamento ovular com 6 semanas. As vezes noto um sangramento vermelho escuro ou marrom claro,toda vez que tenho vou desesperada pro medico.,já introduzo ultragestan e estou de repouso e mesmo assim tenho esses escapes. As vezes sinto cólicas leves ou moderadas,só que na grande maioria não sinto nada quando noto no papel higiênico. O que vocês tem a me dizer sobre isso??
ResponderNa minha primeira gravidez fiquei nessa de e normal e por pouco não fico careca minha filha ja vai fazer 4 anos e nunca mais tive o volume que eu tinha de cabelo engravidei de novo e estou com 50 dias pos parto e apavorada, se meu cabelo cai de novo do jeito que caiu vou ficar careca não e exajeiro, fico pensando o por que de algumas mulheres terem essa queda e outras não ?
ResponderIsso também aconteceu comigo.
ResponderPrimeiro tive uma filha que nasceu morta, mas meu cabelo n caiu nada, nada mesmo, o filho da minha prima também nasceu morto e os cabelos dela caíram horrores.
Depois engravidei de novo e com 3 meses após o parto meus cabelos despencaram todos hj meu filho tem quase 5 anos, meus cabelos nunca voltou ao volume normal e nunca parou a queda completamente, estou grávida de novo e já morro de medo da queda pós parto.
Tenho várias amigas que tiveram nenê na mesma época minha, elas também tiveram queda, mas a queda delas depois de um tempo acabaram, e hj elas tem um cabelo forte cheio e bonito voltaram ao normal, enquanto eu cuido muito do cabelo tomo vitaminas e olha que minhas amigas n liga pra essas coisas de cuidar do cabelo e meu cabelo nunca deixou de cair.
Excelente artigo, muito bom! Aproveita e também dê uma passadinha em meu Blog tenho dicas interesantes lá, acredito que vai gostar. Obrigada!!
ResponderdISCORDO DA REPORTAGEM, UMA VEZ QUE ANTO MINHA GINECOLOGISTA QUANTO MINHA DERMATOLOGISTA, CONFIRMARAM QUE SIM A ANESTESIA FAZ COM QUE A MULHER TENHA UMA QUEDA DE CABELO.
ResponderMinha filha está com 4 meses meu cabelo está caindo muito volto a trabalhar mês que vem gostaria de arrumar o cabelo o que fazer
ResponderDani totalmente normal essa queda de cabelo após o parto, isso ocorre devido a queda brusca de hormônios, Você pode consultar um dermatologista e tentar alguma vitamina.
ResponderQue bom , minha filha tá com 7 meses hoje e dês dos 4 meses que meu cabelo cai tá tão pouco que acho que vou ficar careca a queda tá tão forte tô desesperada, achedito que passe esses meses já que to tomando vitaminas, mas realmente é muito ruim tô com bastante medo, isso me ajudou muito obg .
ResponderAdorei que pena q ñ li antes usei produto quimicos no meu cabelo
ResponderUse botox af mais ainda bem q deu uma parada na queda do meu cabelo
Adorei o texto muito esclarecedor
Foi muito esclarecedor.amei. estou achando vou fiar careca.
Responder