Para quem está tentando engravidar, os dias pós-ovulação passam tão lentamente que mais parecem cenas de câmera lenta de um filme mudo dos anos 20. Ficamos tão impacientes que mal esperamos 6, 7 dias após a ovulação e já fazemos testes e mais testes para verificar se há um mínimo indício de HCG no organismo. Porém, a pergunta que não quer calar é: com quantos dias posso fazer o teste de gravidez com segurança e detectar a gestação?

Na verdade, não há uma regra, até porque cada organismo reage de forma diferente às mudanças hormonais, principalmente na gravidez. Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso e a grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias. Esse prazo é importante para que se identifique o atraso menstrual. Agora, como é um pouco complicado determinar com exatidão esses 16 dias para mulheres que não trabalham com a temperatura basal, podemos dizer que pelo menos 20 dias do dia mais fértil, já seria um prazo aceitável para pegar o HCG no organismo caso haja fecundação e implantação.

Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez para ciclos regulados? Normalmente, ciclos certinhos são mais fáceis de identificar o atraso. Cerca de 5 dias após o atraso menstrual já seria um bom prazo para realizar o teste. Na grande maioria das vezes, o HCG é facilmente identificado se houve fecundação e implantação na data esperada para que aconteçam. Mas se optar por testes de gravidez de sensibilidade maior, como os de 10 mUI, da marca Famivita, você consegue detectar níveis de HCG até mesmo 5 dias antes do atraso menstrual. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Por exemplo, mulheres com ciclos regulares de 30 dias, teriam a sua ovulação por volta do 15º ao 16º dia de ciclo e o teste poderia ser feito no 35º dia caso a menstruação não viesse. Porém, é possível que até ciclos regulados sofram modificações e mesmo fazendo o teste após o tempo estipulado, 5 dias de atraso, não se consiga ainda identificar o positivo. Assim, recomenda-se realizar o teste novamente em 1 semana caso a menstruação não venha.

Com Quantos Dias Posso Fazer o Teste de Gravidez Para Ciclos Irregulares?

Para ciclos irregulares, a maior dificuldade é determinar um dia fixo do ciclo para saber quando fazer o teste de gravidez. Diferente do ciclo regulado, a ovulação não tem data correta e a fase muda todos os meses, por isso leva o nome de ciclo irregular. Para entender melhor, basta lembrar que a mulher tem 3 fases durante o ciclo menstrual:

Proliferação: (estimulação ovulatória) fase em que os folículos crescem

Período fértil: fase em que o folículo dominante sai para ser fecundado e pode durar cerca de 7 dias

Fase lútea: que na grande maioria das vezes é igual em todos os ciclos

O ideal é considerar o atraso após o prazo de maior ciclo que você chegou a ter. Se o máximo de dias que o seu ciclo chegou foi 50 dias, então se deve considerar esse prazo máximo para realização de um teste. Caso faça o método de temperatura basal, será mais fácil identificar quando houver alguma variação ou padrão adequado para realização de um teste de gravidez.

É importante lembrar que fazer o teste antes desse prazo de fase lútea pode trazer o falso negativo e com ele a frustração caso queria engravidar. O HCG só estará presente no organismo após a implantação do feto, após a fase de nidação, e mesmo com baixa quantia desse hormônio, é possível deixar na dúvida a mulher que procura resposta para a pergunta: com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?

A melhor resposta é: espere o seu corpo dar sinais. Se houver sintomas e forem cada vez mais intensos, vale arriscar um teste algum tempo depois de ter notado o muco fértil. Aliás, esse muco fértil pode fazer a diferença para obter a resposta de quando se fazer o teste de gravidez. Logo após o término deste muco, inicia-se a fase lútea. Conte 16 a 20 dias e ai então, poderá realizar o teste de gravidez com segurança.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, um APP de celular de acompanhamento do ciclo, como o APP Paula, pode ajudar bastante, viu? E utilizar testes de ovulação também, que irão indicar quando ela está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, mostrando o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rapidamente.

Dica Importante: a Famivita tem testes de ovulação e de gravidez à disposição. Os testes de ovulação com kits de 5 e 10 tiras e os de gravidez com 2 ou 5 tiras são super práticos. Além disso, os testes de gravidez têm a melhor sensibilidade do mercado, a de 10mUI. Você encontra toda a linha de produtos na loja.

Veja também: Posso Fazer o Teste de Gravidez Antes do Atraso?

Fotos: Cedida Pelas Leitoras