Normalmente no mundo das mulheres um dos assuntos mais conversados são sobre dietas mirabolantes e milagrosas para emagrecer e perder os benditos quilinhos que teimam em não sumir da balança. Quando começa a se programar para engravidar aí sim vem à preocupação, não só quanto ao peso atual, mas sim o quanto chegará ao final da gravidez e emagrecer para engravidar passa a ser não só um assunto de estética, mas sim de saúde.

Na cabeça da grande maioria das mulheres tudo é válido para se conseguir perder os quilos indesejáveis, e vão à procura das dietas milagrosas, chás que secam gorduras e os tão procurados remédios que fazem milagres em pouco tempo. Ou tem aquelas que procuram se programar melhor, entrar na academia, fazer exercícios e iniciar uma dieta saudável ou ate mesmo uma boa reeducação alimentar para emagrecer com saúde para poder engravidar. Quando uma mulher engravida, é solicitado pelo medico uma bateria enorme de exames para saber sobre a saúde dela, afinal precisa estar saudável para poder gerar um bebê. Uma grande parte das mulheres necessitariam emagrecer para engravidar, porem já iniciam a gravidez com sobrepreso e se não ocorrer um controle mais rigoroso, ela poderá chegar à obesidade durante a gravidez o que poderá acarretar em uma diabete gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia e ate mesmo aumentar o risco de hemorragia pós-parto.

Mais um detalhe muito importante é que a obesidade pode atrapalhar a realização do sonho de engravidar, pois estudos apontam que casais com sobrepeso tem mais dificuldade em ter filhos, pois a obesidade diminui a fertilidade. Quando conseguem engravidar, tem uma grande chance do bebê também nascer com peso acima da média e com grande probabilidade de chegar à obesidade ainda na primeira infância. Outro fator é em relação ao parto, que grande maioria dos bebês de mães obesas como nascem com o peso acima do normal são obrigados a serem tirados através da cesárea, impossibilitando a passagem natural pelo canal vaginal da mulher, pois pelo tamanho do bebê pode trazer riscos a ambos. Fora que o quadro de mortes durante o parto indica que a grande maioria acontece com mulheres obesas.

Já Engravidei Gordinha e Agora?

Quando ocorre uma gravidez sem se programar e a mulher já esta com sobrepeso, os cuidados devem ser redobrados. Na alimentação é essencial o controle, principalmente de alimentos gordurosos e de doces que são altamente calóricos. Não é recomendado dietas restritivas, pois é necessário carboidratos e alimentos ricos de nutrientes, que muitas das vezes são riscados das dietas que na ausência desses alimentos na gravidez podem comprometer o desenvolvimento do bebê.

O ideal é conversar com seu obstetra, que passara uma dieta balanceada para seguir ou ate mesmo encaminhar para um especialista que indicará o que você pode fazer, como um endocrinologista ou nutricionista. Além da boa alimentação, existem exercícios físicos aconselhados a gestantes, como a hidroginástica e a caminhada leve que alem de ajudar a controlar o peso colaborarão quando chegar a hora do parto. Obviamente antes de qualquer exercício físico ser iniciado, deve ser solicitada a liberação do medico que acompanhara o pré-natal.

Veja também: Vitaminas Para Engravidar Ajudam Mesmo?

Foto: tomfreakz